Notícias Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
20 de novembro

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 20 Novembro 2023 00:01 , Última Atualização: Segunda, 20 Novembro 2023 11:37 | Acessos: 516
imagem sem descrição.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Instituído, oficialmente, pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, a data faz referência à morte de Zumbi, em 1695, último líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi é considerado um símbolo da luta e da resistência negra ao regime escravocrata e ao racismo no Brasil.

Neste sentido, o mês de novembro tem se tornado referência para atividades que inspiram a luta e a resistência do povo negro, que historicamente tem sido os sujeitos do enfrentamento ao racismo articulado nas diversas esferas da sociedade. E desta forma, durante este mês são realizados debates e atividades que buscam chamar a atenção da sociedade para o reconhecimento da influência e da presença da cultura de origem africana no Brasil, o combate ao racismo e reflexões das suas consequências para a população negra, bem como  proposituras para uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária.

Neste contexto, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promove anualmente o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, instituído pelo Conselho Universitário em 2006, com o intuito de provocar a sociedade brasileira para a defesa, implementação e fortalecimento das Políticas de Ações Afirmativas na UFRB. Em nível nacional, a UFRB foi a primeira universidade brasileira a ter uma Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e a primeira universidade a aplicar, integralmente, a Lei de Cotas em 2012. Em 2018, instituiu o Comitê de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Reserva de Cotas e implementou a reserva de vagas na pós-graduação.

Em 2023, convidamos a sociedade a participar da 17ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo que tem como tema "Conexões afroindígenas: diáspora, identidades e antirracismo. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, de forma presencial e virtual, com transmissão pela TV UFRB, e pretende ampliar as bases epistemológicas das relações étnico-raciais, a relação entre mundos, as fronteiras e os territórios existenciais potencializados pelas Ações Afirmativas e propor estratégias de enfrentamento ao racismo. O Fórum 2023 enfatiza a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

A abertura oficial será realizada no dia 21 de novembro, às 14h, no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, com a participação da professora Josiléia Kaingang, chefe de Gabinete do Ministério dos Povos Indígenas, e da professora Dyane Brito, diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). A programação se estende aos demais Centros da UFRB a partir do dia 22. Em todos os campi haverá atividades artístico-culturais; apresentações de trabalhos em sessões temáticas e publicações em anais; oficinas e minicursos; e lançamento de livros.&

As inscrições seguem abertas até o dia 20 de novembro e podem ser realizadas no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Além da comunidade acadêmica, o público externo também está convidado para participar do evento. Confira o tutorial em vídeo da inscrição em eventos no SIGAA.

Mais informações sobre o Fórum 2023 no site ufrb.edu.br/forum.

Confira programação completa.