Fechar
Notícias Professores publicam Protocolos de combate à evasão e à retenção para ações dos Cursos do CFP/UFRB
Publicação

Professores publicam Protocolos de combate à evasão e à retenção para ações dos Cursos do CFP/UFRB

Publicado: Quinta, 10 Novembro 2022 14:06 , Última Atualização: Sexta, 18 Novembro 2022 11:42 | Acessos: 303
imagem sem descrição.

Professores do Centro de Formação de Professores publicam os Protocolos de combate à evasão e à retenção para ações dos Cursos do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, registrado sob o ISBN: 978-65-87743-63-9. O objetivo do documento é orientar coordenadores de Curso; presidentes de NDE; coordenadores de Núcleos de ensino, pesquisa e extensão; docentes e gestores do Centro de Formação de Professores (CFP) em ações de combate à evasão e à retenção.

O trabalho de autoria dos professores Adielson Ramos de Cristo e Rafael dos Reis Ferreira é resultado das discussões acerca do tema e do aprimoramento do debate no Comitê Permanente de Enfrentamento da Evasão e Retenção dos Discentes do CFP, constituído através da Ordem de Serviço Nº 179 de 10 de setembro de 2021, cujo objetivo desse Comitê é realizar um trabalho de levantamento e análise de dados sobre evasão e retenção dos Cursos do CFP, levantamento e análise da literatura, reuniões com representantes docentes, discentes, técnicos administrativos e a gestão do Centro. Para ampliar e aprofundar as discussões, o Comitê realizou Rodas de Conversa com presença de especialistas sobre o tema para discutir os problemas sobre esse tema no CFP e na UFRB em geral.

O Comitê Permanente de Enfrentamento da Evasão e Retenção dos Discentes do CFP contou principalmente com os resultados do estudo realizado pela Comissão de Combate à Evasão e Retenção, constituída no âmbito do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Filosofia, composta pelos professores Rafael dos Reis Ferreira, Ricardo Henrique Resende de Andrade e Thiago Rodrigo de Oliveira Costa, sendo o primeiro o presidente dessa Comissão. Em seu estudo, esta Comissão realizou coleta e análise dos dados das seguintes fontes: Dashboard da PROGRAD, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) disponibilizados pela Coordenação do Colegiado do Curso de Filosofia da UFRB, Relatórios de Gestão Setorial da PROGRAD de 2006 a 2019, Relatórios de Autoavaliação Institucional da UFRB de 2009 a 2019, e Questionário para Ingressantes aplicado pelo Curso de Filosofia de 2018 a 2020. Igualmente, o Comitê contou com os dados, materiais e discussões produzidas no âmbito do GT instituído no âmbito da Reitoria da UFRB com o fim específico de criar, implantar e avaliar uma política de enfrentamento da evasão e retenção.

As ações apresentadas no Protocolos de combate à evasão e à retenção para ações dos Cursos do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, dividem-se em: (i) ações estratégicas e (ii) ações pontuais. Ações estratégicas são aquelas que apresentam princípios e coordenadas gerais para ações mais estruturais. Já as ações pontuais são aquelas que dizem respeito às ações específicas das ações estruturais e que podem servir como modelo de aplicação. Espera-se, assim, com os Protocolos de ações propostos  orientar os Cursos do CFP em ações estratégicas e pontuais para combater a evasão e retenção, que é um dos grandes problemas enfrentados pelo Ensino Superior no Brasil.

O documento encontra-se disponível no caminho: Menu Institucional > Documentos > Protocolos de combate à evasão e à retenção para ações dos Cursos do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ou através do endereço: https://ufrb.edu.br/cfp/images/CFP/documentos/Documentos_UFRB/Protocolos_de_combate__evaso_e__reteno_para_aes_dos_Cursos_do_CFP-1.pdf