Notícias Estudantes da UFRB ganham Prêmio Jovem Quilombola Inovador

Estudantes da UFRB ganham Prêmio Jovem Quilombola Inovador

Publicado: Terça, 03 Janeiro 2023 13:55 , Última Atualização: Segunda, 16 Janeiro 2023 19:19 | Acessos: 418
imagem sem descrição.

Os estudantes Alaine dos Santos Gama e João Paulo dos Anjos dos Santos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campi Amargosa e Cachoeira, respectivamente, venceram o Prêmio Jovem Quilombola Inovador, da Fundação Cultural Palmares. Os dois estão na categoria de estudante e egresso de graduação, respectivamente, beneficiários do Programa Bolsa Permanência, matriculados no período de 1° de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021, conforme exigência do Edital. O resultado final dos ganhadores foi publicado no dia 22 de dezembro de 2022 no Diário Oficial da União (DOU). Foram selecionadas 25 iniciativas criativas.

Alaine ficou em segundo lugar; e João Paulo em sexto lugar, na premiação do Nordeste. O prêmio é no valor bruto de R$ 18 mil reais para cada estudante. O objetivo do concurso foi impulsionar a criatividade de alunos quilombolas, em suas atividades acadêmica de graduação de discentes de comunidades remanescentes de quilombos, certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Além disso o prêmio busca incentivar a criação e gerenciamento coletivo de produtos a partir de potencialidades ambientais e culturais; melhorias na produção da agricultura tradicional para soluções com uso de tecnologias sustentáveis na produção e armazenamento de alimentos com respeito às tradições.

Projetos

Alaíne Gama é estudante do curso de Licenciatura da Educação do Campo - Ciências Agrárias. Ela é orientada no projeto Transição Agroecológica no Quilombo Bebedouro, Lage dos Negros (Ba): formação para a permanência no território quilombola, pelo professor Tiago Rodrigues Santos (PPGEDUCAMPO/LEDOC).

Segundo Alaine, um dos objetivos cruciais do projeto é incentivar a juventude de Bebedouro, Lages dos Negros e região a ocupar a universidade, com destaque, principalmente, para o curso de licenciatura em Educação do Campo. "Mostrar que é possível, sim, adentrar e ocupar os espaços e continuar na comunidade dando assistência à sua família sem precisar sair do campo para adquirir mais conhecimento", descreve.

estudante alaine

Segundo Alaine Gama, o projeto está de vento em polpa. "A comunidade ficou muito feliz por estar sendo contemplada pelo projeto, já estamos nos articulando com a Associação Quilombola dos Agricultores Familiares de Bebedouro para estarmos recebendo a universidade e às pessoas que irão desenvolver o projeto junto comigo e com o professor Tiago Santos".

O projeto Transição Agroecológica no Quilombo Bebedouro é direcionado à juventude da comunidade. O projeto vai ter ações realizadas a partir de fevereiro até novembro de 2023. Serão realizadas várias oficinas. A primeira dela será a oficina com o tema "Construindo a trajetória no campo,quilombo e na educação do campo". "Essa oficina tem por objetivo, conhecer a trajetória de vida dos jovens e a sua relação com as famílias da escola e da comunidade", explica Alaine.

Para ela, essas ações vão possibilitar os jovens a pensar a permanência no campo, a partir da realidade da comunidade e das suas famílias. O projeto prevê o
Estágio de Vivência, entre os meses de outubro e novembro. O Estágio de Vivência visa promover o intercâmbio entre jovens quilombolas, professores da UFRB e estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Alaine integra o Comitê Permanente de enfrentamento da evasão e retenção dos discentes do Centro de Formação de Professores (CFP).

O estudante João Paulo dos Anjos dos Santos, egresso do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, foi vencedor do Prêmio Jovem Quilombola Inovador com seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela professora Alene da Silva Lins. O TCC foi endossado pela PROEXC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) da UFRB, que publicou exemplares impressos do catálogo, retratando o exercício laboral de nove mulheres quilombolas empreendedoras.

estudante joao paulo

"Como orientadora fiquei orgulhosa da premiação. Quando a PROEXC entregou o catálogo no Quilombo estivemos lá presentes", disse Alene Lins, coordenadora do Curso Bacharelado em Publicidade e Propaganda (de março a outubro de 2022) e vice-coordenadora de outubro de 2020 a fevereiro de 2022.

João Paulo disse que a premiação é de extrema importância. "Para nós, como alunos da UFRB, para a comunidade e para as mulheres quilombolas empreendedoras, fico feliz do nosso trabalho ser reconhecido dessa forma", disse . Para ele, "a premiação reconhece e valoriza as práticas de mulheres tradicionais quilombolas".

Ele disse que graças ao curso de Publicidade e Propaganda teve acesso a ferramentas e ensino que lhe possibilitou a construção desse trabalho. "A universidade pública tem o poder de ultrapassar os muros da instituição e chegar a lugares que antes era difícil de imaginar", destaca João Paulo.

João Paulo é militante no Núcleo AKOFENA/NNNE, grupo de formação para estudantes negros e negras da UFRB que visam o empoderamento do povo negro e desenvolve atividades em comunidades quilombolas do Recôncavo da Bahia.

Ele milita, também, no Coletivo Chico Véi, que realiza atividades na comunidade Quilombola da Baixa Grande e comunidades circunvizinhas. Como pesquisador participa do grupo de pesquisa Memória, Processos Identitários e Territorialidades(MITO/UFRB) e do grupo de pesquisa, As Novas Cartografias Sociais (UFRB).

Os vencedores podem ser conhecidos em gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/resultado-final-2.

Fonte: Portal UFRB