Saiba mais sobre o encontro com agente de endemias realizado no CCS

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 10 Março 2016 09:39 | Publicado: Quinta, 10 Março 2016 09:39 | Acessos: 1006

O grupo de trabalho formado por servidores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde - CCS/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Santo Antônio de Jesus, promoveram nesta terça-feira, 08/03, um encontro com a agente de endemias do município de Santo Antônio de Jesus envolvidos no combate ao Aedes aegypti.

A gestora de extensão, Ana Moreno, fez um breve relato do histórico esforço do governo em estratégias de combate ao mosquito. Inicialmente com a preocupação voltada para o controle da Dengue, em seguida Chikungunya e agora também da Zika, novos modelos de ações tem sido tomados, inclusive incluindo novos perfis e faixas etárias de modo que se estabeleça uma cultura bem sedimentada de combate ao mosquito.

Tatiane Santos, agente de endemias do município falou dos desafios encarados pela equipe no combate ao Aedes aegypti como a relação de agentes por número de residências, terrenos ou comércios. Atualmente em 1100 locais por cada agente num ciclo de visitas bimestral. Tatiane, ainda relatou que, mesmo diante da epidemia, a população ainda oferece grande resistência à visitação dos profissionais do município tanto não permitindo a entrada como não incorporando as orientações de prevenção passadas, fato evidenciado em visitas posteriores. A mesma ainda passou dicas para o grupo de trabalho de como atuar tanto junto à população, quanto na fiscalização das dependências do próprio CCS.

Aline Santana, representante do IFBA, compartilhou com o grupo acerca da experiência do mutirão feito no Instituto para eliminação dos criadouros de larvas do mosquito.

Além do relevante relato trazido por Aline e Tatiane, estratégias de ações foram discutidas também com todo o grupo presente acerca do faxinaço de combate ao Aedes aegypti no CCS. Também já foi definida a data do mutirão no Centro, 15 de março às 07 horas.

Essa luta é de todos nós!