Fechar
Notícias Grupo de Materiais Fotônicos ganha Prêmio Inventor UFRB 2022
Prêmio

Grupo de Materiais Fotônicos ganha Prêmio Inventor UFRB 2022

Publicado: Quinta, 27 Outubro 2022 15:07 , Última Atualização: Quarta, 12 Abril 2023 16:53 | Acessos: 560
imagem sem descrição.

O Prêmio Inventor UFRB 2022 em sua 6ª Edição, premiou no último dia 21 de outubro, o Prof.Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes, líder do grupo de pesquisa do Grupo de Materiais Fotônicos-GMF referente a Patente BR1020220156450 - Marcador Luminescente para Detecção de Adulteração em Etanol Combustível e Processo de Obtenção.

O Prêmio Inventor UFRB faz parte das ações de promoção da cultura de inovação da instituição e tem por objetivo reconhecer as contribuições dos inventores no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no âmbito da UFRB e do Recôncavo da Bahia, bem como homenagear pesquisadores envolvidos em atividades de proteção promovendo com isso o estímulo à inovação junto à comunidade acadêmica. O evento visa ainda promover a política de inovação da UFRB, através da divulgação das pesquisas e produções realizadas na instituição e faz parte da programação da VIII RECONCITEC 2022 - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia da UFRB. 

A patente depositada é categorizada com natureza de Patente de Invenção (PI), e configura-se como o ápice dos trabalhos do GMF em síntese de complexos fotoluminescentes de lantanídeos (notadamente Európio e Térbio) com aplicação em detecção de adulteração em combustíveis, a saber, gasolina comum, gasolina aditivada e etanol combustível. O prof. Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes, principal autor ao expressar sua felicidade com o feito, diz: "É com muito orgulho que comunico que após 12 anos de trabalho temos o depósito de nossa primeira patente! Gratidão e muito trabalho.

Viva a ciência, viva a Química! 

Confira também a reportagem da TV SUBAÉ sobre a Patente BR1020220156450 - Marcador Luminescente para Detecção de Adulteração em Etanol Combustível e Processo de Obtenção.