Fechar
Processo Seletivo da Pós-Graduação UFRB abre inscrições para Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap)
inscrições até 28/10/2022

UFRB abre inscrições para Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap)

Publicado: Quinta, 06 Outubro 2022 13:17 , Última Atualização: Terça, 26 Setembro 2023 23:53 | Acessos: 300

Serão oferecidas vinte vagas no processo seletivo, sendo dez para área de concentração Arqueologia e dez para a área de concentração Patrimônio Cultural.  

As inscrições dos interessados acontecem até 28 de outubro, exclusivamente via Plataforma SIGAA/UFRB. A taxa de inscrição é de R$ 65,00.  

Das 20 vagas ofertadas no Edital PPGap 02/2022, há vagas destinadas à política de cotas, amparado pela Resolução CONAC 033/2018. Quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; uma vaga para Pessoa com Deficiência; e três vagas para Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans. Duas vagas são destinadas para servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da instituição.  

Poderão participar do processo seletivo graduados ou graduandos de qualquer área. Para os graduandos, a previsão de conclusão da graduação deverá ocorrer em período anterior à data prevista para efetivação da matrícula no Programa.  

O processo seletivo será constituído por quatro etapas: Etapa 1 - Anteprojeto de Pesquisa (com peso 4); Etapa 2 – Prova escrita, em formato remoto (com peso 4); Etapa 3 - Prova oral, em formato remoto (com peso 2); e Etapa 4 – Prova de Língua Estrangeira, em formato remoto (sem nota).   

Sobre o Programa - O PPGap tem duas Área de Concentração. Uma é Arqueologia abrangendo os estudos em Arqueologia Histórica e dos Povos Originários, em sítios e acervos musealizados ou não. A área tem duas linhas de pesquisas: Linha 1 - Populações, ambientes e culturas; e Linha 2 - Musealização do patrimônio arqueológico.  

A outra Área de Concentração do mestrado é Patrimônio Cultural, abordando os processos históricos e socioculturais de formação dos patrimônios culturais, bem como as ações institucionais que levam a apropriação dinâmica deste legado. A área tem duas linhas de pesquisas: Linha 3 - Patrimônio cultural e identidades; e Linha 4 - Patrimônio cultural e políticas públicas.  

O mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) tem como objetivo desenvolver os campos da Arqueologia e do Patrimônio Cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação (mestrado), capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização.  

Confira o Edital nº 02/2022.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Mais informações em ufrb.edu.br/ppgap.  

link(s) relacionado(s):

<< Voltar >>