Fechar
Notícias Estudantes de Licenciatura em Química da UFRB são aprovados em programa de doutorado
PÓS-GRADUAÇÃO

Estudantes de Licenciatura em Química da UFRB são aprovados em programa de doutorado

Publicado: Quinta, 27 Julho 2023 19:51 , Última Atualização: Quinta, 03 Agosto 2023 20:13 | Acessos: 206
imagem sem descrição.

Três estudantes do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foram aprovados na seleção de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Energia e Meio Ambiente (PGEnAm), do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente vinculado à Universidade Federal da Bahia (CIEnAm – UFBA), para o semestre letivo de 2023.2. O PGEnAm objetiva a formação de recursos humanos qualificados, em nível de Doutorado, através da atuação em pesquisa interdisciplinar em temas envolvendo Energia e Ambiente.

Os estudantes Elessandra Góis dos Santos, Thales Marcelo dos Santos e Lourdes Oliveira Galvão (conhecida por “Lurie”) foram aprovados como alunos regulares do doutorado. Eles finalizaram o curso de Licenciatura em Química, em junho de 2023, defendendo os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), no semestre correspondente a 2022.2, sob orientação científica do professor doutor Rodrigo De Paula, líder do Grupo de Pesquisa em Físico-Química Orgânica do CFP/UFRB, em Amargosa.

O professor Rodrigo De Paula disse que acompanhou todo o processo de seleção até a aprovação dos estudantes. "Possuo colaborações científicas com docentes que pertencem ao quadro de professores-orientadores no CIENAM. Por isso, assim que o processo finalizou, tive acesso à informação sobre a aprovação destes estudantes", explicou. Segundo ele, a aprovação destes estudantes para o ingresso diretamente no Doutorado é um fator muito importante para o CFP. "O curso é de Licenciatura em Química; a estrutura dos laboratórios é deficiente. No entanto, nem por isso, deixamos de realizar pesquisa de alto nível, mesmo na Graduação. Isso mostra que estamos no caminho certo, primando pela formação de qualidade".

As pesquisas do Doutorado dos estudantes devem ter início em agosto, no Campus Federação-Ondina da UFBA, em Salvador, onde serão orientados pelo professor doutor Artur Mascarenhas e devem compor a equipe do Laboratório de Catálise (LABCAT), com os demais professores doutores Raildo Fiuza e Fernanda Teixeira, dentre outros.

Os três novos doutorandos estudaram o ensino médio em escolas da rede pública baianas: Elessandra Góis dos Santos fez no Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza (CELRS); Thales Marcelo dos Santos fez no Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês; Lurie foi aluna do ensino médio do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, em Brejões; e a partir dessa experiência ingressaram no Centro de Formação de Professores onde concluíram, com êxito, o curso de Licenciatura em Química. Os três fizeram parte do Grupo de Pesquisa em Físico-Química Orgânica do CFP e atuaram como bolsistas de iniciação científica.

Elessandra Góis dos Santos foi bolsista voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela UFRB, enre 2021-2022, atuando no desenvolvimento da pesquisa: Uso de biomassa de dendê e de piaçava como precursores de biossorventes e biochars magnéticos; e na linha de pesquisa em Físico-Química Orgânica, com Uso da Biomassa como Alternativa Sustentável para Obtenção de Novos Materiais (biomassas e biochars magnéticos) para Aplicação em Descontaminação de Águas. Ela defendeu o TCC “Biomassa Magnetizada como material para remoção de poluentes: Uma estratégia para abordar sustentabilidade e meio ambiente no Ensino de Química”.

Thales Marcelo dos Santos foi Bolsista de Iniciação Cientifica (FAPESB) no período de 2021-2022 e como voluntário do PIBIC em 2022-2023. Thales defendeu o TCC "A Biomassa residual da casca da mandioca como matéria-prima para obtenção de compostos furânicos: Uma alternativa sustentável para o ensino de Química Orgânica".

Lourdes Oliveira Galvão atuou no Programa de Iniciação a Docência para a Diversidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo e entre 2021-2022 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), pela CNPq e entre 2022-2023 foi bolsista do PIBIC pela UFRB, atuando no desenvolvimento da pesquisa: Uso de Biomassa residual como matéria-prima para a obtenção de carvão ativado. Lourdes Galvão defendeu o TCC "O uso da biomassa residual do cacau como uma proposta de oficina temática para o ensino de equilíbrio químico".

Algumas Bancas Examinadoras dos TCC´s destes estudantes tiveram a participação de professores do Instituto de Química (UFBA) como membros avaliadores. "Os trabalhos chamaram a atenção destes docentes que, após o convite, conversas e muito trabalho, redigiram o projeto de pesquisa que fora aprovado pelo PGCIEnAm/UFBA", explica o professor Rodrigo De Paula.

Formação

O Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm) é vinculado à Escola Politécnica da UFBA envolve as competências em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade Federal da Bahia, voltadas para a formação de recursos humanos qualificados e realização de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, nas seguintes áreas de atuação: Petróleo e gás; Energias renováveis; Ambiente e Susntentabilidade; Novos materiais; Geração e uso eco-eficiente de energia; Combustíveis fósseis e provenientes de biomassa; Impactos ambientais na atmosfera, litosfera, hidrosfera e na vida; Produção Limpa; e Regulação e gestão.

O PGEnAm foi criado em 2006 na Universidade Federal da Bahia, é composto principalmente por docentes da Escola Politécnica, Instituto de Química, Instituto de Geociências, Instituto de Biologia e Instituto de Física, que atuam no contexto da Energia e Ambiente.

O doutor formado deverá demonstrar criatividade, independência, pensamento crítico e habilidade para abordar questões relacionadas com o tema em foco. O estudante deverá desenvolver habilidades mentais que o tornem um conhecedor profundo dos tópicos relacionados ao seu trabalho.

Mestrado na UFOB

A estudante Maria Vitoria Tosta Reis Grise, egressa do curso de licenciatura em Química da UFRB foi aprovada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química Pura e Aplicada (POSQUIPA) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Campus Barreiras. Ela fará o mestrado na linha de Físico-Química, sob a orientação do professor Rodrigo De Paula, também integrante do quadro permanente de docentes do POSQUIPA/UFOB.
No CFP, Maria Vitoria defendeu o TCC " Café: Um produto modelo para o ensino de Química em uma perspectiva sustentável". O anúncio dos aprovados no POSQUIPA aconteceu no último dia 20 de julho.