Fechar

PET – Programa de Educação Tutorial

PET

O PET – Programa de Educação Tutorial – da UFRB atualmente é representado por nove grupos, divididos em PET Cursos e PET Interdisciplinares, atendendo à diversidade cultural e à necessidade de desenvolvimento acadêmico e científico do Recôncavo da Bahia, tendo como base a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Desenvolvendo atividades tutoradas por um(a) Professor(a) Doutor(a), o(a) petiano(a) desenvolve, durante o tempo de participação no Programa:

  • Capacitações que o(a) auxiliem em seu futuro desempenho profissional;
  • Pesquisas e atividades de extensão que colaboram para a melhoria da qualidade do seu curso de graduação e o(a) qualificam para o ingresso em programas de pós-graduação; e
  • O protagonismo pessoal, profissional e institucional, buscando através de execução das atividades no grupo o êxito acadêmico.

Para se tornar um(a) petiano(a) é necessário dedicar 20 horas semanais às atividades do grupo, se bolsistas, ou 12 horas, se voluntário(a). Atualmente o(a) bolsista recebe, mensalmente, uma o valor de R$400,00, para auxiliar no desempenho de suas atividades, paga com recursos do FNDE.

Um Grupo PET mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao(a) tutor(a), por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

Conheça os grupos sediados no CFP

 Grupo Informações do Grupo 
PET Conexões de Saberes AfirmAção  PET Conexões de Saberes: AfirmAção: Acesso e permanência de jovens de comunidades negras rurais no Ensino Superior (PET Interdisciplinar, contempla estudantes dos cursos de graduação do CFP e CAHL)
 Ano de Criação: 2010
 Atual Tutor: Prof. Dr. Kleyson Rosário Assis - CFP/UFRB
 Link: https://instagram.com/pet.afirmacao?igshid=1j5ly1pjc8s29
PET Educação e Sustentabilidade PET Educação e Sustentabilidade (PET Interdisciplinar, contempla estudantes de cursos de graduação do CFP)
Ano de Criação: 2010
Atual Tutora: Profª Drª Alice Costa Macedo - CFP/UFRB
Link: https://instagram.com/petsustentabilidade?igshid=1en8n5nauxdh6
PET-Saúde Equidade PET-Saúde Equidade (PET Interdisciplinar, contempla estudantes de cursos de graduação do CFP e servidores da Secretaria Municipal de Saúde)
Ano de Criação: 2024
Atual Tutor(a): Em processo seletivo
Link: 

 

+ Informações