Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Escrito por Administrator | Publicado: Quinta, 30 Julho 2009 12:35 | Acessos: 4934


“Novos conceitos de Universidade”
Período: 10 a 14 de agosto de 2009
Local: Centro de Ciências da Saúde/UFRB Santo Antônio de Jesus-BA
Envio de Resumos

 

{tab=Introdução}
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia iniciou a sua implantação em 2006 com o desafio de construir uma Universidade diferenciada, contextualizada e integrada à comunidade. Por diferenciada entende-se a ausência de estrutura departamental, a presença da primeira Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis do Brasil, a participação no oferecimento de cursos de Bacharelados Interdisciplinares, todas essas ações em consonância com novas formas de entendimento do papel da Universidade no atual cenário brasileiro e mundial.

As rápidas transformações sociais passam a demandar cada vez mais da Universidade posicionamentos e respostas às inúmeras indagações e necessidades oriundas da realidade social. Neste contexto, exigem-se, evidentemente, novos cenários e propostas de ensino, no sentido de fomentar a formação de profissionais fundamentada em práticas que incorporem a reflexão contextual da realidade, mediada por um processo de ensino-aprendizagem interativo através do qual se consolidem atitudes de autonomia, criatividade, cientificidade, auto-aperfeiçoamento, cooperação, negociação entre outras.

É absolutamente necessário que a educação seja um processo de incorporação pelo aluno da cultura real da sociedade, cultura de que a universidade seria a reformadora; e não um acréscimo, não um ornamento, não um simples processo informativo. Só conseguiremos transmitir a cultura e o saber quando transformarmos as nossas instituições educacionais em instituições realmente embebidas no solo brasileiro, na terra brasileira, a refletirem a peculiaridade brasileira e o modo de pensar brasileiro.
Nesse sentido, e partindo do pressuposto de que a educação não tem hora nem local certo para acontecer, que acontece o tempo todo, em todos os locais, e de variadas formas, o II Seminário Estudantil e o Reencôncavo 2009.2 foram planejados na tentativa de oferecer mini-cursos, palestras, oficinas e exposições propostas pela comunidade da UFRB, por outras Universidades, e por membros da comunidade Santoantoninense. Assim, propõe-se com esses eventos uma semana de integração intra e extra-específica, da comunidade acadêmica e não acadêmica de Santo Antônio de Jesus, onde se pretende que ambas colaborem com o compromisso transformador da comunidade local, regional, estadual e nacional. Para atingir este objetivo, foram propostas atividades estruturadas de forma a oportunizar vivências interdisciplinares com enfoque nas culturas humanística, artística e científica, articuladas a saberes concernentes ao campo da saúde, com vistas ao desenvolvimento de competência política, ética e humanística de todos os participantes do evento.

A 1ª edição do Seminário Estudantil do Centro de Ciências da Saúde aconteceu no ano de 2008 com o tema “Interdisciplinaridade e Saúde” e teve a duração de dois dias. Este ano, por ocasião da utilização da Semana Acadêmica do primeiro semestre para discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB, o II Seminário Estudantil ocorrerá na primeira semana de aulas do 2º semestre, concomitante à semana intitulada “Reênconcavo” dedicada à acolhida de alunos ingressantes. Por este motivo, os dois eventos foram integralizados e ocorrerão na semana de 10 a 14 de agosto de 2009 abordando o tema: “Novos Conceitos de Universidade”.
{tab=Objetivos}
- Divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do CCS em atividades de ensino, extensão e pesquisa;
- Fomentar discussões e reflexões acerca de ações afirmativas, ensino, extensão e pesquisa na comunidade do CCS;
- Discutir novos conceitos, paradigmas, posturas, percepções e ações interdisciplinares de Universidade.
{tab=Público-Alvo}
O II Seminário Estudantil e o Reencôncavo 2009.2 são eventos compostos de atividades especialmente dirigidas à formação e acolhimento da comunidade discente. Espera-se, no entanto, que toda comunidade interna e externa do Centro de Ciências da Saúde beneficie-se com as atividades propostas, principalmente discutindo e vivendo ações interdisciplinares entre os atores dos colegiados de cursos, das áreas de conhecimento, setores administrativos, discentes e servidores docentes e técnicos administrativos e, sobretudo, entre as ações de ensino, pesquisa, extensão e ações afirmativas realizadas pelo Centro de Ciências da Saúde.
{tab=Orientações}
As inscrições para todos os participantes ocorrerão na segunda-feira, das 8 às 10 horas. Mas os autores que desejarem apresentar seus trabalhos no II Seminário Estudantil, devem inscrevê-los até o dia 07 de agosto de 2009, no site www.ufrb.edu.br/ccs. Cada autor poderá apresentar no máximo dois trabalhos, o que não inviabiliza a sua participação como co-autor em demais trabalhos onde teve participação. É obrigatória a inscrição dos estudantes bolsistas de iniciação científica durante o período 2008-2009.

Encorajamos os docentes que desenvolvem atividades de ações afirmativas, ensino, extensão e pesquisa a exporem na forma de banner/painel informações sobre os trabalhos desenvolvidos, grupos de estudo ou pesquisa de que participam, e projeções sobre futuras atividades, com o objetivo de divulgação e como forma de catalisar contatos/parcerias com outros grupos/indivíduos do CCS.
{tab=Trabalhos}
Modelo de Resumo

RESUMO

O resumo deve corresponder ao trabalho efetivamente realizado, não sendo apenas projeções sobre futuras atividades, ressaltando os resultados alcançados. O texto deve contemplar: título, objetivo, justificativa, metodologia, resultados e conclusão, além de palavras-chave. Também deverá ser adicionada a área do conhecimento em que o trabalho está inserido (VER ANEXOS). E seguir as recomendações abaixo:

Tipo de resumo: simples
Tipo de folha: A4
Fonte: Arial - 12
Margens: direita - 2,5 cm / esquerda - 2,5 cm / superior - 2,0 cm / inferior - 2,0 cm
Espaçamento: simples
Palavra chave: no máximo 03 (três)
Total de palavras: 300
Identificação dos autores

APRESENTAÇÃO EM PAINEL

Todos os trabalhos inscritos no II Seminário Estudantil deverão ser apresentados na forma de painel. O painel deverá ser fixado na segunda-feira à tarde e permanecer durante toda semana em locais indicados pela Comissão Organizadora. O responsável deverá estar ao lado do painel para responder às questões dos interessados e do Comitê de Avaliação em sessões estabelecidas na programação do evento. O espaço para fixação do painel será de 80 cm x 100 cm, e o mesmo deve obedecer às seguintes normas:

-    TÍTULO;
-    NOME COMPLETO DOS AUTORES. O autor responsável (no caso de resumos de não bolsistas) pela apresentação deverá ter seu nome grifado. O nome do orientador deverá ser o último. Colocar ao lado e entre parênteses a Instituição de vinculação;
-    ÁREA DO CONHECIMENTO RELATIVA AO TRABALHO:
-    INTRODUÇÃO;
-    OBJETIVOS;
-    MATERIAL E MÉTODOS;
-    RESULTADOS E DISCUSSÃO;
-    CONCLUSÃO;
-    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

APRESENTAÇÃO ORAL

Os estudantes de iniciação científica apresentarão obrigatoriamente seus resultados na forma de pôster e oralmente nas sessões científicas deste evento. Vale ressaltar que nas sessões de apresentação oral serão selecionados os bolsistas PIBIC que apresentarão seus trabalhos oralmente no III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia. Os trabalhos dos demais estudantes que manifestarem interesse em apresentar oralmente serão submetidos ao Comitê de Avaliação e os aprovados serão comunicados na segunda-feira no momento das inscrições.
As apresentações orais ocorrerão simultaneamente nas salas do Pavilhão de Aulas do CCS. Cada apresentação terá duração de 10 minutos e mais 5 minutos reservados para debates.
{tab=Programação}

10/08

SEGUNDA-FEIRA

Local

8:00 -10:00

Credenciamento, Inscrições, Fixação de painéis

Pavilhão de Aulas

9:00 -10:00

Abertura dos Eventos

Apresentação do Centro de Ciências da Saúde

Prof. Luiz Antônio Favero Filho

Prof. Fábio Santos de Oliveira

Apresentação da Programação dos Eventos e da Comissão Organizadora

Prof. Leandro Lourenção Duarte

Auditório

10:00- 12:30

Conversa com os Colegiados de Curso

BIS: Profa.Luciana Alaíde Alves Santana

Enfermagem: Profa.Silvia da Silva Santos Passos

Nutrição: Profa.Flávia H. Conceição do Santos

Psicologia: Profa.Suely Aires Pontes

 

Pavilhão de Aulas

12:30 - 14:00

Almoço

Lanchonete CCS


14:00-15:00

Palestra: O Processo de Informatização das Bibliotecas da UFRB

Isaelce Santos Silva

Visita as exposições (Histórico da UNE Cronobiologia, Artesanato, Artes Plásticas.)

Auditório

Pavilhão de Aulas

14:00-16:00

Mini-Curso: Inglês Instrumental - Reading Language as Learning Focus *

Prof. Carlos Alberto (CCAA, IBEL)

Pavilhão de Aulas

14:00-18:00

Mini-curso:

Deficiências Sensoriais - Auditiva (Libras)

Professores: Selma S. Santana, Nelísia N. Néri, Maria H. de O. Santos (Lions Clube/SAJ)

Pavilhão de Aulas

15:00-18:00

Gincana Lúdico-Pedagógica

CCS

18:00

Evento Sócio-Cultural: Mostra/Discussão de Filme

Dilemas e possibilidades do cinema moçambicano: sensibilidades, intervenções e cotidiano (Mãe dos netos, I Love You, Silêncio da Mulher)

Leandro S. Bulhões de Jesus

Biblioteca

 

11/08

TERÇA-FEIRA

Local

8:00-9:00

Palestra: Doação de sangue

Luciana Soares (Hemonúcleo de Santo Antônio de Jesus)

Auditório

9:00-11:00

Aula Magna:

Prof. Paulo Gabriel Soledade Nacif

Auditório

11:00-12:00

Visitas aos laboratórios (Calouros)

Laboratórios

11:00- 12:30

Apresentação de Painéis (Visitação aos painéis)

Pavilhão de aulas

12:30 - 14:00

Almoço

Lanchonete CCS

14:00-16:00

Palestra: O ensino da saúde coletiva na universidade contemporânea

Profa. Clarice Mota (ISC/UFBA)

Pavilhão de Aulas

Mini-curso: Autismo Infantil - do diagnóstico às possibilidades de atendimento clínico.

Profa. Silvana Gaino (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

Oficina: Conhecendo os campos de Atuação Profissional (Calouros)

Prof. Everson Meireles (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

Oficina: Fabricação de Pizza

Prof. Ricardo Mendes

Profa. Isabella de Matos Mendes da Silva

Laboratório de Nutrição

Palestra: Movimento Termoelétricas Jamais

Prof. Sivanildo da Silva Borges (CCAAB/UFRB)

Pavilhão de Aulas

16:00-18:00

Apresentação oral de trabalhos

Pavilhão de Aulas

18:00

Evento Sócio Cultural: Música / BOATE

Auditór

  • O Mini-Curso intitulado "Inglês Instrumental - Reading Language as Learning Focus" será oferecido com uma carga horária de 4hs/aula diária (entre as 14hs00min e 18hs00min), totalizando 8 horas.

12/08

QUARTA-FEIRA

Local

8:30-10:00

Apresentação de Painéis (Visitação aos painéis)

Pavilhão de Aulas

10:00-12:00

Conferência: Novos desafios no campo da saúde - bacharelados interdisciplinares.

Profa. Carmem Teixeira (UFBA)

Pavilhão de Aulas

Palestra: Desafios da implantação e desenvolvimento dos Serviços de Psicologia na Bahia

Professor Jorge Sales (UFBA)

Pavilhão de Aulas

12:00 - 14:00

Almoço

Lanchonete CCS

14:00-16:00

Palestra: VIVER SUS RECÔNCAVO - Ampliando os horizontes da formação universitária

Relato de experiência: VIVER SUS - experiência de Amargosa e Salvador

Profa. Daniela Biscarde e Profa. Luciana Santana;

Discentes participantes do projeto * das 14 às 18 horas

Pavilhão de Aulas

Palestra: Genética humana e médica, com ênfase no estudo de polimorfismos genéticos de enzimas metabolizadoras de fármacos e xenobióticos, etnicidade e suscetibilidade ao desenvolvimento de neoplasias

Prof. Giuliano Pietro (UESC)

Pavilhão de Aulas

Mini-Curso: Inglês Instrumental - Reading Language as Learning Focus *

Prof. Carlos Alberto (CCAA, IBEL) *14:00-18:00

Pavilhão de Aulas

Oficina: Conhecendo os campos de Atuação Profissional (Calouros)

Prof. Everson Meireles (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

Mini-curso: Autismo Infantil - do diagnóstico as possibilidades de Atendimento Clínico

Profa. Silvana Gaino (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

Mini-curso: Textos, discursos e sociedade -

Profa. Andréa B. B. de Souza

Pavilhão de Aulas

Mini-curso: Como Fazer um Documentário na Área de Saúde.

Profa. Cláudia A. Lima (UNEB) *14:00-18:00

Pavilhão de Aulas


Palestra: Transtornos da Aprendizagem - Contribuições da Neuropsicologia

Profa. Patrícia de Freitas (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

16:00 - 18:00

Baba de Saia/Baba de Bigode

Quadra

18:00

Sócio-Cultural: Música / SOM MECÂNICO

Auditório

 

13/08

Quinta-feira

Local

8:00-11:00

Trote solidário: Doação de Sangue

Laboratório de Anatomia

8:30-10:00

Apresentação de Painéis (Visitação aos painéis)

Pavilhão de Aulas

12:00 - 14:00

Almoço

Lanchonete CCS

14:00-16:00

Palestra: Saúde, Educação e Desenvolvimento: Perspectivas de Pesquisa e Extensão.

Prof. Patrícia de Freitas

Prof. Júlio César

Pavilhão de Aulas

Oficina: Técnicas de apresentação de trabalhos para alunos

Prof. Ricardo Mendes

Pavilhão de Aulas

Mini-curso: Textos, discursos e sociedade

Profa. Andréa B. B. de Souza

Pavilhão de Aulas

Oficina: Introdução à pesquisa no campo da saúde coletiva

Profa. Mariluce Karla Bomfim de Souza

Pavilhão de Aulas

Mini-curso: Regionalização do SUS na Bahia: Perspectivas para a microrregião de Santo Antonio de Jesus

Profa. Daniela Biscarde * das 14 as 18 horas

Pavilhão de Aulas

Mini-curso: Deficiências Sensoriais - Visual (Braille)

Professores: Sônia M. S. de Jesus, Márcia C. de Jesus, Maria da S. S. Costa, Josiel B. B. Andrade (Lions Clube/SAJ) *14:00-18:00

Pavilhão de Aulas

16:00-18:00

Apresentação Oral de Trabalhos

Pavilhão de Aulas

18:00

Atividade Sócio-Cultural:

Teatro Interativo & Música ao Vivo

Auditório



14/08

SEXTA-FEIRA

Local

8:00-10:00

Palestra: Novos conceitos de universidade - o papel das ações afirmativas

Representantes da PROPAE

Auditório

8:00-10:00

Palestra: Pandemia da gripe influenza A

Coordenador da Vigilância Epidemiológica da 4ª DIRES.

Pavilhão de Aulas

11:00-12:30

Apresentação de Painéis (Visitação aos painéis)

Pavilhão de Aulas

12:30 - 14:00

Almoço

Lanchonete CCS

14:00-16:00

Palestra: E-coli como causador de doenças de origem alimentar

Profa. Isabella Matos (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

Mesa-Redonda: Revisitando a assistência estudantil - por uma universidade com justiça social e igualdade racial

Representantes da PROPAE

Auditório

Mini-curso: Janela Digital - A academia na era da internet

Discente Pedro Gonçalves Dantas (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

Palestra: Introdução ao estudo da cronobiologia

Prof. Leandro Lourenção Duarte (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

Mini-curso: Iniciação Científica - Formação Acadêmica e Profissional

Prof. Patrícia de Freitas (CCS/UFRB)

Prof. Júlio Cesar (CCS/UFRB)

Discentes do Núcleo de Saúde e Desenvolvimento (CCS/UFRB)

Pavilhão de Aulas

16:00

Encerramento: Premiação dos Trabalhos

Festa/Confraternização

Auditório


Observações:

Durante todo evento ocorrerão as seguintes exposições:

•    Exposição de artesanato (Artesãos de SAJ)
•    Exposição de pinturas em tela (Pintores de SAJ)
•    Exposição "Ritmos da vida"
•    Exposição da UNE

* O Mini-Curso intitulado “Inglês Instrumental - Reading Language as Learning Focus” será oferecido com uma carga horária de 4hs/aula diária (entre as 14hs00min e 18hs00min), totalizando 8 horas.
{tab=Organização}
Aline Macedo Carvalho
Aline Magalhães Bessa
Ana Lúcia Moreno Amor
Ana Paula Cerqueira
Danille Couto
Denise Jaqueline de O. Carvalho
Edmilson Ribeiro
Flávia Conceição dos Santos Henrique
Givanildo Bezerra de Oliveira
Izabel Vilas Boas dos Santos
Jandira Oliveira Santos
Lariça do S. Ribeiro Souza
Leandro Lourenção Duarte
Leandro dos Santos Groba
Leandro Moura
Lívia Leal Lopes de Santana
Luís Gustavo dos Santos Encarnação
Luiz Antonio Favero Filho
Marcos Pereira Santos
Marise Nascimento Flores Moreira
Milena Maria Lôbo de Oliveira
Nancy Silva Santos
Pedro Gonçalves Dantas
Poliana Ramos de Araújo
Valdemir dos Santos da Paz
{/tabs}

registrado em:
Fim do conteúdo da página