Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar
Pesquisa

Projetos de Pesquisa

projetosdepesquisa

Dúvidas?

SetorResponsávelE-mailLink
Apoio as Gestões de Ensino, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Daniel Santos de Oliveira;
Jarciana A. dos Santos de Sousa;
Roberto Jorge Silva dos Santo.
apoio.gestoes@cfp.ufrb.edu.br Link
Núcleo de Gestão de Pesquisa Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz cga.ngap@cfp.ufrb.edu.br
leandro@ufrb.edu.br
Link

 

Cadastro dos Projetos de Pesquisa no SIGAA

Novos projetos de pesquisa devem ser cadastrados no SIGAA, seguindo o caminho: pesquisa > projetos de pesquisa > cadastrar projeto de pesquisa. Não é necessário cadastro no SIPAC.

Com isto, não há template para projetos de pesquisa novos. Os seguintes itens devem ser inseridos no formulário online no SIGAA:

- Informações gerais: título; se o projeto é em colaboração com outras instituções (se for, anexar comprovante de aprovação em editais, como o de agências de fomento ou empresas ou seleções de mestrado e doutorado), para que o projeto seja encaminho apenas para homologação no Conselho de Centro); se é um projeto voltado para a região; se possui inovação tecnológica (com isso, segurá para avaliação do CINOVA inicialmente); palavras-chave; e-mail institucional; período do projeto; se foi aprovado no CEP, CEUA e SisGen (se for o caso); Área de Conhecimento (CNPq)

- Corpo do texto: resumo; introdução/justificativa (incluindo os benefícios esperados no processo ensino-aprendizagem e o retorno para os cursos e para os professores da instituição em geral); objetivos; material e métodos; impactos; viabilidade técnica e financeira; orçamento (se não houver, inserir "Não se aplica"); resultados esperados; referências; membros do projeto (podem ser da comunidade interna ou externa à UFRB (inserir dados como nome completo, CPF, e-mail, instituição) e cronograma.

Após o cadastro, o/a coordenador/a (docente do CFP) do projeto de pesquisa receberá, por e-mail, a confirmação do envio.

 

Certificados dos Projetos de Pesquisa 

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS REFERENTES À PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE PESQUISA

 

Quais os documentos necessários?

1. Preenchimento do Formulário do relatório final e envio para o Núcleo de Gestão de Pesquisa do CFP pelo SIPAC no formato PDF.

2. Preenchimento da planilha de solicitação de certificados e envio para o e-mail de apoio às gestões: <apoio.gestoes@cfp.ufrb.edu.br>.

Quem poderá solicitar?

- O coordenador do projeto de pesquisa

Quem emite os certificados?

- A PPGCI

Qual o prazo para emissão?

- A PPGCI terá o prazo de 15 (quinze) dias para a emissão dos certificados, após encaminhamento do relatório aprovado na reunião do Conselho de Centro e da planilha de solicitação de certificados.

Onde serão emitidos os certificados?

- Os certificados serão enviados para os e-mails informados no formulário.

Qual a situação do projeto para solicitação de certificados:

- Projeto cadastrado no SIGAA com status “Finalizado”

Qual a situação do Relatório Final para solicitação de certificados?

- Relatório final cadastrado no SIPAC e aprovado na reunião do Conselho de Centro.

Não há preenchimento de relatório parcial, apenas relatório final.

 

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UFRB

DocumentosLink
Recomendações básicas Link
Manual do pesquisador Link
Cartilha dos Participantes de pesquisa Link
Manual do Pesquisador para Submissão de Procolos de Pesquisa na Plataforma Brasil Link
Regimento Interno Link

Observação: O CEP da UFRB poderá apresentar esclarecimentos sobre a Plataforma Brasil e o SisGen

  

Projetos para o PIBIC

Tendo em vista a implementação do Sistema de Gestão de Processos e Documentos Administrativos Eletrônicos e Digitais - SEI-Bahia, por meio do Decreto Estadual nº 17.973/2017, a FAPESB informa que é obrigatório o cadastramento neste Sistema para todos os pesquisadores que venham a ser aprovados em Editais de Fomento e Candidatos à bolsa Fapesb em qualquer das modalidades oferecidas, orientadores, gestores e coordenadores de Programas (Pós-graduação e PIBIC). Já realizou o cadastro anteriomente, não precisa fazê-lo novamente!

Informações sobre o PIBIC: aqui.

 

Como se cadastrar no SEI-Bahia

 
1. Acessar o Portal SEI! Bahia - https://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/.
2. Preencher o formulário de cadastro de usuário externo;
3. Aguardar o recebimento do e-mail com lista dos documentos que deverão ser enviados à FAPESB;
4. Enviar os documentos do SEI Bahia por e-mail no endereço eletrônico: protocolofapesb@fapesb.ba.gov.br . Posteriormente (após o isolamento social) a FAPESB deverá solicitar o envio dos documentos físicos autenticados.
 
A  finalidade do cadastramento é possibilitar a assinatura de documentos (termo de outorga, convênio, contrato, aditivo, remanejamento, prestação de contas, relatórios técnicos e outros) no SEI - Bahia na condição de usuário externo.

Precisa de Ajuda?
Conheça a Rádio
Web Rádio CFP : Vinheta - Tocando mais msica
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.