O curso “Introdução à Libras” está com inscrições abertas na plataforma da Escola Virtual do Governo (EV.G). Oferecido gratuitamente, o curso é certificado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e foi desenvolvido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Com carga horária de 60 horas e prazo de 60 dias para conclusão, a formação é voltada a agentes públicos federais, estaduais e municipais, além de estar aberta a qualquer pessoa interessada na comunicação com a comunidade surda.
A proposta do curso é oferecer uma introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras), contribuindo para que profissionais e cidadãos desenvolvam competências básicas de comunicação e promovam práticas mais acessíveis e inclusivas. A iniciativa está alinhada à Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileiras. A legislação determina que o poder público deve adotar formas institucionais de apoio e difusão da Libras, como forma de garantir os direitos das pessoas com deficiência auditiva.
O conteúdo programático do curso está estruturado em oito módulos. No primeiro módulo, o participante terá contato com temas como causas e graus da surdez, perspectivas ouvintistas e socioantropológicas, legislação sobre Libras, comunicação com surdos e aspectos da identidade e cultura surda. Os módulos seguintes são voltados à prática da Libras, abordando desde o alfabeto manual, pronomes pessoais e expressões faciais até vocabulários relacionados à família, calendário, números, cômodos da casa, meios de transporte, animais, classificadores e profissões.
A formação é totalmente autoinstrucional e pode ser iniciada a qualquer momento. Para participar, basta realizar o cadastro ou login na plataforma da Escola Virtual do Governo, acessível pelo link www.escolavirtual.gov.br/curso/11. Recomenda-se que o interessado verifique no campo “Público-Alvo” se o curso está aberto ou restrito. No caso deste curso, ele é aberto ao público geral, gratuito e com emissão de certificado ao final.
Essa é uma oportunidade relevante para profissionais e cidadãos que desejam se capacitar para oferecer um atendimento mais qualificado e respeitoso às pessoas surdas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.