Fechar
Notícias Cursos de licenciatura do Centro de Formação de Professores são bem avaliados no Guia da Faculdade
Avaliação

Publicado: Segunda, 20 Novembro 2023 00:28 , Última Atualização: Quarta, 29 Novembro 2023 19:55 | Acessos: 277
imagem sem descrição.

O Guia da Faculdade é uma iniciativa do Estadão em parceria com a empresa Quero Educação, juntos realizam anualmente uma pesquisa para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores.

Utilizando-se da metodologia "avaliação por pares", a pesquisa recebe informações dos coordenadores de curso e estas, são avaliados por outros coordenadores e professores de Ensino Superior brasileiro nas suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país para apontar os melhores cursos do país.

Na edição 2023 do Guia da Faculdade, sete cursos do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia recebem quatro estrelas, sendo considerados muito bons pelos avaliadores da pesquisa.

Confira a lista de cursos:

Cursos  Pontuação
Licenciatura em Educação Física 4 estrelas
Licenciatura em Filosofia 4 estrelas
Licenciatura em Física 4 estrelas
Licenciatura em Letras, Libras e Línguas estrangeiras 4 estrelas
Licenciatura em Matemática 4 estrelas
Licenciatura em Pedagogia 4 estrelas
Licenciatura em Química 4 estrelas

O curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências agrárias não obteve pontuação por ainda não ter sido avaliado.

Sobre o Guia da Faculdade

Guia da Faculdade é uma parceria entre o Estadão e startup Quero Educação que tem por objetivo apontar os melhores cursos do país. Para isso, todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas a se cadastrarem e indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos para participar da avaliação.

As informações são coletadas através do(a) coordenador(a) de cada curso e avaliadas por coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar entre os mais de 10,5 mil avaliadores do Guia da Faculdade, de forma voluntária e sem remuneração. O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico, Corpo docente e Infraestrutura.

Após a coleta destas informações, avaliadores são acionados para dar três notas (de 1 a 5) aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham:

Para a qualidade do projeto pedagógico;

Para a qualidade do corpo docente e;

Para a qualidade da infraestrutura.

Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores. Caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como “sem nota” na avaliação. Na avaliação final, a maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2023 é a média das notas intermediárias restantes.

O resultado numérico de 2023 (com peso 3) é somado ao resultado numérico final do curso em 2022 (peso 2) e ao resultado numérico final do curso em 2021 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:

Entre 5 e 4,50  5 estrelas (excelente)
 Menor que 4,50 a 3,50   4 estrelas (muito bom)
 Menor que 3,50 a 2,50  3 estrelas (bom)
 Menor que 2,50  Não estrelado Não estrelado
 Sem nota  Sem nota(curso sem o nº mínimo de notas para receber uma avaliação)
 Não avaliado   (curso que não atende aos critérios para ser avaliado)

Com informações do Guia da Faculdade.