Fechar
Processo Seletivo da Pós-Graduação UFRB abre inscrições para 15 vagas no Mestrado Profissional em Matemática
Inscrições até 6/10/2023

UFRB abre inscrições para 15 vagas no Mestrado Profissional em Matemática

Publicado: Quarta, 30 Agosto 2023 11:43 , Última Atualização: Terça, 26 Setembro 2023 23:57 | Acessos: 210
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) 2024. Serão ofertadas 15 vagas para o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas.

O Profmat tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional. O Profmat foi recomendado pela Capes, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação - CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

As inscrições finalizam em 6 de outubro de 2023. A taxa de inscrição custa R$ 82,00.

Poderão inscrever-se no Exame professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, com vínculo funcional, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

A inscrição no Exame implica, por parte do candidato, a aceitação integral do Regimento do Profmat, das Normas Acadêmicas e do Edital e seus anexos, dos instrumentos reguladores da pós-graduação na Instituição Associada em que deseja matricular-se, bem como da ciência e adesão à “Política de Privacidade e Tratamento dos Dados” e “Termo de Consentimento para Tratamento de Dados”, dos quais não poderá alegar desconhecimento

Prova

A realização da prova será no dia 21 de outubro de 2023, das 14h às 17h, horário oficial de Brasília. Às 13h50, horário oficial de Brasília, finda-se o horário limite para entrada nas salas do Exame. O Exame consistirá em trinta questões de múltipla escolha. As questões do Exame terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário ao ingresso no Profmat.

PROFMAT - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoalde Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Mais informações em profmat-sbm.org.br e ufrb.edu.br/profmat.

Inscrições em https://ena.profmat-sbm.org.br/login.php