Fechar
Eventos III Encontro institucional do PARFOR/UFRB

III Encontro institucional do PARFOR/UFRB

O Centro de Formação de Professores (CFP), o Curso de Licenciatura em Pedagogia do CFP, a Coordenação Pedagógica é da Turma de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves e o Núcleo Carolina Maria de Jesus CFP/UFRB. promove o III Encontro institucional do PARFOR/UFRB – Formação de professores em Paulo Freire: Implicações sociais e políticas para a escola básica, de forma virtual, com transmissão ao vivo, pelo Canal TV UFRB, no YouTube e evento de encerramento pela Plataforma Google Meets.

As inscrições para participação no evento acontecem no período de 23 de abril a 21 de maio, com preenchimento de formulário próprio (em link abaixo).

Nesta terceira edição, o evento tem a proposta de promover um amplo debate sobre a formação de professores pautado no amplo legado de Paulo Freire e os desafios das licenciaturas diante da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), propondo movimentos de enfrentamentos pela compreensão do grande retrocesso aos cursos de formação de professores no país.

Também é proposta do III Encontro Institucional do PARFOR/UFRB contribuir de forma reflexiva e colaborativa com o processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia (sobretudo os professores cursistas do Parfor/CFP Castro Alves) e demais cursos do Centro de Formação de Professores, pesquisadores da área e profissionais da Educação Básica com destaque para os que estão em efetivo exercício da docência.

A referida atividade de extensão está inserida ao Núcleo Carolina Maria de Jesus e contará com ricos momentos de reflexões, problematizações e debates formativos acerca da formação inicial de professores, com foco na perspectiva formativa paulofreireana, além de amplas reflexões sobre os desafios e possibilidades de resistência da BNC-Formação. Os organizadores esperam que as abordagens discutidas contribuam para fortalecer o debate sobre as temáticas em pauta e um repensar os processos formativos docentes em uma perspectiva ampla que transgrida as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica.

Inscrições em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEGPI2e7nGx5emb-4QZN5upQg7eK1jr0fFt-qcWY3xwgJgMQ/viewform

Programação

            20 de maio a 19 h. Conferência de Abertura: “Reflexões sobre as implicações da Resolução CNE/ N° 2/ 2019 .(TV UFRB)

     Professora Lucília Augusta Lino. Faculdade de Educação do Rio de Janeiro (UERJ).  Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FFP/UERJ).  Diretora de Articulação Institucional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

 Canal TV UFRB no You Tube:  https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3Dw4-R3P5QzHI&source=gmail&ust=1619117044882000&usg=AFQjCNEsaS2ONkS2sTuavzbQhw4RK3ViUA">https://www.youtube.com/watch?v=CDVDQtXnWks 

        21 de maio as 9h. Mesa de diálogos: Implicações da BNC/Formação para a Pedagogia e Licenciaturas.

Professora Josenilda Maria Maués da Silva. Universidade Federal do Pará (UFPA). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica (PPEB/UFPA). Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPA). Diretora do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR (FORPARFOR).

Mônica Regina Nascimento dos Santos. Profa. da Universidade Federal de  Alagoas (Ufal)  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação básica e profissão docente, atuando principalmente nos seguintes temas: emancipação, cotas raciais, relação entre raça e classe, identidade, igualdade e direitos humanos.

Canal TV UFRB no You Tube:  https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3Dw4-R3P5QzHI&source=gmail&ust=1619117044882000&usg=AFQjCNEsaS2ONkS2sTuavzbQhw4RK3ViUA">https://www.youtube.com/watch?v=vFl5CKUCkmI 

  • 21 de maio as 19h.  Mesa de diálogos: “A formação do/a Pedagogo/a e a BNC-Formação: movimentos e proposições CFP/UFRB”. Link de transmissão na plataforma Meet Google em https://meet.google.com/bda-yytd-twp

 Coordenação Pedagógica é da Turma de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves e do Núcleo Carolina Maria de Jesus CFP/UFRB.

ASCON 1 evento parfor