Fechar
Notícias Notícias CFPsaúde Grupo de pesquisa de Materiais Fotônicos do CFP desenvolve composto químico utilizado em tratamento de ansiedade
Pesquisa

Grupo de pesquisa de Materiais Fotônicos do CFP desenvolve composto químico utilizado em tratamento de ansiedade

Publicado: Segunda, 10 Abril 2023 18:22 , Última Atualização: Sexta, 22 Setembro 2023 14:39 | Acessos: 497
imagem sem descrição.

O Grupo de Pesquisa Materiais Fotônicos (GMF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveu um composto químico com baixa toxicidade e efeito ansiolítico (remédios utilizados no tratamento de ansiedade). A pesquisa foi feita em parceria com universidades cearenses, liderada por Jorge Fernando Silva de Menezes, docente do Centro de Formação de Professores (CFP).

Para o professor Jorge Menezes, esse resultado é bastante significativo, “é um trabalho robusto e com resultados bastante relevantes, tanto que conseguimos publicar em uma revista científica de alto impacto, é o reflexo dos trabalhos que vêm sendo produzidos por Universidades públicas” e reforça a importância dessa pesquisa no mundo atual onde o mundo vive e sofre com a ansiedade do cotidiano.

O artigo científico sobre o composto químico foi publicado em 8/4/2023, no Journal of Biomolecular Structure and Dynamics, que é um periódico internacional revisado por pares que publica contribuições de pesquisa originais e de alta qualidade para o conhecimento científico.

O trabalho foi desenvolvido nos laboratórios da UFRB/CFP pelo GMF, em parceria com pesquisadores da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e UVA (Universidade Estadual do Vale do Acaraú), a partir da síntese e caracterização de um complexo à base de Európio (elemento químico da série dos lantanídeos) combinado com a naftoquinona natural lapachol (composto orgânico natural pertencente ao grupo das naftoquinonas), obtida a partir da serragem de pau d’arco, materiais que são descartados nas serrarias da região de Amargosa-BA. 

Grupo de Materiais Fotônicos - GMF

O Grupo de Materiais Fotônicos foi criado em 2010. O grupo é registrado pelo CNPq e certificado pela IES. Os trabalhos realizados no Grupo envolvem a colaboração de pesquisadores do Brasil e do exterior. Todos as pesquisas são feitas com alunos da UFRB/CFP que realizam suas iniciações científicas principalmente nas modalidades PIBIT e PIBIC, com bolsas de órgãos de fomento tais como, CNPq, FAPESB e UFRB. A maior parte dos trabalhos feitos nos últimos anos está incluída no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Meio Ambiente do CNPq que têm destinado recursos para compra de equipamentos, materiais de consumo, intercâmbio dos alunos para laboratórios de outras instituições do país e participação em congressos.

Journal of Biomolecular Structure and Dynamics

O Journal of Biomolecular Structure and Dynamics é uma das principais publicações em ciência computacional de ponta, biologia estrutural atômica, bioinformática, design de drogas virtuais, genômica e redes biológicas. A Revista publica artigos original. Todas as submissões de manuscritos estão sujeitas à avaliação inicial do Editor-Chefe e, se consideradas adequadas para consideração posterior, à revisão por pares por especialistas independentes e anônimos. 

Resumo do Artigo

Os problemas de saúde mental relacionados à ansiedade são estimados em 3,6% globalmente, os benzodiazepínicos (BZDs) são a classe de medicamentos indicados para o tratamento da ansiedade, incluindo lorazepam e diazepam. No entanto, foram levantadas preocupações sobre os riscos de curto e longo prazo associados aos BZDs. Portanto, apesar dos medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, existe a necessidade de desenvolver farmacoterapias mais eficazes e com menos efeitos colaterais do que os medicamentos existentes. O presente trabalho relatou a síntese, atividade ansiolítica, mecanismo de ação em Zebrafish adulto (Danio rerio ) e estudo in silico de um complexo metálico de európio com Lapachol, [Eu(DBM) 3 . COLO]. Cada animal (n = 6/grupo) foi tratado por via intraperitoneal ( ip.; 20 µL) com o complexo sintetizado (4, 20 e 40 mg/Kg) e com o veículo (DMSO 3%; 20 µL), sendo submetido aos testes de atividade locomotora e toxicidade aguda 96h. Também foi realizado o teste claro/escuro e avaliado o mecanismo serotoninérgico (5-HT) através dos antagonistas dos receptores 5-HTR 1 , 5-HTR 2A/2C e 5-HTR 3A/3B . O complexo foi caracterizado por técnicas espectrométricas, e o efeito ansiolítico do complexo pode estar envolvido na neuromodulação dos receptores 5-HT3A/3B, uma vez que o pré-tratamento com pizotifeno e ciproheptadina não bloqueou o efeito ansiolítico do [Eu(DBM)3.LAP], ao contrário da fluoxetina teve seu efeito ansiolítico revertido. Além disso, o docking molecular mostrou interação entre o [Eu(DBM)3.LAP] e receptor 5HT 3A com energia de ligação −7,8 kcal/mol e o estudo ADMET mostrou que o complexo apresenta baixo risco tóxico. Espera-se que o início deste estudo permita a aplicação dos novos ansiolíticos, dado o potencial farmacológico do complexo lapachol.

Leia o artigo na íntegra.

Fonte: Portal UFRB