VI Observatório de Violência - Inscrições Abertas!

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 07 Junho 2017 16:19 | Publicado: Quarta, 07 Junho 2017 16:22 | Acessos: 1181

Seleção: 12 de junho

Treinamento: 14 de junho das 14h às 18h.

*O não comparecimento implica na perda da vaga.

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para seleção de estudantes para atuar como monitores/pesquisadores voluntários no Observatório da Violência durante o ano de 2017, e está em sua 6ª edição. O Observatório de Violência vem sendo realizado desde 2012, numa parceira da UFRB com a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus através da VIEP e Base Operacional de Saúde (SESAB), e em sua 6ª edição está sob a Coordenação das Professoras Cristiane dos Santos, Denize Ribeiro e Amália Sacramento.

O objetivo do projeto é caracterizar as violências e acidentes e o perfil das vítimas atendidas nas unidades sentinelas de urgência e emergência durante as festas juninas em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia. A coleta dos dados tem início no dia 22 e segue até o dia 25 de junho, e será realizada nos três turnos durante a festa de São João por estudantes dos cursos de saúde do CCS selecionados e por profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de SAJ, devidamente treinados para a realização do inquérito e utilização e preenchimento da Ficha de Notificação de Acidentes e Violências em Serviços de Urgência e Emergência. Os coletadores/monitores serão distribuídos nos seguintes pontos: Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Hospital Luiz Argolo, Polícias Militar e Civil, Instituto Médico Legal (IML) e Unidade de Pronto Atendimento, localizada no circuito da festa.

“A violência é um fenômeno mundial que traz impactos na saúde e na vida de indivíduos e coletividades, sendo de suma importância a participação dos alunos do curso de saúde enquanto futuros profissionais de saúde, para que conheçam a dimensão da violência enquanto problema de Saúde Pública”. pontua a professora Cristiane, coordenadora do projeto

O prazo para cadastro dos interessados vai até segunda-feira, dia 11 de junho, e estão sendo ofertadas 50 vagas. As inscrições acontecem na página da UFRB/CCS, através do link para ficha de inscrição (aqui).  Os candidatos devem ser estudantes do CCS, cursando a partir do 3º semestre, ter disponibilidade para participação voluntária no projeto e participar obrigatoriamente do treinamento inicial.

Inscrições aqui!