Fechar
Notícias Docentes do CFP organizam a recente edição do periódico Pensares em Revista; Confira!
Publicação

Docentes do CFP organizam a recente edição do periódico Pensares em Revista; Confira!

Publicado: Quinta, 30 Novembro 2023 13:37 , Última Atualização: Quinta, 30 Novembro 2023 14:13 | Acessos: 399
imagem sem descrição.

A Pensares em Revista disponibiliza a sua mais recente publicação, o Dossiê de nº 28 - Literatura Infantojuvenil: Perspectivas contemporâneas. O volume foi organizado pelas docentes Dra. Erica Bastos da Silva (CFP/UFRB), Maria Dra. Maria Betânia Almeida Pereira (FFP/UERJ). Dra. Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP/UERJ) e Dra. Mônica Gomes da Silva (CFP/UFRB) e se voltou para as mudanças de paradigmas da criação da literatura infantojuvenil, bem como dos novos marcos teóricos da crítica que dão contornos diferentes ao estudo dessas produções literárias.

Destaca-se a diversidade temática que oferece um panorama dos centros de interesse nos estudos literários infantojuvenis na atualidade. Sobressaem as questões de inclusão e acesso à literatura; as discussões emergentes como o protagonismo negro, os estudos decoloniais, a escrita feminina e temas que tangenciam as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; a importância da materialidade para a leitura e a produção de sentido para as obras infantojuvenis; bem como a renovação dos debates entre literatura para crianças e ensino a partir das teorias e práticas do letramento literário. Ao todo, o dossiê é composto por onze artigos e uma entrevista delineados a partir da temática do volume, além de um artigo formando a seção Varia.

Pensares em Revista

É um periódico eletrônico do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que objetiva divulgar trabalhos acadêmicos nas áreas de Letras e Linguística, Literaturas, Língua Portuguesa, Linguística e Linguística Aplicada, Ensino de Línguas ou Linguagens e de Literaturas. Destinando-se a socializar textos que divulguem resultados de pesquisas.

Acesse a Pensares em Revista

Com informações de Fernando H. Tisque dos Santos