Fechar
Notícias UFRB realiza última colação de grau de concluintes da turma de Pedagogia do Parfor
GRADUAÇÃO

UFRB realiza última colação de grau de concluintes da turma de Pedagogia do Parfor

As ações do Parfor foram realizadas, na UFRB, no período de 2009 até 2018. Com a formatura das cursistas do município de Castro Alves são 250 professoras e professores de mais de 15 municípios da Bahia que se formaram pela Instituição.
Publicado: Terça, 28 Fevereiro 2023 19:10 , Última Atualização: Domingo, 03 Dezembro 2023 11:45 | Acessos: 253
imagem sem descrição.

Vinte e três concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, do município de Castro Alves, participaram da cerimônia de colação de grau, na noite do dia 24, no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cruz das Almas. As professoras licenciadas fizeram parte da última turma do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), vinculada ao Centro de Formação de Professores (CFP), da UFRB. A Turma 2018 do Parfor teve aulas ministradas por professores do CFP, em escola publica, no próprio município de Castro Alves, pela primeira vez. 

O Parfor é um programa emergencial criado em 2008, em colaboração com as Secretarias de Educação dos estados e municípios e as instituições de nível superior, para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).  

Por meio do programa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) financia a oferta de turmas especiais, na modalidade presencial, implantadas em cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade. 

Participaram da solenidade, o reitor da UFRB, professor Fábio Josué, a pró-reitora de Graduação (PROGRAD), Karina Cordeiro; a diretora do Centro de Formação de Professores (CFP), Creuza Souza Silva; a coordenadora institucional do Parfor e coordenadora pedagógica da turma, professora Fátima Aparecida Silva; a secretária de Educação e o de Esporte e Lazer do município de Castro Alves, Fernanda Brito Carvalho e Jadson Soares, respectivamente. 

Estiveram presentes na solenidade, professores da rede municipal de Castro Alves; servidores, técnicos e professores da UFRB; os professores da turma de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves, as concludentes, os familiares e convidados. 

As oradoras da turma foram as concludentes Deijane Machado de Moura e Joelia Ribeiro Mascarenhas que proferiram o discurso. A formanda Taíle Carvalho Brito Barros proferiu o juramento do Curso de Pedagogia. 

O reitor, Fábio Josué, destacou que o Parfor se iniciou em 2009, na UFRB, e suas ações se estenderam até 2018. “Com a formatura das cursistas do município de Castro Alves são 250 professoras e professores de mais de 15 municípios da Bahia que se formaram pela nossa instituição”. Fábio Josué destacou também o objetivo do PARFOR em estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde os professores e professoras trabalham como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.  

Até o ano de 2018, a UFRB ofereceu cursos de licenciaturas do Parfor onde os professores da Educação Básica se deslocavam para os Campi de Amargosa, Cruz das Almas e Feira de Santana para participar das aulas presenciais. Em 2018, a Capes divulga o Edital Nº 19/2018, que indicou que as instituições de ensino superior deveriam “propor a implantação das turmas especiais, preferencialmente, nos municípios onde houve maior concentração da demanda”.  

Segundo a professora Fátima Aparecida, com essa nova normativa, diversas reuniões foram realizadas entre a Coordenação Institucional do PARFOR/UFRB, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Direção e professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP), Coordenações Institucionais do PARFOR das IES Baianas e Secretaria de Educação de Castro Alves, para atenderem a demanda de 31 professores e professoras do município de Castro Alves para o Curso de Licenciatura em Pedagogia.  

“Neste contexto a UFRB, em 2018, apresentou para Capes uma proposta de implantar no município de Castro Alves, uma Turma do Curso de Licenciatura Pedagogia do CFP”, descreveu Fátima Aparecida sobre o processo de implantação da turma que foi “a primeira experiência da UFRB em oferecer uma turma de um curso com as aulas presenciais ministradas em uma escola municipal”.  

“Esta turma foi organizada a partir das vagas remanescentes do curso diurno do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) e iniciou as atividades em outubro 2018 e finalizou em dezembro de 2022”, explicou Fátima. 

As concludentes foram Ana Lucia Barreto dos Santos, Ana Paula Santos Silva, Barbara de Souza Santos Silva, Dalva Souza Silva, Deijane Machado de Moura, Edna Maria de Souza, Eriene Olimpia Rabelo, Helenita Soares Nascimento, Isabel Lima de Jesus, Ivonete da Silva, Jamile Mota dos Santos Rodrigues, Jamille Gomes Silva, Joelia Correia Oliveira, Joelia Ribeiro Mascarenhas, Marceli Ramos Mendes, Marta Cristina Goncalves da Cunha, Nara Rubia Lopes Medeiros, Paula Santana dos Santos, Silvia Maria Pinheiro dos Santos, Taíle Carvalho Brito Barros, Valdineia Jesus dos Santos, Valquiria Costa de Jesus e Vanessa Costa Santana.

Confira fotos do evento: