Notícias Professora do CFP palestra em universidade na Polônia

Professora do CFP palestra em universidade na Polônia

Publicado: Quinta, 26 Janeiro 2023 12:13 , Última Atualização: Quinta, 09 Fevereiro 2023 13:32 | Acessos: 352
imagem sem descrição.

No último dia 23 de janeiro, a Profª. Mª. Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves palestrou em polonês, sobre a temática "Libras: língua de sinais do Brasil, no Brasil e no Brasil" para os alunos da Filologia polskiego języka migowego (FPJM) da Uniwersytet Warszawski (UW).

Ao final da apresentação, os participantes do Pracownia Lingwistyki Migowej (Laboratório de Linguística de Sinais) ficaram surpreendidos que no Brasil todos os professores e, não apenas os professores surdos, têm um curso obrigatório de língua de sinais como parte de seus estudos, e os estudos de graduação de libras são oferecidos por 40 instituições acadêmicas diferentes.

Pracownia Lingwistyki Migowej (Laboratório de Linguística de Sinais)

O objetivo do Laboratório é criar uma descrição gramatical abrangente da Língua de Sinais Polonesa (PJM), bem como como realizar pesquisas sobre a comunicação visual-espacial sob a perspectiva da linguística geral e comparada. As atividades do laboratório incluem a criação e análise linguística do visual corpus PJM, trabalho editorial (elaboração de artigos científicos dedicados às diversas vertentes da comunicação visual-espacial, bem como publicações educativas) e organização de conferências científicas, incluindo internacionais. A atividade do Laboratório não seria possível sem pesquisas anteriores e pioneiras realizadas pelo prof. Marek Świdziński, que foi o primeiro a chamar a atenção dos linguistas poloneses para questões relacionadas à comunicação dos surdos.

Profª. Mª. Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves

É Mestra em Letras na área de Estudos Linguísticos na linha de pesquisa "Linguística Aplicada: formação de professores e ensino e aprendizagem de línguas" e graduada em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Possui Proficiência no Ensino da Libras (7° PROLIBRAS). Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores, no curso de Letras/Libras e docente no Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Apoio ao PROFNIT/UFRB. Também coordena o BABEL - Programa de extensão de línguas da UFRB.

Fontehttps://www.facebook.com/story.php?story_fbid=1165284900976135&id=100024839087982&mibextid=Nif5oz&paipv=0&eav=AfaBLJp0soZTpsPE96rDD6JS0-nHGtxQc94sKwN6aTpVsSHV22qL0jdlqe1PWJohybY&_rdr