Projeto Balaio de Gato da UFRB recebe homenagem no Japão

Escrito por Anderson | Criado: Terça, 29 Agosto 2017 15:29 | Publicado: Quarta, 30 Agosto 2017 09:00 | Acessos: 885

O programa de extensão Balaio de Gato da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu uma homenagem, no Japão, reconhecendo serviços prestados no campo da inclusão de pessoas com deficiência. A entrega ocorreu no início do mês agosto e foi uma iniciativa do governo Japonês, a partir da Prefeitura de Kanazawa, Escola Hinagueshi e da Kinjo University.

A UFRB foi representada pelo coordenador do Programa e professor do Centro de Formação de Professores (CFP), Jean Adriano Silva, e pela professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e membro do Programa, Carolina Magalhães.

Na oportunidade, a comitiva da Universidade renovou a parceria com a Escola Hinagueshi e com a Kinjo University, criou uma agenda ações com o governo Japonês e visitou as cidades de Tokyo, Komatsu, Nagoya, Osaka, Takaoka, Joetsu, Nigata e Fukui.

“A homenagem prestada a UFRB sintetiza a respeitabilidade institucional contruída a partir do suporte científico desta universidade em significativos serviços prestados no campo da Educação Inclusiva em terras japonesas”, afirma Adriano. A professora Carolina acrescenta: “Esse reconhecimento demonstra a relevância de nosso trabalho de pesquisa em inclusão e os serviços prestados naquele país, via experiência extensionista do Programa Balaio de Gato da UFRB”.

O programa - O Balaio de Gato propõe atividades vinculadas ao estudo da cultura corporal e suas interfases com a Educação e Saúde, a partir das práticas culturais do Recôncavo Baiano, na formação de pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social, considerando as dificuldades e perspectivas da ação pedagógica. Promove a reflexão sobre alternativas no trato com a capoeira, samba, maculelê, dentre outras, para melhoria de questões que variam desde a mobilidade até as relações interpessoais.

Por ASCOM/UFRB