Plano de Cultura da UFRB - Participe!

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 25 Outubro 2023 05:59 | Publicado: Quarta, 25 Outubro 2023 05:59 | Acessos: 265

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A MINUTA DO PLANO DE CULTURA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DA CONSULTA PÚBLICA

O Plano de Cultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é um instrumento de gestão que estabelece o conjunto de diretrizes, metas, objetivos, ações e estratégias para a implementação da política cultural na UFRB, em diálogo e conexão com a diversidade cultural dos territórios de identidade do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão.

Articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2019 - 2030) da UFRB, o Plano de Cultura se constitui a partir do reconhecimento da cultura como dimensão estruturante e transversal na formação acadêmica, capaz de articular o ensino, a pesquisa, a extensão e as ações afirmativas, na construção de um processo formativo socialmente referenciado.

Resolução Conac Nº 34/2019 estabelece as diretrizes do Plano de Cultura e institui o Fórum de Cultura da UFRB, com a missão de elaborar, implementar e acompanhar a execução do plano. Formado por representantes da UFRB e dos territórios de identidade, o Fórum, por meio de sua Comissão Executiva, vem discutindo e sistematizando as propostas para o plano de cultura.

minuta do plano de cultura foi lançada na abertura da quinta edição do Festival Paisagem Sonora, em Santo Amaro. Após a divulgação do documento, um formulário está disponível para receber avaliações da minuta e sugestões sobre como deve ser a atuação da UFRB, no campo da cultura e da arte, para os próximos 10 anos.

A consulta pública ficará disponível entre 20 de outubro e 20 de novembro de 2023. No formulário, haverá perguntas e também um campo aberto, destinado para o envio de áudio e vídeo, para quem preferir se comunicar utilizando essas linguagens.

Essa etapa de ampla participação da sociedade civil e dos/as discentes, técnicos/as e docentes da UFRB fortalece a construção democrática da política de cultura da UFRB, alinhada à diversidade e à pluralidade cultural características das expressões artísticas e culturais dos territórios. O Plano de Cultura reforça o comprometimento da política cultural da Universidade com o desenvolvimento social, tecnológico e sustentável, promovendo a inclusão e valorizando as culturas locais.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A MINUTA DO PLANO DE CULTURA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DA CONSULTA PÚBLICA

Clique aqui  para conhecer a trajetória da construção do Plano de Cultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e acompanhe, no álbum de fotos a seguir, alguns registros desse processo.