Notícias CFP lança novo site com design moderno e mais acessível
TECNOLOGIA

CFP lança novo site com design moderno e mais acessível

Publicado: Terça, 05 Dezembro 2023 19:05 , Última Atualização: Quarta, 06 Dezembro 2023 14:13 | Acessos: 315
Descrição da imagem: Imagem com fundo branco gelo. No topo, em letras maiúsculas está escrito "Novo website", abaixo e em minúsculo, com fundo preto, está escrito "acesse: www.ufrb.edu.br/cfp/". No centro, há imagens de tela de celular, tablet, monitor de computador e notebook exibindo o novo site do CFP. Abaixo em fundo preto, o texto informa as principais novidades.

O Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB lançou na última quarta-feira (28/11) seu novo site institucional. A reformulação teve como objetivo a ampliação da acessibilidade aos seus usuários. O novo modelo conta com a função otimizada do auto contraste e a  inclusão do recurso aumentar e diminuir a fonte que facilitam a utilização do site por pessoas com baixa visão. Para os usuários surdos, o site agora conta com o recurso de tradução de conteúdos digitais em português para Libras, através do plugin VLIBRAS que torna computadores e celulares mais acessíveis.

O novo modelo conta com uma melhor distribuição dos conteúdos, de acesso mais ágil e acessível. As mudanças no layout deixaram o visual mais limpo, com melhor visibilidade e usabilidade, seguindo o padrão definido pelas normativas para os sites de órgãos ligados ao governo federal. O novo modelo também é totalmente responsivo, ou seja, se adapta à visualização em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Para o servidor Santiago, responsável pela implantação com apoio da ASCOM, a atualização do site é fundamental para que os usuários tenham a informação que procuram, na forma mais rápida e de fácil acesso. E neste sentido, é de extrema importância garantir a acessibilidade para que todos(as) tenham o direito a informação. Embora, tenha-se avançado nas questões de acessibilidade para pessoas surdas e com baixa visão, o servidor ressalta que ainda há muito a se fazer, no que se refere a descrição de imagens e áudio descrição dos conteúdos.

Principais mudanças

Aumento da acessibilidade com a introdução do recurso aumentar e diminuir o tamanho da fonte, otimização do auto contraste e introdução da tradução de conteúdo em Português para Libras.

Libras

No novo site, a estrutura de distribuição de conteúdos foi repensada para facilitar o acesso e a busca pelas informações e serviços que estão disponíveis para público interno e externo. O novo menu vertical traz informações institucionais, ensino  (Graduação e Pós-graduação), pesquisa e extensão, além das centrais de ajuda (Central do Estudante, Central do Servidor e Central da Coordenação) e informações de contato do CFP e da universidade em geral. Neste menu, foi criado a opção "Acesso rápido" para localizar dados de contato de servidores, Diretórios acadêmicos e a composição das representações e comissões do CFP.

Menu vertical

Dúvidas e sugestões

Em fase inicial de funcionamento, as sugestões, dúvidas e/ou erros técnicos identificados na navegação do novo portal podem ser reportados para ao Serviço de Apoio à Comunicação (SAC) no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este artigo possui narração, clique no play abaixo para ouvir.