Fechar
Programa de Extensão

Ciência na Estação: Uma viagem ao Universo das Ciências da Natureza e Matemática

CIÊNCIA NA ESTAÇÃO 1

O programa "Estação Ciência" consiste numa rede de colaborações entre docentes dos cursos de Licenciatura do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), e a Prefeitura Municipal de Amargosa (PMA). O programa "Estação Ciência" visa:

  1. Consolidar um espaço multiusuário/ interdisciplinar destinado à divulgação das ciências exatas e da natureza, agregando ações articuladas com as grandes áreas de Química, Biologia, Física e Matemática,
  2. Desenvolver estudos acerca do processo ensino-aprendizagem de ciências exatas e da natureza,
  3. Complementar a formação inicial dos alunos de graduação e
  4. Promover a alfabetização científica de crianças e jovens do Ensino Básico. Dividido em oito linhas de atuação (cada uma das quais é orientada por um ou mais projetos específicos), pretende-se dinamizar espaços urbanos e rurais do município de Amargosa e de cidades circunvizinhas do Recôncavo da Bahia e do Vale do Jiquiriçá.

Compõem este programa, as seguintes estações:

Estação 01 – Ciência Mágica
Coordenador – Yuji Nascimento Watanabe
Descrição – O projeto “Ciência Mágica” tem como objetivo discutir a ciência e estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado de Química. As apresentações realizadas são voltadas para estudantes do Ensino Básico por meio de experimentos práticos com a discussão dos aspectos teóricos envolvidos em cada reação. Para isso, são utilizados reagentes de baixa toxicidade, em pequenas quantidades, com geração mínima de resíduos, que são devidamente armazenados para depois serem tratados/descartados. Assim, como rressalta-se a importância de incentivar o aprendizado dos jovens, apontando que a parte prática também deve ser estimulada durante o processo de ensino e aprendizagem.

 

Estação 02 – História da Química
Coordenador – Gil Luciano Guedes dos Santos
Descrição - A exposição "História da Química" apresenta duas seções (a) Alquimia e (b) Exposição de instrumentos laboratoriais. Na seção (a) intitulada Alquimia, são abordados fatos histórico
sobre essa prática de caráter místico que floresceu durante a Idade Média reunindo ciência, arte e magia, bem como alguns personagens icônicos e importantes da época. Na seção (b), apresentamos a história da criação e a utilidade de algumas vidrarias e de equipamentos utilizados nas práticas laboratoriais.

 

Estação 03 – Experiências Matemáticas com materiais manipuláveis
Coordenador – Gilson Bispo de Jesus
Descrição - A exposição de “Experiências Matemáticas com Materiais Manipuláveis” contará com a apresentação de alguns modelos matemáticos como: Teorema de Pitágoras; Volume de Corpos Estranhos; Rigidez do Triângulo; Quadrado Mágico; Torre Hanoi; Geometria das Abelhas; dentre outros. Tem como objetivo mostrar por meio de materiais manipuláveis fatos matemáticos, a exemplo de: como calcular o volume de um corpo do qual se desconhece a fórmula (volume de corpos “estranhos”), o porquê da “escolha” das abelhas pelos formatos hexagonais para armazenar o mel, um quebra cabeça para mostrar a validade do Teorema de Pitágoras; ilustrar que o triângulo é o único polígono que é rígido; manipulações do Quadrado Mágico e da Torre Hanoi se envolver em um desafio intrigante. De uma maneira geral, falaremos do espaço que é o Laboratório de Matemática da UFRB e deixaremos expostos alguns quebra cabeças matemáticos (desafios) para os visitantes que quiserem manipular e se desafiar.

 

Estação 04 – Física Interativa
Coordenadores – Suellen Maria Valeriano Novais; Orahcio Felicio de Sousa; Douglas Vitoreti da Silva; Eider de Souza Silva.
Descrição - O projeto "Física Interativa" aborda conceitos de Física e Astronomia com uma linguagem acessível através de experimentos lúdicos. Os estudantes interagem através de desafios que abordam fenômenos de mecânica, óptica, fluidos e energia.

 

Estação 05 – Mundo Microscópico
Coordenadora – Fabiana Rodrigues dos Santos
Descrição - A exposição "Mundo Microscópico" tem por objetivo permitir a descoberta de um universo invisível ao olho desarmado. Diferentes células animais e vegetais, bem como insetos, poderão ser observados no microscópio de luz. A visualização poderá ser realizada em aumentos de até 1000 vezes, sendo possível, portanto, visualizar diferenças entre as células eucariontes e procariontes.

 

Equipe / Contato

Servidor(a)E-mail
Douglas Vitoreti da Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Eider de Souza Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fabiana Rodrigues dos Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gil Luciano Guedes dos Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gilson Bispo de Jesus Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Orahcio Felicio de Sousa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Suellen Maria Valeriano Novais Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Yuji Nascimento Watanabe Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Saiba mais

O Programa Ciência na Estação participa da ação "CFP na Estrada" que viaja por todo Vale do Jiquiriçá divulgando as ciências em escolas. Para conheçer a ação e solicitar uma visita, acesse: ufrb.edu.br/cfp/cfpnaestrada