Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ligas Acadêmicas Registradas no CCS/UFRB

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 25 Março 2021 13:36 | Publicado: Quinta, 25 Março 2021 13:36 | Acessos: 4318

Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Recôncavo da Bahia (LAGORB)

A LAGORB baseia a sua atuação nos três pilares que norteiam o ensino superior: ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo congregar acadêmicos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) visando o desenvolvimento de aproximação científica com temas de ginecologia e obstetrícia e saúde da mulher. Atualmente a Liga conta com 36 ligantes, 1 coordenadora e 1 supervisora. Os trabalhos desenvolvidos vão desde a produção de trabalhos científico, conteúdos informativos, promoção de eventos acadêmicos ou junto à comunidade externa e sessões de ensino para os ligantes. Além disso a LAGORB é Liga parceira da editora Sanar, tendo publicado materiais científicos e informativos em sua plataforma, um dos principais portais de conteúdo para Medicina e Saúde do Brasil. O processo seletivo para novos membros acontece por meio de divulgação de edital e aplicação de prova escrita.

Diretoria: Caio Luiz (Presidente); Marcos Medrado (Vice-presidente); Ivana Karolina (Diretoria de atividades de ensino); João Pedro (Secretário) Jéssica Mariana (Diretoria de atividades práticas); Daniele Andrade (Tesoureira) Profª Sibele Tozetto (Coordenadora) Profª Marla Niag (Supervisora).

Estatuto da LAGORB 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Cardiologia do Recôncavo da Bahia (LACARB)

A LACARB busca desvendar as características do coração humano em sua anatomia, fisiologia (incluindo a eletrofisiologia) e patologia, bem como em sua propedêutica e seus devidos exames clínicos. Para isso, realizamos nossas sessões teóricas e/ou práticas normalmente às quartas-feiras, às 18h. Há, também, programas de estágios superinteressantes que são acompanhados por orientadores da área, em Santo Antônio de Jesus. É importante salientar que, durante a pandemia, nossos estágios foram suspensos, mas mantemos nossas atividades teóricas à distância por meio da plataforma Google Meet. O processo seletivo para futuros lacarbienses é realizado por meio de prova escrita, seguida de entrevista. Por isso, fique ligado e venha descobrir o coração com a gente!

Diretoria: Andrinoéliton Tibério Sampaio de Souza (Presidente); Thais França do Couto (Vice-presidente); Nathália Aguiar Dantas e Rebecca Costa Bonfim (Secretaria); Deives de Souza Muniz (Coordenador de ensino); Silvya Araujo de Jesus e Paula Dandara Gomes de Santana Santos (Coordenador de comunicação); Matheus Mascarenhas Freitas (Coordenador Científico); Prof º Cleto Sauer (Supervisor/Orientador).

Estatuto da LACARB 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Neurologia do Recôncavo da Bahia (LANERB)

A Liga Acadêmica de Neurologia do Recôncavo da Bahia (LANERB) é uma entidade acadêmica, filantrópica, sem fins lucrativos e de duração ilimitada, fundada em 2015 e formada por acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Abarcando estudantes de diferentes semestres, a LANERB visa cumprir os objetivos de ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada. Com esse intuito, atuamos afim de complementar vivências teórico-práticas na área de Neurologia e estimular o estudo dos temas mais relevantes em Neurologia; desenvolver o hábito de observação, registro e divulgação de informações coletadas; elaborar projetos de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento científico e manejo assistencial em Neurologia e apresentar trabalhos científicos em congressos e periódicos; propiciar vivências práticas no campo da Neurologia; desenvolver atividades de educação, prevenção e assistência à população, além de organizar e auxiliar atividades de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica, como seminários, simpósios e congressos.

A cada semestre, a LANERB atua no sentido de estabelecer contato e trocas de saberes entre ligantes e profissionais de saúde, possibilitando o aprimoramento em torno da prevenção, diagnóstico e tratamento de neuropatias, tanto através de sessões científicas semanais, atividades práticas em hospitais, ambulatórios e unidades básicas de saúde (permitindo também o contato com a comunidade), quanto através da realização e participação em seminários, simpósios, congressos, encontros e atividades grupais em geral. Tudo isso almejando cooperar com a sociedade circundante, ao promover atividades na comunidade ou criar vínculos com instituições específicas que compartilham do mesmo objetivo de promoção da saúde, almejando sempre a troca de informação, conscientização e assistência aos cidadãos, e construindo, assim, o conhecimento de forma interdisciplinar, integrada e compartilhada.

A LANERB abre seleção anualmente, sempre no segundo semestre letivo, mediante PROSEL com a aplicação de uma prova sobre conhecimentos específicos a serem detalhados em edital, assim como o número de vagas disponíveis e as datas de realização.

Diretoria: Lívia Souza Ribeiro (Presidente); Matheus Mascarenhas Freitas (Vice-presidente); Caio Fellipe Dias Muniz (Secretário e Tesoureiro); Ana Clara Menezes Petersen (Diretora Científica); Guilherme Matos Bastos (Diretor de Ensino e Atividades Práticas); Karolayne Araújo Santos (Diretora de Comunicação e Marketing); Carlos Wagner Souza Menezes (Supervisor).

Estatuto da LANERB 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma do Recôncavo da Bahia (LIACIT/UFRB)

Fundada em 14 de abril de 2016, a Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma do Recôncavo da Bahia (LIACIT), executa semestralmente módulos teórico-práticos com objetivo de aprofundar os conhecimentos dos ligantes no campo da cirurgia e do trauma, proporcionando a educação continuada e o aprimoramento técnico. A liga também possui eixos de pesquisa e extensão que coordenam atividades que visam a manutenção do tripé universitário, através de estratégias como: sessões semanais abertas à comunidade; realização de cursos de capacitação; organização, participação e colaboração em eventos científicos.

A LIACIT realiza processo seletivo de forma anual. O edital de seleção é divulgado pela diretoria vigente através dos veículos digitais da liga.

Diretoria: Ricardo Amaral Silva Ribeiro (Presidente); Marcos Vinícius Silva dos Santos (Vice-presidente); Tainá de Andrade Lima (Secretária); Danillo Barreto da Silva (Tesoureiro); Maria Catharine Tourinho Dantas (Diretora de Ensino); Bruna Marcella Silva Guimarães (Diretora de Pesquisa e Extensão); Walkiria Serafim Fé (Diretora de Práticas); Thamirys Gomes de Sousa Oliveira (Diretora de Comunicação); Luís Eduardo de Jesus Soares (Supervisor).

Estatuto da LIACIT 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Facebook

 

Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas do Recôncavo da Bahia (LADIRB)

A Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas do Recôncavo da Bahia tem como objetivo estabelecer um contato entre os ligantes e os profissionais de saúde, possibilitando o aprimoramento em torno da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas. Logo, visa a promoção do conhecimento dos discentes membros da liga e da comunidade, acadêmica e externa, de forma abrangente e integrada levando a uma visão holística das práticas em saúde.

A LADIRB promove semestralmente a discussão de temas atuais por meio de sessões abertas à comunidade interna e externa. Numa perspectiva modular, enfocando eixos teóricos intercalados com sessões abertas, diversos temas são abordados, como por exemplo: COVID –19; Influenza; DTA’s; Hanseníase; Sífilis gestacional e doenças diarreicas agudas. A metodologia das atividades envolve desde aulas expositivas a discussões reflexivas, com palestrantes e profissionais convidados.

O processo seletivo acontece por meio de publicação de edital, realização de prova e entrevistas.

Diretoria: Daiane Vieira Mascarenhas (Presidente); Dailane Santos Brito (Secretária e tesoureira); Juliel Conceição Barreto (Diretor de ensino, pesquisa e extensão); Jady Teixeira Santos (Diretora de marketing); Profº Hermes Pedreira da Silva Filho (Supervisor).

Estatuto da LADIRB 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica De Atenção Primária e Primeiros Socorros (LAAPPS)

A Liga acadêmica de Atenção Primária em Primeiros Socorros da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB criada em dezembro de 2013 e em funcionamento desde 2014, tem participação ativa para os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia do Centro de Ciências da Saúde, permitindo também o ingresso de estudantes de outras instituições. Tem por finalidade despertar o interesse pelos temas relevantes acerca da atenção primária, saúde e primeiros socorros; iniciar e propiciar o desenvolvimento da vivência teórica e prática aos alunos nestas áreas; organizar e auxiliar a promoção de ações de caráter científico e social que visa o aprimoramento da formação acadêmica; organizar e participar de cursos, palestras, jornadas, congresso, simpósio; além de outros aspectos e experiências no campo técnico/científico e extracurriculares.

O processo seletivo acontece por meio de aplicação de provas práticas e/ou teóricas.

Diretoria: Niltamara Tanrai (Presidente); Raícia Carneiro (Vice- Presidente); Ivana Karolina (Coordenadora de Marketing); Beatriz Teles (Tesoureira); Maíra Nunas (1ª Secretária); Lívia Celestino (2º Secretária); Diretor Científico: vaga não preenchida; Coordenador de Pesquisa e Extensão: vaga não preenchida; Relações Externas e Planejamentos: vaga não preenchida

Estatuto da LAAPPS 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Intagram

Facebook: Laapps UFRB - Liga Acadêmica de Atenção Primária e Primeiros Socorros

Liga Acadêmica de Oncologia do Recôncavo da Bahia (LAONCORB)

A Liga Acadêmica de Oncologia do Recôncavo da Bahia (LAONCORB) é uma sociedade acadêmica, filantrópica, sem fins lucrativos, sem filiação religiosa, política ou partidária, e de duração ilimitada. Composta por 14 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, no Centro de Ciências da Saúde, CCS. Vinculada às gestões de ensino, pesquisa e extensão e sob a coordenação e supervisão do docente João Neiva. Fundada em 2014, a liga é cadastrada no Comitê Brasileiro das Ligas de Cancerologia (COBRALC) e Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM). Tendo por objetivo proporcionar aos estudantes o contato com os conhecimentos relacionados a Oncologia e suas implicações, obtendo assim um aprendizado em diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças oncológicas. Para isto, são realizadas sessões abertas semanalmente, eventos (cursos, simpósios, jornadas...), produção de artigo científico, além de, atividades extensionistas na Oncocenter, UBS (através do acompanhamento dos Agentes Comunitários em Saúde nas visitas domiciliares) e parceria com a UNACON, quando estiver estabelecida na cidade de Santo Antônio de Jesus, com futuras atividades.

O processo seletivo é realizado semestralmente por meio de uma aula inaugural, prova e entrevista para inclusão de acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. São ofertadas vagas para os cursos: BIS, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição (primeiro e segundo ciclo). Pré-requisitos estabelecido para o processo seletivo: estar regularmente matriculado em um dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia a partir do 1º semestre de graduação, sendo que, algumas vagas tem como pré-requisito ter cursado Propedêutica.

Diretoria: Tainá Oliveira (Presidente); Lorena Araújo (Vice-presidente); Layla Sampaio (Secretária-geral); Emilly Ferreira (Tesoureira) Ana Carolina Neves (Diretora de extensão); Diretora de pesquisa: Vago no momento; Crislane Santana (Diretora de ensino); Lara Santiago (Diretora de marketing e informática); Adriele de Brito (Diretora auxiliar).

Estatuto da LAONCORB 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Pediatria do Recôncavo da Bahia (LigAPed)

A LigAPed é uma liga acadêmica interdisciplinar, que contém ligantes das áreas da medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia. Visa complementar a formação acadêmica na área da Pediatria, baseando-se nos quatro pilares que norteiam o ensino superior: ensino, pesquisa, extensão e políticas afirmativas, de modo a tornar o ligante mais preparado para as situações vindouras da pediatria. Desenvolvemos atividades tanto dentro da Universidade, quanto para a população externa.

O ProSel é composto por Carta de Interesse e Entrevista.

Diretoria: Juliana Maria Souza (Presidente); Verenna Fonseca e Silva (Vice-presidente); Nathan Araújo Cavalcante de Oliveira (Secretário); Lara Granja Santos (Diretora de Comunicação); Naiara Cleise dos Anjos Costa (Diretora de Comunicação) Verônica Nascimento Silva (Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão); Islene Almeida Santos da Cruz (Tesoureira); Emmanuelle Vasconcelos (Supervisora).

Estatuto da LigAPed 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Geronto-Geriatria do Recôncavo da Bahia (LAGERB)

A Liga Acadêmica de Geronto-Geriatra do Recôncavo da Bahia foi fundada em 2016 por discentes do CCS/UFRB dos cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Enfermagem, Medicina e Psicologia e, desde então, promove as mais diversas atividades como oficinas, cursos, rodas de conversa e sessões abertas na cidade de Santo Antônio de Jesus - Bahia. Além disso, recentemente, o curso de Fisioterapia da FACEMP se tornou o mais novo parceiro do grupo, o que permitiu ampliar ainda mais as perspectivas. Dessa forma, estamos fortalecendo a cada momento a área de conhecimento de estudo do envelhecimento e da velhice, para contribuirmos com uma maior conscientização da necessidade de olharmos e ampliarmos aspectos da Política Nacional da Pessoa Idosa (PNPI) e do Estatuto do Idoso, para um cuidado integral, de fato, voltado às pessoas idosas e família, considerando a diversidade de condições relativas à saúde dessa população.

O Processo Inclusivo acontece sempre no início do semestre e a metodologia usada varia de acordo com o Edital, mas sempre com a entrevista para avaliar o interesse e as demandas do participante.

Diretoria: Victoria Catharine da Silva Cordeiro (Presidente); Maíra Rangel de Almeida Souza (Vice-presidente); Beatriz Maria Pedreira Andrade Sacramento (Diretoria de comunicação); Islene Almeida Santos da Cruz (Tesoureira); Adson Silva França (Diretoria de extensão); Claudia Feio da Maia Lima (Supervisora).

Estatuto da LAGERB

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Medicina Legal (LAMEL)

A LAMEL é formada por acadêmicos dos cursos de Medicina e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB, estando vinculada às gestões de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, objetiva discutir acerca de temas relacionados à Medicina Legal através de sessões expositivas, eventos científicos e práticas em instituições parceiras como o Instituto Médico Legal (IML-SAJ).

Os processos seletivos, bem como a quantidade e divisão das vagas ofertadas, ocorrem a critério da diretoria executiva e são sempre divulgados com antecedência nas redes sociais da liga e do CCS.

Diretoria: Letícia Pereira Guedes (Presidente); Larissa de Souza Lyra (Vice-presidente); Gustavo Eugênio Ramos Oliveira (Diretoria Científica); Thamirys Gomes de Sousa Oliveira (Diretoria de Atividades Práticas); Juliana Araújo Brito (Secretaria); Marcelo Biondaro (Supervisor).

Estatuto da LAMEL

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

 

Liga Acadêmica de Saúde, Exercício e Esporte (LASEE)

A LASEE é uma liga multiprofissional que possui membros de todos os cursos presentes no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Psicologia. A liga tem como objetivo principal seguir o tripé acadêmico de Ensino, Pesquisa e Extensão, de forma integrada e interdisciplinar. Além disso, possui como objetivos: ofertar uma experiência teórico-prática aos discentes; ampliar e aprofundar os conhecimentos no ramo da Saúde, relacionados ao estudo das práticas de Exercício Físico e Esporte; desenvolver o raciocínio clínico e científico; e estimular a interação com a comunidade. A LASEE UFRB traz valores alinhados com o protagonismo discente na elaboração de conteúdos científicos, na liderança de grupos e gestão de equipe. Além do exposto, presta atenção em ser um ambiente amigável, democrático e acolhedor para quem se agrega.

Os processos seletivos da liga acontecem anualmente para ligantes da comunidade interna da UFRB e semestralmente para ouvintes externos (apenas durante o período de aulas remotas).

Diretoria: Layla de Paula Sampaio da Hora (Presidente); Luíza de Magalhães Bittencourt (Vice- Presidente); Gabriela Costa Oliveira Coelho (Secretária); Layla de Paula Sampaio da Hora (Tesoureira); André Luiz Moreira Ibanhes (Diretor de Atividades Práticas); Izabela Soares Reis (Diretora de Comunicação); Luíza de Magalhães Bittencourt (Diretora científica).

Estatuto da LASEE

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

 

Liga Acadêmica de Ortopedia e Trauma da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (LAOT/UFRB)

A Liga Acadêmica de Ortopedia e Trauma da UFRB (LAOT/UFRB) é uma instituição com o objetivo de desenvolver atividades, dentro do tripé universitário de pesquisa, ensino e extensão, voltadas principalmente aos temas da ortopedia e traumatologia. Se trata de uma liga acadêmica constituída por discentes de medicina da UFRB, contando eventualmente com a colaboração de médicos e docentes da universidade, que buscam sempre realizar estudos dentro da área de interesse da liga, bem como colaborar na disseminação de informações relevantes à área da saúde, não só para os demais discentes da UFRB, mas também para a comunidade externa. Dessa forma, realizamos eventos, sessões de ensino, oficinas, mini-cursos, debates e trabalhos científicos para buscar cumprir com os objetivos e com a função social da liga de complementar a formação dos ligantes e disseminar informações importantes a respeito da ortopedia e da traumatologia à todo o público que estiver ao nosso alcance de comunicação.

Usualmente, o PROSEL da liga é construído com algumas particularidades a cada ano, de modo que cada um contou com um edital próprio com características diferentes entre si. Atualmente o PROSEL é feito virtualmente, respeitando as peculiaridades do ensino remoto, a partir das três seguintes fases: resolução de caso clínico, dinâmica de apresentação expositiva e entrevista.

 

Diretoria: João Pedro Ferreira Pinho de Almeida (Presidente); Yvanilson Costa Farias Junior (Vice-Presidente); Giulia Pessini Quaresma (Secretária Geral); Alexsander Francisco da Cunha Santos (Coordenador de Comunicação); Pedro Fernando dos Santos Júnior (Coordenador de Ensino); Felipe Sampaio da Cruz (Coordenador de Extensão); Leticia Pereira Guedes (Coordenadora de Pesquisa); Naiara Fagundes Pimenta (Tesoureira); Joana Ribeiro Carvalho de Jesus (Supervisora).

Estatuto da LAOT

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Saúde da Família do Recôncavo (LASF – RECÔNCAVO)

A Liga Acadêmica de Saúde da Família do Recôncavo (LASF – RECÔNCAVO), fundada na cidade de Santo Antônio de Jesus, Estado da Bahia, em 2018, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, apartidária, não religiosa, de duração ilimitada e com caráter multiprofissional e interprofissional. Funciona em horário extracurricular nas dependências da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e está vinculada à Associação de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família e Medicina de Família e Comunidade (ALASF). A criação da LASF se justifica pela necessidade de aproximar, cada vez mais, os estudantes interessados do campo de atuação da Atenção Primária à Saúde e da realidade que a permeia, dando a ele a motivação necessária para lutar pela área. A LASF visa cumprir objetivos de ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada, assim como priorizar uma formação ampla em saúde. Na área de ensino, os objetivos da Liga são: Antecipar e complementar a vivência teórico-prática dos alunos da graduação no eixo de Atenção Primária à Saúde e abordar temas em saúde coletiva; Organizar e auxiliar promoções de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica; Estimular a elaboração de discussões do campo da saúde coletiva juntamente com a apresentação de relatos de casos clínicos; Acompanhar e participar das Conferências de Saúde; Articular a produção científica com saberes populares. As atividades propostas pela Liga de Saúde da Família do Recôncavo (LASF-Recôncavo) estão focadas em aulas (sessões) de metodologias diversas, ministradas semanalmente, marcadas em dia e horário fixados com uma semana de antecedência. A articulação Ensino, Pesquisa e Extensão se dá por meio da associação entre os assuntos abordados, debatidos e estudados nas sessões semanais em um eixo temático norteador. Algumas realizações da LASF visando essa articulação são: Curso de Formação de Conselheiros Municipais de Saúde (2019); Colóquio Online: Mulheres: Saúde e Interseccionalidades (2020).

O processo seletivo ocorre por meio de uma carta de intenção e entrevistas, com critérios previamente estipulados por edital amplamente divulgado.

Diretoria: Ícaro Ferreira (Presidente); Ligia Carnevalli (Vice-presidente); Jéssica Góes (Tesoureira); Luana Motta (Secretária); Ingrid Miranda (Vice-Secretária); Alanna Piton (Coordenadora de Comunicação); Luana Gabriel (Coordenadora da Pesquisa); Myriam Rabelo (Coordenadora de Extensão); Marcos Medrado (Vice Coordenadora de Extensão); Nicolas Piler (Coordenador do Ensino); Antonio Assis (Vice Coordenador do Ensino); Cintia André (Coordenadora de Estágios e Vivências); Larissa Muricy (Vice Coordenadora de Estágios e Vivências); Ana Maria e Mara Vieira (Supervisoras).

Estatuto da LASF

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica do Recôncavo da Bahia (LACIP-UFRB)

A Liga tem como objetivo proporcionar aos alunos integrantes, o conhecimento técnico e científico relacionados à cirurgia plástica estética e reparadora, através do uso de metodologias ativas (PBL), bem como promover contato com temas relacionados à educação em saúde, atividades extensionistas, aquisição de habilidades práticas e discussão sobre temas menos abordados durante a graduação.

A divulgação do processo seletivo para seleção de ligantes da LACIP, bem como o período de inscrições, acontecerá com antecedência mínima de 30 dias da aplicação das provas. O processo abarca todos os estudantes do curso de medicina e é comumente dividido em duas etapas de caráter eliminatório, prova assertiva e entrevista com a diretoria. O número de vagas disponíveis para a seleção fica a critério da diretoria vigente.

Diretoria: Karoline Caires Alves dos Santos (Presidente); Gabriel Lima e Meira (Vice-Presidente); Jéssica Mariana Lima de Oliveira (Tesoureira); Bruna Souza dos Santos (Secretária); Yago Vinicius de Santana Brito (Diretor de Atividades Científicas); Ana Carolina Silva Pinto (Diretor de Atividades Práticas); Joir Lima de Oliveira Junior (Supervisor); Paulo Plessim de Almeida Filho (Supervisor).

Estatuto da LACIP

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACMED)

A Lacmed tem por objetivos fomentar a construção do raciocínio clínico através da abordagem de casos clínicos nas sessões de ensino. O cronograma é estruturado em torno de grandes áreas da clínica médica como Hematologia, Hepatologia, Reumatologia, Neurologia, Nefrologia. O público-alvo da liga são discentes do ciclo clínico do curso de medicina. Atualmente as sessões acontecem semanalmente através do Google Meet.

A Liga desenvolve pelo menos um (1) curso semestral de introdução à LACMED.

Diretoria: Bruna Souza (Presidência); Nathália Carvalhaes (Vice-presidência); Lucas Nunes (Diretoria de ensino); Tainá Amorim (Marketing); Maurício Assis (Secretaria); Tainan Cadidé (Tesouraria).

Estatuto da LACMED

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Ultrassonografia Obstétrica e Neonatologia (LAUON)

A LAUON faz parte do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi criada em 24 de Maio de 2016, é uma entidade sem fins lucrativos de caráter multidisciplinar. A LAUON é a primeira Liga Acadêmica de Medicina Fetal da Bahia. Podem participar da LAUON, estudantes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia; e aqueles com interesse pelos temas da Ultrassonografia, Medicina Fetal, Obstetrícia, Pediatria e Neonatologia, das demais unidades de ensino superior. Respeitamos as diretrizes da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, da Sociedade Brasileira de Medicina Fetal, da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal. Nossos campos de práticas são: Hospital e Maternidade Luiz Argolo e o Hospital e Clínica Santo Antônio, nos quais, além das salas de aula do CCS, também acontecem as nossas sessões clínicas.

O processo seletivo ocorre por meio de divulgação prévia de edital. Excepcionalmente, no semestre 2020.1, os que tiverem interesse em participar das sessões abertas podem mandar um direct no instagram da Liga.

Diretoria: Ilana Silva Santos (Presidente); Irleidiane de Jesus Santos (Vice-presidente); Leticia Souza Barreto (Secretária); Anna Caroline Andrade Sampaio (Tesoureira); Dhynar Alves dos Santos Ribeiro (Coordenadora de Extensão); Tainara Costa dos Santos e Alisson Nunes Gomes (Coordenadores de Ensino e Pesquisa); Tainá Amorim Gois (Coordenadoria de Comunicação e Marketing); Profª. Drª. Cláudia Valle Cabral Dias dos Santos, Profª. Drª. Ângela Gomes Vasconcellos, Drª. Jussara Argolo Guilhardi, Drº. Cristóvão Brito de Andrade e Drº. Rafael Leiróz Pereira Duarte Silva (Supervisores).

Estatuto da LAUON

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Gastronomia e Nutrição - LAGAN


De acordo com Leal (1998), a palavra gastronomia significa o estudo das leis do estômago, que tem hoje um sentido bem mais amplo. Refere-se à arte de preparar as iguarias, tornando-as mais digestivas, de modo a obter o maior prazer possível. Desta forma, nutrição e gastronomia são ciências que se complementam e conjuntamente melhoram a qualidade de vida, uma vez que propiciam hábitos saudáveis e prazer no ato de se alimentar. Dentro destes princípios, criamos a LAGAN visando ampliar os estudos da gastronomia no CCS, como uma resposta, aos efeitos padronizantes do fast food, ao ritmo frenético da vida atual e ao desaparecimento das tradições culinárias regionais.
A LAGAN surgiu com o propósito de aproximar a gastronomia da comunidade acadêmica. Nossa liga é uma entidade acadêmica, com duração indeterminada, não religiosa, apartidária e sem fins lucrativos. A Liga Acadêmica de Gastronomia e Nutrição visa complementar a formação acadêmica por meio de atividades que atendam os princípios universitários de ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada, centrando suas ações no âmbito de seus respectivos objetivos:
Quanto à área de ensino:
I. Promover atividades que contemplem necessidades de conhecimento dos ligantes, sobre temas de interesse geral e baseados no perfil de nossa sociedade.

Quanto à área da pesquisa:
I. Desenvolver trabalhos científicos no intuito de promover pesquisas que visem aprimorar técnicas de culinária e procedimentos nutricionais;
II. Produzir projetos de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos membros, assim como apresentar e publicar seus resultados.

Quanto à área de extensão:
I. Possibilitar a capacitação de seus integrantes com relação às questões exigidas aos conteúdos abordados;
II. Estender o conhecimentos abordados na liga aos demais estudantes de outras áreas não associados à Liga de Gastronomia e Nutrição através de cursos, palestras, simpósios e jornadas científicas;
III. Promover atividades educativas e assistenciais no recôncavo da Bahia e regiões circunvizinhas;
IV. Possibilitar aos membros ministrar atividades em eventos acadêmicos e ou de saúde, tais como o Reencôncavo Saúde da própria instituição (CCS);
V. Realizar intercâmbio científico e associativo com outras instituições e outras Ligas Acadêmicas, assim como grupos de estudo, para aprimorar a multidisciplinaridade.

A Liga Acadêmica de Gastronomia e Nutrição tem sua sede nas dependências do CCS, um dos sete centros de ensino da UFRB, situado por sua vez na Avenida Carlos Amaral, nº 1015 - Cajueiro - Santo Antônio de Jesus/BA.

O Prosel da LAGAN ocorre a partir da divulgação prévia de edital, seguindo as etapas de aula introdutória, avaliação objetiva e entrevista.

Diretoria: Juliel Conceição Barreto (Presidente); Sheila Queiroz de Lima (Vice-presidente e diretora de ensino e pesquisa); Lavínia Barbosa Lima (Vice-diretora de ensino e pesquisa); Alisson Maia de Almeida (Tesoureiro); Vânia Estefane Santos Pinto (Secretária); Shirley Gonçalves Amaral dos Santos (Vice-secretária e diretora de extensão); Vitória Samile Andrade dos Santos (Diretora de Comunicação e Marketing); Victória Soares Carvalho de Lima (Vice-Diretora de Comunicação e Marketing); Emily dos Santos Jesus (Diretora de relações externas); Valéria Macedo Almeida Camilo (Supervisora).

Estatuto da LAGAN

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

Liga Acadêmica de Psicologia Aplicada (LIAPSI)

Sabemos que a Psicologia atualmente se faz presente em diversas áreas, com diferentes abordagens e atuações, como Psicologia da Saúde, das Organizações, do Trabalho, Jurídica, Escolar, entre tantas outras. Enquanto estudantes de Psicologia, entendemos que ainda existe pouca compreensão sobre as diversas áreas de atuação e práticas de profissionais da Psicologia nos semestres iniciais do curso. Portanto, a Liga Acadêmica de Psicologia Aplicada (LIAPSI), como o nome sugere, tem o propósito de aprofundar a compreensão sobre como se dá a atuação profissional da(o) psicóloga(o) nesses espaços.

O trabalho da liga busca ampliar a formação da acadêmica(o) de Psicologia através do diálogo constante entre teoria e prática.

Ana Karolline Oliveira Caldas (Presidente)

Victoria Catharine da Silva Cordeiro (Vice-presidente)

Maria Eduarda Mendes Cavalcanti (Tesoureira)

Anderson Ferreira Machado Souza (Secretário)

Anne Karoline de Jesus Dias (Diretoria Científica)

Larissa Nascimento Pinto (Diretoria de Extensão)

Vânia Estefane Santos Pinto (Diretora de comunicação e marketing)

Willian Tito Maia Santos (Supervisor)

O Prosel ocorre semestralmente com metodologias descritas em edital.

Estatuto da LIAPSI

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

 

Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde e Clínica (LAPSCLIN)

 

A Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde e Clínica, fundada no dia 28 de Maio de 2019, é uma entidade sem fins lucrativos, não religiosa, apartidária, com duração ilimitada, organizada pelos discentes do curso Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Possui como finalidades a promoção de debates multiprofissionais e interdisciplinares em torno das temáticas da Psicologia da Saúde e da Clínica em uma perspectiva ampliada.

Por meio de suas sessões que ocorrem semanalmente às segundas-feiras, às 18:00h, busca proporcionar momentos de debates que contribuam para o aprendizado acadêmico dos discentes. A LAPSCLIN funciona ancorada no tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), o que a leva a buscar constantemente realizar além das sessões de ensino, atividades de extensão, como eventos e sessões abertas.

A liga conta com a coordenação da professora Jeane Tavares, doutora em Saúde Pública e coordenadora do Ambulatório de Atenção Psicológica a Pessoas que vivem com Condições Crônicas - APC e docente da UFRB. Há ainda duas supervisoras, Carina Nepumoceno como supervisora de ensino, egressa da UFRB, possui pós graduação em Cuidados Paliativos pelo instituto Paliar, atuou como psicóloga hospitalar em oncologia no Instituto Baiano do Câncer - Hospital Santa Izabel e através da residência multidisciplinar em oncologia pela UNEB, no Hospital Santa Izabel. Sayuri Kuratani como supervisora de extensão, psicóloga do serviço de Psicologia da UFRB, mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela UFBA, já realizou pesquisas nas áreas de Educação e Psicologia, nos temas: processos formativos, formação em psicologia e formação de professores.

 

Diretoria: Thayná Rangel (Presidente);

Elizângela Silva (vice-presidente);

Katherine Alvares (Secretária);

Mikaele Trindade (Tesoureira);

Andreia dos Santos (Diretora de extensão e relações externas); Alessandra Moreno (Diretora de ensino e pesquisa);

Emile Souza (Diretora de marketing e comunicação);

Ádna Caroline (Diretora de marketing e comunicação).

Estatuto

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram

 

- Liga Acadêmica de Patologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (LACAP)

Em construção.

- Liga Acadêmica de Saúde Mental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (LIASME)

Em construção.

- Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia (LAEM)

Em construção.

- Liga Acadêmica de Medicina Intensiva do Recôncavo da Bahia (LAMIRB)

Em construção.

- Liga Acadêmica de Dermatologia do Recôncavo da Bahia (LADERB)

Em construção.

- Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde e Clínica (LAPSCLIN)

Em construção.

- Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAURGEM)

Em construção.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página