Fechar
Processo Seletivo da Pós-Graduação UFRB lança edital de permanência qualificada para estudantes de pós-graduação
INSCRIÇÕES ATÉ 07/08/2023

UFRB lança edital de permanência qualificada para estudantes de pós-graduação

Publicado: Terça, 25 Julho 2023 18:03 , Última Atualização: Terça, 26 Setembro 2023 23:51 | Acessos: 188
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou o edital do Programa de Permanência Qualificada da Pós-Graduação 2023 (PPQ-Pós). São ofertadas 35 cotas de auxílios, com repasse mensal no valor de R$1.300,00 a estudantes de curso de pós-graduaçao - nível mestrado (mestrado e/ou mestrado profissional), concedido até o limite de seis parcelas.

As inscrições para o PPQ-Pós podem ser feitas até o dia 7 de agosto de 2023 pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segundo o reitor Fábio Josué, tal inicitva reflete o esforço da administração central em contribuir da melhor maneira com a permanência na pós-graduação de discentes em condição de vulnerabilidade social e econômica. “A UFRB continua a ter uma acentuada preocupação social com asua comunidade. Passamos momentos muito difíceis no últimos anos e conseguimos garantir a criação e manutenção deste importante programa. Temos certeza de que este esforço será recompensado com a formação qualificada de nossos discentes e com a ampliação dos indicadores da instituição”, disse.

Por sua vez, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação Inovação e Criação (PPGCI), Maurício Silva, ressalta a importância da iniciativa para a consolidação dos programas de pós-graduação. “A experiência até aqui indica total êxito desta iniciativa. O PPQ-Pós, ao contribuir com a permanência, agrega perspectiva de consolidação dos programas com o fechamento do ciclo de nossos discentes, cumprindo assim uma importante etapa do processo de avaliação dos programas de pós-graduação pela CAPES”, falou.

Carlos Alberto Santos de Paulo, pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), destacou a qualificação dos ingressantes na pós-graduação. "Destaco a necessária qualificação dos estudantes ingressando na pós-graduação efetivando assim a composição futura de pesquisadores, docentes com um perfil diverso, que amplia e fortalece a diversidade no ambiente acadêmico", afirmou.

PPQ-Pós

O PPQ-Pós tem o objetivo de alcançar os programas de pós-graduação, qualificar a permanência de pós-graduandos, fomentar as pesquisas e a produção acadêmica e consolidar as políticas afirmativas no âmbito da Universidade.

O Programa foi lançado em agosto de 2020 e foi construído a partir da ação articulada entre a Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (CPESQ-PPGCI) e a Coordenadoria de Políticas Afirmativas e Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (COPAF/CAE-PROPAAE). A verba destinada aos auxílios é oriunda de recursos próprios da instituição, viabilizados pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Confira o Edital Nº 01/2023 e os documentos para inscrição.

Mais informações no site ufrb.edu.br/ppgci.