UFRB participa da Oficina para implementação do Observatório Saúde Mental e Trabalho no Brasil

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 11 Dezembro 2023 10:17 | Publicado: Segunda, 11 Dezembro 2023 10:17 | Acessos: 300

Docentes do Centro de Ciências da Saúde da UFRB participam da Oficina Observatório Saúde Mental e Trabalho: reunindo esforços por direitos e pelo bem viver, realizado na Universidade Federal do Paraná no período de 06 a 08 de dezembro de 2023. Pesquisadores de 17 universidades, trabalhadores e gestores da Rede de Atenção à Saúde-SUS das cinco regiões do Brasil, representantes sindicais e de movimentos da sociedade, participam do Encontro em Curitiba, coordenado pela Professora Tânia Maria de Araújo da Universidade Estadual de Feira de Santana. As pesquisadoras do Núcleo Saúde, Educação e Trabalho (NSET/UFRB) e do NEPI (UEFS): Profa. Paloma Pinho e Profa. Margarete Helioterio; Profa. Urbanir Rodrigues, pesquisadora do CRIAI (UFRB) e GERIR (UFBA) e o Prof.  Éder Rodrigues, pesquisador do CRIAI/UFRB e SSAE/EUEFS participaram das atividades da Oficina.

O objetivo da Oficina é promover uma ampla discussão sobre o Observatório em Saúde Mental e Trabalho no Brasil, fomentando formas participativas, colaborativas, criativas e inovadoras de atuação. O Observatório em Saúde Mental e Trabalho tem a finalidade de reunir esforços de pesquisadores, profissionais de saúde e segurança, sindicalistas e sociedade civil para ações de monitoramento de agravos à saúde mental das populações trabalhadoras, com destaque para os transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT), suicídio e tentativas de suicídio, síndrome do esgotamento profissional (Burnout), violências e assédio.

O Observatório também tem como propósitos a formulação de programas, protocolos, diretrizes e intervenções para implantação e intensificação das ações de vigilância em saúde do trabalhador, focalizando especialmente os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho. A partir de esforços coletivos, pretende-se produzir ferramentas e insumos para a atenção integral à saúde mental voltada para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e a população trabalhadora em geral, em diferentes contextos organizacionais e ramos de atividades econômicas, além da indução e proposição de políticas públicas para promoção de ambientes de trabalho saudáveis e prevenção de doenças e agravos à saúde mental relacionados ao trabalho.