Ato em Defesa da Democracia e do SUS

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 30 Maio 2016 14:37 | Publicado: Segunda, 30 Maio 2016 14:37 | Acessos: 1273

Durante toda a manhã desta segunda-feira, 30/05, aconteceu no Centro de Ciências da Saúde – CCS, o “Ato em Defesa da Democracia e do SUS”. A programação foi iniciada com uma oficina de cartazes com a temática voltada para o evento e em seguida o Deputado Federal Jorge Solla discursou sobre “o SUS e a atual conjuntura: o que Temer?”.

O evento, organizado por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde – BIS e coordenado pela professora Luciana Alaíde, contou com grande participação de estudantes, professores, servidores do CCS e reitoria da UFRB e também com representantes da comunidade externa como agentes comunitários de saúde, sindicato dos comerciários, direção do Partido dos Trabalhadores – PT, servidores do IFBA, políticos locais e demais defensores da causa.

O deputado Solla, iniciou a conferência fazendo um breve relato acerca do cenário político que culminou com a abertura do processo de impeachment. “Dilma tem que ser afastada, para isso temos que achar um motivo” disse o deputado acerca do clima na câmara dos deputados logo após a eleição demonstrando que a oposição ainda não havia se conformado com o resultado das urnas.

A fim dar descrever as principais conquistas do governo Lula e Dilma o deputado falou da redução significativa de 62% da pobreza no país, sobretudo em virtude dos programas de distribuição de renda como o Bolsa Família. Solla ainda falou sobre a obrigação dos municípios e união em investirem na área da saúde, porcentagem esta definida também pelo governo petista.

O deputado destaca que sistemas públicos de saúde como o SUS, apenas são realidade no Canadá, Costa Rica e Cuba e reforça que 90% das cirurgias cardíacas e oncológicas, bem como 95% dos transplantes realizados no país é pelo SUS. Para quem não tem dimensão da abrangência do Sistema Único de Saúde e considera que não o utiliza, Solla cita serviços que são fundamentais para o país como a vacinação e suas campanhas, o controle dos órgãos de saúde exercido pela Agência Nacional de Saúde - ANS, o controle sanitário promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

O programa Mais Médicos e o SAMU também foram citados como avanços conquistados pelos governos de Lula e Dilma e que, certamente, estarão comprometidos em caso de consolidação do governo de Temer.

O Deputado Jorge Solla fecha a sua fala falando da importância de não se reduzir e sim de ampliar os investimentos sociais e também na área de saúde: “Nós não podemos permitir que o SUS seja menos do que é hoje”. Ele ainda fala da importância da luta de todos pelo retorno do governo e cita a volta do Ministério da Cultura como exemplo de força do povo. “A gente pode e deve conversar com cada parente, cada amigo e mostrar o que Temer, os retrocessos resultantes da consolidação desse governo golpista.” Disse Solla.