Fechar
Notícias UFRB tem credenciamento aprovado para Mestrado Profissional em Química
PÓS-GRADUAÇÃO

UFRB tem credenciamento aprovado para Mestrado Profissional em Química

Publicado: Terça, 03 Janeiro 2023 13:53 , Última Atualização: Quarta, 18 Janeiro 2023 15:36 | Acessos: 257
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve a aprovação da proposta de credenciamento ao Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). A proposta, submetida pela coordenação do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, atendeu aos requisitos estabelecidos no Edital nº 696 de 13/10/2022.  

O PROFQUI tem como objetivo proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação em Química aprofundada e relevante ao exercício da docência. O funcionamento do curso de pós-graduação será no Campus Amargosa, com previsão de início no primeiro semestre de 2024. O PROFQUI é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e tem avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) com nota 4 - numa escala de 3 a 5. 

Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES, e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das Instituições Associadas, entre elas, a UFRB.

O professor doutor Yuji Nascimento Watanabe, coordenador do curso de Licenciatura em Química, disse que o credenciamento do Mestrado Profissional em Química no CFP representa a possibilidade de consolidar a pesquisa em ensino de química, o que é fundamental para um curso de licenciatura, aumentando a influência da UFRB na Bahia e no cenário nacional. "Representa também a possibilidade de conseguir financiamento para o desenvolvimento dos grupos de pesquisa, o que terá impacto não apenas na pós graduação, mas também na formação inicial dos nossos futuros professores", explicou Yuji Watanabe. "Por fim, será mais um campo de formação continuada no interior da Bahia, o que deve incrementar a profissionalização do ensino de química, aumentando a qualidade dos professores que estão atuando na educação básica".

Yuji destacou o o engajamento dos professores e o suporte da gestão de pós-graduação do CFP, na pessoa do professor Fernando Tisque e o papel da professora Michele Bortolai nesse processo de credenciamento. "Apesar de eu ser escolhido como coordenador foi ela que presidiu brilhantemente a comissão", destacou.

O PROFQUI tem como foco proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para os professores em pleno exercício da docência em educação básica do país.  

O PROFQUI tem quatro linhas de pesquisas: Novas tecnologias e comunicação; Química ambiental e energia; Química da vida; e Novos materiais. 

Ingresso

O PROFQUI realiza seleção anual, regulamentada em edital que descrevem normas, orientações e informações para o processo seletivo de ingresso no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. 

Mais informações em profqui.iq.ufrj.br.

Fonte: Portal UFRB