Nota Informativa - Processo de Matrícula 2017.1 (Turmas de Estágio do Curso de Psicologia)

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 01 Junho 2017 15:52 | Publicado: Quinta, 01 Junho 2017 15:52 | Acessos: 781

Informamos que no período de ajuste presencial de matrícula para o semestre 2017.1 (22 a 26/maio) , a Coordenação do Colegiado de Psicologia recebeu manifestações de estudantes que indicavam inconsistências durante o processo de matrícula web 2017.1, especificamente na “ocupação de vagas durante a matrícula on line” para as turmas GCCS251 Estágio Básico IGCCS253 Estágio Básico II e GCCS255 Estágio Supervisionado I.

Foram verificados as seguintes inconsistências no sistema:

- os componentes de estágio GCCS251, GCCS253 e GCCS255 não estavam disponíveis para solicitação no sistema durante a 1ª Etapa de matrícula web, como previsto no Regulamento de Ensino de Graduação (REG);

- os referidos componentes foram inseridos na 2ª Etapa, mas as solicitações feitas pelos estudantes não foram devidamente parametrizadas, por exemplo: estudantes dessemestralizados e com Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.) menor conseguiram matricular-se em detrimento de estudantes semestralizados com I.R.A. maior;

- durante a 2ª Etapa, ainda alguns discentes não conseguiram realizar inscrição nos referidos componentes.

Após tais constatações, a Coordenação encaminhou mensagem aos setores responsáveis pelo processo de matrícula (SURRAC / COTEC), com cópia para Direção e Gestão de Ensino do CCS/UFRB.

Em seguida, a Direção de Centro, Gestão de Ensino e Coordenação do Colegiado de Psicologia analisaram conjuntamente a resposta enviada pela SURRAC (“erro apresentado na ocupação de vagas durante a matrícula on line”) e decidiram pela convocação dos estudantes inscritos nos componentes curriculares GCCS251 - Estágio Básico I, GCCS253 - Estágio Básico II e GCCS 255 - Estágio Supervisionado I para realização de uma “nova inscrição” (para estudantes que não constavam no sistema) e “novo ajuste presencial” (para aqueles que já estavam inscritos, mas não parametrizados). Em ambos os casos, a Coordenação do Colegiado realizou o levantamento das médias (I.R.A.) e reorganizou a lista de inscritos em todas as turmas, em observância aos critérios de prioridade previstos no Regulamento de Ensino de Graduação:

Art. 50 § 1º Os critérios de prioridade a serem seguidos pela SURRAC para confirmação da solicitação feita na segunda etapa serão:

1. a) Discente regular semestralizado - terá preferência na vaga do componente o discente que irá cursar o mesmo semestre que o componente solicitado, de acordo com a matriz curricular cadastrada no sistema acadêmico.
  2. b) Média global - terá preferência na vaga do componente o discente que tiver maior média global (escore) no histórico escolar, seguindo-se a ordem decrescente.

A Coordenação do Colegiado de Psicologia encaminhou notas para os docentes/supervisores das turmas de estágio, solicitando reprogramação das aulas, visando garantir o não prejuízo aos estudantes matriculados e aos que ainda precisavam inscrever-se. Também convocou todos os discentes para comparecerem presencialmente nos dias 30 e 31/05/2017 para "nova inscrição/novo ajuste presencial"e assim o realizamos.

Salientamos que todas as decisões e ações tomadas pela Coordenação do Colegiado de Psicologia foram realizadas seguindo os critérios dispostos no Regulamento de Ensino de Graduação (REG) e Projeto Pedagógico do Curso, bem como estamos e sempre estivemos pautados numa postura ética, transparente, dialógica e colaborativa.

Certos/as de contar com a compreensão de todos/as, colocamo-nos a disposição, assim como sempre o fizemos durante todo o período em que assumimos a Coordenação do Colegiado de Psicologia.

Atenciosamente,

Coordenação e Vice-Coordenação do Colegiado do Curso de Psicologia