Fechar
Notícias Estudo da UFRB desenvolve mecanismo para identificar gasolina adulterada na Bahia.
Processo de obtenção de patente

Publicado: Segunda, 17 Outubro 2022 18:03 , Última Atualização: Terça, 01 Novembro 2022 18:10 | Acessos: 438
imagem sem descrição.

Um professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) desenvolveu um método que indica adulterações em combustíveis. A descoberta consiste no uso de um pó e uma luz ultravioleta, que juntos fazem com que o etanol ou gasolina mudem de cor caso não estejam puros.

O método desenvolvido na cidade de Amargosa está em fase de patenteamento e contou com a ajuda de alunos graduandos em química.

De acordo com o professor e doutor Jorge Menezes ,a ideia de criar o pó surgiu há 12 anos, através da observação de marcadores já existentes, como o de cédula de real e o de cartão de crédito. Todos eles garantem uma maior segurança para o consumidor.

"O marcador pode te garantir soluções estratégicas importantes baratas e fáceis", afirma.

Ao longo dos estudos, diversas pesquisas foram feitas em parceria com os alunos, que descobriram que é possível verificar a existência de água nos combustíveis adulterados. Atualmente, essa comprovação de qualidade é feita apenas nos postos de combustíveis, através do rastreador de origem e do teste da proveta.

O primeiro é feito pelas distribuidoras para garantir aos postos que o material recebido é puro. Já o segundo pode ser solicitado por qualquer consumidor, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Porém, segundo o mecânico Erenilton Santana, se um carro quebrar por causa do uso de gasolina adulterada o consumidor terá problemas para provar. E é aí que entra o mecanismo feito pelo UFRB.

"O motor do carro e outras peças não aguentam o combustível adulterado, mas para provar que esse foi o motivo do veículo ter quebrado, o combustível teria que ir para o laboratório, seria uma questão mais rigorosa. Nenhum mecânico pode afirmar que o posto foi o culpado pelo problema", afirmou.

Com o novo produto, que promete ser acessível para a população, os testes poderão ser feitos pelo próprio consumidor ou técnicos de oficina, quando suspeitarem dos problemas causados pela adulteração. Segundo o professor, Jorge Menezes, o objetivo da ideia é facilitar a vida de quem usa combustível.

"Se a gente não cuida do combustível, o desgaste prematuro das peças dos carros será maior e o consumidor precisará ir mais vezes na oficina. Esses consertos já eram caros há 12 anos e agora estão ainda mais", afirmou.

O estudante de química André Marcelino é um dos participantes do projeto. Ele conta como foi importante participar de uma descoberta científica antes mesmo de se formar.

"Eu fico bastante orgulhoso de poder iniciar a minha jornada em um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo orientador pelos outros colegas há tanto tempo. Eu fui agraciado em finalizar esse trabalho com eles", comemora.