Fechar
Notícias Professor da UFRB integra GT Desenvolvimento Agrário na transição de Governo
Governo

Professor da UFRB integra GT Desenvolvimento Agrário na transição de Governo

Pesquisador Sílvio Isoppo Porto tem experiência nas áreas de desenvolvimento rural, agroecologia, abastecimento e segurança alimentar e nutricional. 
Publicado: Segunda, 12 Dezembro 2022 19:31 , Última Atualização: Sábado, 31 Dezembro 2022 16:19 | Acessos: 276
imagem sem descrição.

O professor e pesquisador Sílvio Isoppo Porto, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), integra, desde o dia 05 de novembro, o Grupo Técnico de Desenvolvimento Agrário, do Gabinete de Transição Governamental Federal, na condição de colaborador permanente.   

A equipe é responsável pelo diagnóstico da área com dados da gestão Bolsonaro e a produção de relatórios com informações sobre o funcionamento e a atuação dos órgãos e entidades da administração pública federal, além de indicações sobre melhorias. 

Sílvio Isoppo Porto é professor da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa. É Doutor em Meio Ambiente e Sociedade (linha de pesquisa em Agroecologia), na Universidade Pablo de Olavide (UPO), em Sevilha, na Espanha. Ele atuou por 23 anos como gestor público (1991-2013), nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. 

A escolha de Sílvio Isoppo decorre de “sua capacidade técnica e experiência profissional”, descreve Pedro Francisco Uczai, coordenador executivo do GT Desenvolvimento Agrário. Uczai solicitou a permanência de Sílvio Isoppo no GT até o dia 10 de janeiro de 2023 “para que possa participar de reuniões e diálogos técnicos no âmbito da referida equipe”. 

Entre 2003 e 2013, Sílvio Isoppo ocupou a Diretoria de Política Agrícola e Informações (Dipai), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nessa função, participou da criação e implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - integrando o Grupo Gestor do Programa -, integrou a equipe do Governo Federal que elaborou, em conjunto com as organizações sociais, a Política e o 1º Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) - sendo designado representante da Conab na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) - e no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Sílvio Isoppo atuou como consultor, entre 2014 e 2019, no desenvolvimento de trabalhos para redes e organizações sociais, tais como a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Articulação do Semiárido (ASA) e a Comissão de Desenvolvimento das Comunidades Extrativistas da Região de Diamantina - MG (Codecex), entre outras.   

Também prestou consultoria para a FAO em São Tomé e Príncipe, entre 2016 e 2017; e em Angola, em 2019. 

Revitalização da CONAB e Fome Zero 

Na condição de diretor da Conab, Sílvio Isoppo estabeleceu parcerias para o fortalecimento do trabalho de organizações e redes que atuam com o enfoque agroecológico, tais como ANA, ASA, CAA Norte de Minas, Sasop (Bahia) e FASE (Mato Grosso e Pará), além de ter exercido a Coordenação do Projeto de cooperação internacional - dirigido a revitalização da Conab, estabelecido entre essa Companhia e o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), entre 2003 e 2011. 

Em 2001, Sívio Isoppo participou da equipe que contribuiu para a elaboração da proposta do Projeto Fome Zero. Nos âmbitos municipal e estadual, atuou em programas de abastecimento alimentar nos governos municipais de Porto Alegre (1991-94) e de Belo Horizonte (1994-96) e exerceu a presidência das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (1999-2002). Foi consultor do Pnud (1997-98) em Rondônia, trabalhando com organizações sociais de extrativistas e povos indígenas. 

Fonte: Portal UFRB