Fechar
Processo Seletivo da Pós-Graduação UFRB oferece curso de especialização EAD gratuito para professores de Ciências
Inscrições prorrogadas até 02/07/2023

UFRB oferece curso de especialização EAD gratuito para professores de Ciências

Publicado: Sexta, 19 Mai 2023 17:20 , Última Atualização: Terça, 26 Setembro 2023 23:52 | Acessos: 462
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre seleção para o curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”. As inscrições, gratuitas, foram prorrogadas até 11/07/23 no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Serão ofertadas 230 vagas, distribuídas nos polos de Amargosa, Campo Formoso, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Ipiaú, Simões Filho, Valença, e Vitória da Conquista. O início das aulas está marcado para agosto de 2023. 

Público alvo:  profissionais do magistério graduados (efetivos ou contratados) de escolas públicas e particulares que estão atuando e ministram aulas nas disciplinas na área de Ciências Naturais no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.

 O curso terá a duração de 18 (dezoito) meses, contabilizando uma carga horária total de 480 horas de trabalho acadêmico, acrescido da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A Especialização em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”, na modalidade a distância, tem por objetivo a formação, em nível de especialização lato sensu, de profissionais do magistério da educação básica, que estão atuando nos sistemas de ensino público e ministram aulas no ensino fundamental e/ou no ensino médio, a fim de apresentar e aprofundar saberes pedagógicos, a partir da oferta de suporte teórico, prático e metodológico para a atuação docente, pautados nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. 

O curso terá a duração de 18 meses, contabilizando uma carga horária total de 480 horas de trabalho acadêmico, acrescido da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Ciência é 10

O Ciência é 10 é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPq. 

O Ciência é 10 é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal, a fim de facilitar o acesso dos professores do Ensino Básico de todo o País a uma formação continuada e de qualidade. 

Confira o Edital SEAD nº 10/2023.

Leia o Manual de Inscrição do Candidato.

Mais informações no site da SEAD.

<< Voltar >>