Fechar
Notícias Professores da UFRB passam a ocupar cargos em ministérios do Governo Federal
Governo

Professores da UFRB passam a ocupar cargos em ministérios do Governo Federal

Publicado: Sexta, 17 Fevereiro 2023 10:15 , Última Atualização: Segunda, 06 Março 2023 13:11 | Acessos: 296
imagem sem descrição.

Os professores e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sílvio Isoppo Porto e Ronaldo Crispim Sena Barros assumiram, respectivamente, os cargos de diretores de Informações Agropecuárias e Política Agrícola, da Companhia Nacional de Abastecimento, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e de Articulação Interfederativa da Secretaria Nacional de Gestão do Sistema de Promoção da Igualdade Racial, vinculado ao Ministério da Igualdade Racial, em Brasília. Ambos já ocuparam cargos no Governo Federal, em anos anteriores. 

Sílvio Porto e Ronaldo Barros estão lotados como professores do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa. Sílvio Porto é professor da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias; e Ronaldo Barros é professor do curso de Licenciatura em Filosofia. Ronaldo Barros foi pró-reitor de Política Afirmativa e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da UFRB, no período de 2011 a 2014. Ele assumiu o cargo de secretário Nacional de Políticas de Ação Afirmativa da SEPPIR/PR, no período de 2014 e 2015 e depois de secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no período de 2015-2016. No Governo do Estado, ocupou o cargo de coordenador do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia entre 2017 e 2019.  

Sílvio Porto atuou por 23 anos como gestor público (1991-2013), nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal.  Entre 2003 e 2013, Sílvio Porto ocupou a Diretoria de Política Agrícola e Informações (Dipai), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nessa função, participou da criação e implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - integrando o Grupo Gestor do Programa -, integrou a equipe do Governo Federal que elaborou, em conjunto com as organizações sociais, a Política e o 1º Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) - sendo designado representante da Conab na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) - e no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

Sílvio Porto atuou como consultor, entre 2014 e 2019, no desenvolvimento de trabalhos para redes e organizações sociais, tais como a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Articulação do Semiárido (ASA) e a Comissão de Desenvolvimento das Comunidades Extrativistas da Região de Diamantina - MG (Codecex), entre outras.Também prestou consultoria para a FAO em São Tomé e Príncipe, entre 2016 e 2017; e em Angola, em 2019. 

Dentre as funções do novo cargo, como diretor-executivo na Diretoria de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, da Companha Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto deve gerir as atividades da Conab e avaliar os seus resultados; monitorar a sustentabilidade dos negócios, os riscos estratégicos e respectivas medidas de mitigação, elaborando relatórios gerenciais com indicadores de gestão; elaborar os orçamentos anuais e plurianuais da Conab e acompanhar sua execução; definir a estrutura organizacional da Conab e a distribuição interna das atividades administrativas, entre outras atribuições.

Fonte: Portal UFRB