Fechar
Notícias Notícias CAsA DO DUCA UFRB inaugura nova sede do Centro de Artes de Amargosa 'CAsA do DUCA'

UFRB inaugura nova sede do Centro de Artes de Amargosa 'CAsA do DUCA'

Publicado: Segunda, 25 Abril 2022 11:48 , Última Atualização: Terça, 26 Julho 2022 20:04 | Acessos: 1274

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a inauguração da nova sede da CAsA do DUCA, o Centro de Artes de Amargosa - Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade, no dia 18 de abril.

O prédio da antiga cadeia pública, construído no final do século XIX, foi doado pela Prefeitura Municipal de Amargosa para a instalação do Centro em 2008. A obra de restauração iniciou em 2020 e foi financiada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Jorge Solla.

Os povos dos terreiros Nzo Matambale Ventos de Angola e Ilê Axé Iba Foriloya e uma criança (Benjamin, Tata Pocó do terreiro Nzo Matambale Ventos de Angola) iniciaram as comemorações abrindo a CAsA do DUCA. Dentro do Centro ocorreram exposições artísticas, performances, rodas de capoeira, atrações musicais e feira agroecológica.

Para Alessandra Gomes, coordenadora da CAsA do DUCA, este é um marco histórico para a extensão universitária e para a cultura local. "Agora com espaço próprio, depois de passar por alguns locais alugados, podemos realizar as atividades de forma mais segura e com uma estrutura adequada", afirma. "Estamos muito felizes, pois o projeto é fruto de sonhos, de persistência, de empenho... muitas pessoas passaram pelo projeto e tiveram suas vidas transformadas", complementa.

O reitor da UFRB, Fábio Josué, destacou a importância da entrega do equipamento para a comunidade acadêmica e para a sociedade. "Em tempos difíceis, é muito simbólico estarmos transformando uma antiga cadeia pública em um espaço de cultivo da expressão artística, de valorização e fortalecimento da nossa cultura, então só temos que celebrar... Sempre houve um desejo da comunidade acadêmica, do CFP e da sociedade amargosense em ver este espaço restaurado e em 2018, com o apoio do Prefeito Júlio Pinheiro, recebemos a promessa do deputado Jorge Solla para destinar uma emenda parlamentar individual para a reforma deste espaco", disse.

Participaram do evento o reitor, Fábio Josué; a diretora e o vice-diretor do CFP, respectivamente, Creuza Silva e Tiago Rodrigues; o diretor do CETENS, Jacson Machado; os pró-reitores da PROGRAD, PROPAAE, PROAD, PROPLAN e PPGCI, respectivamente, Karina Cordeiro, Carlos Alberto de Paulo, Emerson Santa Bárbara, Joaquim Ramos e Maurício Silva; o chefe do Núcleo de Orçamento de Obras da CIMAM, Gabriel Ferreira; o deputado federal, Jorge Solla; a secretária da Ciência e Tecnologia do Governo da Bahia, Mara Souza; o prefeito e vice-prefeito de Amargosa, respectivamente, Júlio Pinheiro e Getúlio Sampaio, além de outras autoridades e membros da comunidade acadêmica.

CAsA do DUCA

A CAsA do DUCA é um programa permanente de extensão da UFRB, que abriga os projetos de extensão do Centro de Formação de Professores (CFP), bem como seus grupos de pesquisa e as atividades culturais ligadas a eventos, cinema e teatro. O Centro tem como objetivo o fomento da vida cultural de Amargosa e região, entendendo por vida cultural não apenas as manifestações artísticas, mas também a elaboração científico-tecnológica, bem como a reflexão crítica, a produção intelectual, e a participação política no desenvolvimento da região.

Confira fotos da inauguração:

Fonte: Portal UFRB