Fechar
Conheça o

Centro de Formação de Professores da UFRB

amargosa 1

O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está localizado no município de Amargosa, centro-sul da Bahia e faz parte do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá. Iniciou suas atividades em 16 de outubro de 2006 e caracteriza-se por ser um espaço de formação inicial e continuada para todos/as aqueles/as que almejam se tornarem professores/as no interior da Bahia.

Missão

Formar professores-pesquisadores qualificados e comprometidos com o desenvolvimento educacional e com a melhoria da educação pública e  a qualidade da Educação Básica na região.

Visão

Tornar-se referência na formação de profissionais de educação, tanto na formação inicial como também na formação continuada de docentes para atuarem na Educação Básica, enquanto instituição pública, gratuita, inclusiva e diversa no interior do Estado da Bahia.

Valores

  • Formação de cidadãos críticos reflexivos e conscientes de seu papel social;
  • Responsabilidade social incentivando a sustentabilidade e as relações com a comunidade;
  • Estimulo a autonomia dos estudantes, técnicos e docentes; e
  • Incentivo e apoio a uma formação sólida, integrada com a sociedade. 
 
Praça Lourival Monte. Foto: Edson Andrade.
Imagem interna do Pavilhão de aulas.
Pavilhão de aulas. Foto: Tiago Santiago.
Imagem externa do Pavilhão de aulas.
Pavilhão de aulas. Foto: Tiago Santiago.
Jardim do campus Amargosa.
Pavilhão de aulas. Foto: Tiago Santiago.
Residência Universitária.

Além dos cursos regulares de graduação, de 2018 a 2023, o CFP ofertou o curso de Licenciatura em Pedagogia estruturado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR no município de Castro Alves/Bahia. Em 2023, a UFRB, através do Centro de Formação de Professores está em elaboração de proposta para submissão à CAPES para adesão ao Parfor Equidade que visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.

O Centro de Formação de Professores promove, também, cursos na modalidade latu sensu. Confira alguns: 

No âmbito Stricto Sensu, o CFP conta com o Mestrado Profissional em Filosofia, Mestrado Profissional em Química e o Mestrado Profissional em Educação do Campo. Sendo o Mestrado Profissional em Educação do Campo, pioneiro nesta modalidade no país. O curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo tem por propósito: ❝ intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico visando contribuir para que os(as) docentes das redes públicas de ensino,gestores(as) públicos e articuladores(as) dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo buscando o avanço na escolarização, na formação, pesquisa e extensão capaz de preparar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil.❞

CFP em números: 

 

Projetos e Programas de extenssão e Programa de bolsas (PIBID, PIBIC e PIBITI):

Além de projetos e programas de extensão, encontra-se em andamento os seguintes programas:

Atualmente o CFP tem Projetos de Pesquisa com Bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC)Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), com pesquisas realizadas pelos discentes dos cursos de graduação.

Grupos de pesquisa:

O CFP possui grupos de pesquisa certificados pela Instituição e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, cujos líderes fazem parte do corpo docente do Centro.

 

Linha do tempo