Fechar
Notícias 3º Curso de Formação em Educação e Agroecologia discute agroecologia como ciência
Curso

Publicado: Segunda, 15 Agosto 2022 18:45 , Última Atualização: Sexta, 19 Agosto 2022 22:50 | Acessos: 418
imagem sem descrição.

O 3º Curso de Formação em Educação e Agroecologia é uma ação promovida através do Grupo de Pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM/CFP/UFRB), em parceria com movimentos sociais, coletivos, organizações da sociedade civil, aprovada e em execução junto ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - EDITAL PIBEX 08/2022 da UFRB. A formação materializa-se considerando o objetivo de refletir sobre Educação e Agroecologia numa perspectiva dialógica, a partir da organização de Agentes Multiplicadores da Agroecologia. O aporte metodológico da formação conta com práticas presenciais e virtuais mediadas pela organização de Núcleos de Base, leitura e produção de textos, articuladas com inspiração nos princípios da Educação Popular. Para as práticas em 2022, a proposta estabelece parcerias com o Coletivo Étnico-cultural Patrimônio Aldeia Guerém, o Colegiado da Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias (CFP/UFRB), Movimento CETA, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Fórum de Educação do Campo do Baixo Sul da Bahia que auxiliam na construção, bem como na articulação dos participantes.

O público participante da iniciativa é de professoras(es) do Campo; Estudantes; Sujeitos de Movimentos Sociais. Em termos de metodologia, a formação desdobra-se por intermédio de: a) Leitura de textos (antes das prosas); b) Análise de vídeos (antes das prosas); c) Atividades programadas pelo Núcleo de Base (NB); d) Encontros virtuais via Google Meet com participação de convidados e convidadas.

No cronograma da formação, no dia 18 de agosto de 2022 - às 19h, acontece a ação síncrona em plataforma virtual com cursistas. Na ocasião, em evidência o Módulo 1, com o tema em debate, “Agroecologia enquanto ciência: Quais os caminhos para a construção desse conhecimento?”. A proposta será mediada por Tábata Figueredo (UFRB/UNIVASF), Shirleide Alves Santos (ABA/UEPB) e Silvio Porto (LEDOC/CFP/UFRB).

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail oficial do DOCFORM, através da Coordenação Político Pedagógica - CPP. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Slide1