Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB completa 19 anos de compromisso com educação pública e de qualidade
19 anos

UFRB completa 19 anos de compromisso com educação pública e de qualidade

29/07/24 07:30 , 06/08/24 08:50 | 2454
imagem sem descrição.

Quando foi criada em 29 de julho de 2005, por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já nascia com a missão de ser referência em educação pública, gratuita e de qualidade na região do Recôncavo baiano e em todo o país. Em 2024, ao completar 19 anos, a UFRB reafirma esse compromisso, que é demonstrado por meio de políticas de acesso e permanência, ampliação de oferta de vagas, criação de novos cursos, além de índices respeitáveis nos quesitos de reconhecimento de ensino de graduação e de pós-graduação e ações de pesquisa, cultura e extensão.

Presente em sete cidades do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, a UFRB possui 7 Centros de Ensino: Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL, em Cachoeira e São Félix; Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas; Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus; Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana; e Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro da Purificação. Neles, já foram formados(as) 14362 profissionais.

No ensino, a UFRB dispõe de 63 cursos de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos, presenciais e a distância, além de 24 stricto sensu e sete cursos lato sensu. Na graduação, alguns cursos obtiveram conceito máximo em recentes avaliações feitas pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação(MEC), a exemplo de  Engenharia de Materiais, do CETENS; Tecnólogo de Políticas e Gestão Cultural e Tecnológico em Artes do Espetáculo, do CECULT; e Psicologia, do CCS.  Já a Instituição, obteve conceito 4 pela avaliação do INEP, que considera e avalia dimensões como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico, desempenho do estudante, entre outros fatores. 

Além do desempenho nas avaliações externas, a qualidade do ensino da UFRB também pode ser constatada pelas premiações e destaques em eventos nacionais e internacionais recebidos por estudantes e servidores(as), como o inédito prêmio no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) e o reconhecimento do professor Guilherme Fernandes como liderança emergente no mesmo evento; a monografia da estudante de Engenharia de Produção Andressa Clara premiada no  maior evento nacional da área; a menção honrosa, pela Sociedade Brasileira de Física, recebida pela professora do curso de Física Rogelma Ferreira; e a escolha dos(as) professores(as) Felipe Andrade Torres, André Luiz Carvalho Ottoni e Andrea Rebouças Rocha como vencedores de premiação acadêmica da UFBA, entre outros.

Na pesquisa, professores(as) da UFRB também são destaque. No último ano, aumentou o número deles(as) no ranking de pesquisadores mais influentes internacionalmente. Projetos institucionais também foram selecionados para serem executados fora do país, como a pesquisa do professor Kléber Amâncio sobre a obra de de Arthur Timótheo da Costa; o “Projeto Imagens do Atlântico Sul e do Índico: experiências estéticas oceânicas", contemplado no Programa PROBRAL Brasil - Alemanha, da CAPES, e a pesquisa da doutoranda Geovana Paim para testar método de estimativa da evapotranspiração, realizada em uma universidade alemã

Outro indicador da qualidade institucional é a internacionalização. Por isso, a UFRB vem buscando ampliar a parceria com instituições estrangeiras, como  a  Universidade Rovuma (UNIROVUMA), de Moçambique, e promovendo a participação de servidores e estudantes em eventos internacionais. 

A promoção de discussões e realização de ações sobre importantes pautas sociais também está na agenda da UFRB para tornar a Instituição um espaço cada vez mais sustentável, inclusivo, com uma cultura antirracista, que reconhece os saberes populares de figuras ilustres da comunidade e seguro, especialmente após a aprovação da política de enfrentamento aos assedios e discriminações

Ser um espaço gratuito e público, porém, vai além das condições de acesso: implica em oferecer meios para que estudantes consigam permanecer na Universidade. Por isso, a Instituição tem cada vez mais se preocupado em ampliar a oferta de vagas e os valores de bolsas em programas de auxílios e permanência, reajustados recentemente. 

A preocupação em ser público também significa buscar aproximação com a comunidade e, na UFRB, isso se dá por diversas frentes: seja por meio de projetos e ações de extensão, fortemente inseridos nos currículos da graduação, com propostas extensionistas selecionadas em editais de fomento —“Escola Quilombo”, SPBC vai às Escolas”, Segundo Tempo e “Musicais da Rádio Educadora FM” são alguns exemplos; seja pelas parcerias firmadas; ou ainda, pela promoção de eventos já consolidados como o Fórum de Licenciaturas, Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo e Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (RECONCITEC) ou de ações de prestação de serviço público e culturais, como ocorreu no Festival de Maragogipinho ou na Feira Literária de Cruz das Almas. O fortalecimento e valorização da cultura do estado, aliás, é um ponto importante da agenda institucional. Em abril de 2024,  a UFRB  aprovou o Plano de Cultura da UFRB, o primeiro universitário da Bahia, um importante marco em sua história.

Na dúvida, fale conosco!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.