Fechar
Notícias Programa Escola da Terra inicia atividades na UFRB
Evento

Programa Escola da Terra inicia atividades na UFRB

Publicado: Terça, 28 Novembro 2023 13:33 , Última Atualização: Quarta, 29 Novembro 2023 13:03 | Acessos: 602
imagem sem descrição.

No dia 24 de novembro de 2023 (sexta-feira), ocorreu o Seminário de Abertura do Programa Escola da Terra na UFRB. A atividade foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Amargosa e contou com a participação de professores(as) das escolas do campo dos municípios de Laje e Mutuípe. A mesa de abertura contou com a presença da Diretora do Centro de Formação de Professores (CFP) Profa. Creuza Souza Silva, da Coordenadora do Programa De Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEUCAMPO) Profa. Ana Cristina Nascimento Givigi, de Cássia Margarete Amaro dos Santos representando a Diretoria de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), da Secretária de Educação de Mutuípe Sônia Ferreira, da Secretária de Educação de Laje Indiamara Andrade Ferreira Alves e do Coordenador do Programa Escola da Terra na UFRB Prof. Alex Verdério.

O Programa Escola da Terra é uma ação vinculada à Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC), da Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena (DIPECEI), no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). E está colocada no movimento de retomada e afirmação da política publica de Educação do Campo.

Na UFRB, o Programa Escola da Terra constitui-se a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023 que pretende realizar formação continuada de professores(as) que atuam nas escolas do/no campo de Ensino Fundamental, anos iniciais, no estado da Bahia tendo por foco a qualificação da práxis pedagógica de tais sujeitos, em nível Aperfeiçoamento, organizado em regime de alternância com carga horária total de 180 horas.

Nesta primeira edição na UFRB, o Programa Escola da Terra irá atender 340 cursistas em duas turmas. A Turma 1 – Formação de professores(as) das escolas do/no campo do Ensino Fundamental da Bahia será constituída por 140 cursistas, vinculados(as) as redes públicas de educação dos municípios que integram o Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, sejam eles: Laje, Mutuípe e Milagres. A Turma 2 – Formação de professores(as)/educadores(as) das áreas de reforma agrária, na articulação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), contemplará a participação de 200 cursistas, vinculados(as) às escolas e às áreas de reforma agrária na Bahia.

Para a efetivação da formação pertinente à Turma 1, serão realizados dois Seminários do Programa Escola da Terra na UFRB que terão por foco a abertura e o enceramento do Curso de Aperfeiçoamento e quatro módulos formativos. E cada um dos quatro módulos formativos está sustentado por um eixo, sejam eles: 1º) Questão Agrária, Materialidade de Origem e Política de Educação do Campo; 2º) Educação do Campo: comunidade, sujeitos e escola; 3º) Práticas Educativas da Escola da 

Infância e Adolescência do/no Campo I; e 4º) Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo II.

Já a Turma II, terá sua formação efetivada por meio da realização do 9ª Curso Nacional de Pedagogia do Movimento, que ocorrerá entre 07 e 21 de janeiro de 2024. Constituem-se como temas que integram à formação pretendida: Análise de Conjuntura; História e Organicidade da luta pela terra no Brasil; Ofensiva do Capital na Agricultura e os desafios atuais; Reforma Agrária Popular; Conjuntura da Educação Brasileira e da Educação do Campo; Reforma Agrária Popular, Agroecologia e Cooperação; Método de Trabalho de Base; Diversidade Sexual e de Gênero; Educação das relações étnico-raciais; Literatura, Sociedade e formação humana; Pedagogia Socialista; Educação Popular e Pedagogia do Oprimido; Pedagogia do Movimento; e Educação nos Territórios de Reforma Agrária: Educação Infantil, Escola de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos.

O Seminário de Abertura contou com a contribuição da Profa. Dra. Celi Nelza Zulke Taffarel da Universidade Federal da Bahia que no momento da manhã conduziu a conferência de “Análise da Conjuntura Educacional” e na parte da tarde a conferência sobre o “Programa Escola da Terra na Bahia: desafios e perspectivas na formação de professores(as) do campo”. Por fim, a equipe de coordenação do Programa Escola da Terra na UFRB delineou combinados e encaminhamentos para continuidade do processo formativo nos municípios.

Para o Prof. Alex Verdério, Coordenador Geral do Programa Escola da Terra, “a atividade refletiu um importante passo na retomada da política pública de Educação do Campo, trazendo para o centro do debate a formação de professores(as) conectada ao fazer das escolas do campo”. Já a Profa. Celi Taffarel afirmou sua satisfação em participação da abertura do Programa na UFRB e destacou a afirmação de uma “pedagogia crítica” como fundamento da realização do Programa, “o que foi muito bem aceito pelos professores e professoras”, estando isso ancorado “na defesa da Universidade pública e da educação pública”.

Com informações de Alex Verdério

Confira as imagens: