Fechar
Notícias Programa Escola da Terra realiza reuniões de trabalho com Secretarias Municipais de Educação de Mutuípe e Laje
Curso

Publicado: Sábado, 09 Dezembro 2023 16:08 , Última Atualização: Sábado, 09 Dezembro 2023 16:33 | Acessos: 217
Descrição da imagem: Sentados em volta de uma mesa de estação de trabalho, encontram-se cinco pessoas posando para a fotografia, sendo duas mulheres brancas, uma mulher negra e dois homens brancos. Dispostos em cima da mesa, garrafas de água mineral e pastas cartonadas na cor azul escuro com a logomarca da UFRB.

No dia 07 de dezembro de 2023 (quinta-feira), a equipe do Programa Escola da Terra na UFRB, representada pelos professores Alex Verdério e Raul Lomanto Neto, realizou duas reuniões de trabalho com Secretarias de Educação de municípios que integram o Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.

A primeira reunião, ocorrida no período da manhã, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Mutuípe e contou com a participação da Secretária Sônia Ferreira e de duas tutoras que integram a equipe do Programa Escola da Terra no município.

Já na parte da tarde, foi realizada a reunião de trabalho na Secretaria Municipal de Educação de Laje. Além dos dois professores da UFRB, essa segunda reunião contou com a participação da Secretária de Educação do município Indiamara Andrade Ferreira Alves, de quatro professores(as) tutores(as) do Programa vinculados(as) à rede municipal de educação e de integrantes da equipe da Secretaria de Educação.

O Programa Escola da Terra teve suas atividades iniciadas na UFRB no último dia 24 e se vincula à Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC), da Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena (DIPECEI), no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

Sua realização no âmbito da UFRB se dá por meio do Projeto de Extensão “Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023” voltado para a formação continuada de 140 professores(as) que atuam nas escolas do/no campo de Ensino Fundamental, anos iniciais, nos municípios de Laje, Mutuípe e Milagres, tendo por foco a qualificação da práxis pedagógica de tais sujeitos, em nível Aperfeiçoamento, organizado em regime de alternância com carga horária total de 180 horas.

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo está organizado em quatro módulos formativos, desdobrados nos seguintes eixos: 1º) Questão Agrária, Materialidade de Origem e Política de Educação do Campo; 2º) Educação do Campo: comunidade, sujeitos e escola; 3º) Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo I; e 4º) Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo II.

As reuniões de trabalho nas Secretarias de Educação tiveram por foco o adensamento da proposta formativa e os conteúdos a serem abordados no Curso de Aperfeiçoamento, tendo por referência direta as demandas postas pelos municípios. Os diálogos também estiveram voltados para a definição do calendário para realização das atividades dos módulos formativos no primeiro semestre de 2024.

Para o Prof. Raul Lomanto, Supervisor do Programa Escola da Terra na UFRB, as reuniões de trabalho colocam-se como importantes momentos para “a efetivação da formação continuada de professores do campo de Mutuípe e de Laje que vai se tornar realidade com o Programa Escola da Terra, uma construção a partir do Centro de Formação de Professores, cujo foco é a qualificação desses profissionais no nível de aperfeiçoamento a ser realizado no ano de 2024”.

Com informações de Alex Verdério.

Confira as imagens:

Este artigo possui narração, clique no play abaixo para ouvir.