Fechar
Notícias Posicionamento do CFP sobre a BNC-Formação; Suspensão do prazo da Resolução Nº 02/2019/PPC.
Comunicado

Posicionamento do CFP sobre a BNC-Formação; Suspensão do prazo da Resolução Nº 02/2019/PPC.

Publicado: Segunda, 06 Março 2023 13:04 , Última Atualização: Segunda, 06 Março 2023 20:07 | Acessos: 722
imagem sem descrição.

O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) discutiu e deliberou por posicionamento contrário Resolução CNE/CP nº 002/2019. Esta resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).   O assunto foi tema de diversas reuniões, sendo o resultado a deliberação de construção coletiva de um documento manifestando a posição contrária do CFP sobre a referida resolução e posteriormente, ampla divulgação. O documento foi construído por uma comissão e foi debatido e aprovado por unanimidade na 138ª Reunião Extraordinária do Conselho Diretor de Centro, sendo encaminhado às instancias superiores (Reitoria, PROGRAD e Câmara de Graduação) em julho de 2022. Este posicionamento foi debatido novamente na 173ª Reunião Ordinária de Conselho Diretor de Centro e foi novamente deliberado pelo reenvio às instâncias superiores da UFRB, com solicitação  de ponto de pauta nas reuniões de Conselhos Superiores da UFRB, com ampla divulgação nos meios de comunicação da UFRB.

Confira a integra do documento em: https://ufrb.edu.br/cfp/images/CFP/documentos/Documentos_UFRB/cfp/Posicionamento_Contrrio_do_CFP_sobre_a_Resoluo_0022019_-_BNC-Formao.pdf.  

Suspensão do prazo da Resolução Nº 02/2019 – Reformulação dos PPCs  

Na semana passada, recebemos e-mail da PROGRAD informando a suspensão da referida Resolução, comunicando que o presidente do CNE, o Sr. Luiz Curi, afirmou que a supracitada Resolução será alterada através de um comitê de reordenamento. Este trabalho deverá ocorrer ainda no ano de 2023 e, ao final, novos prazos serão apresentados aos entes interessados.