Fechar
Notícias Rede Escola Quilombo inicia suas atividades na UFRB
EVENTO

Rede Escola Quilombo inicia suas atividades na UFRB

Publicado: Quarta, 20 Dezembro 2023 19:30 , Última Atualização: Quarta, 20 Dezembro 2023 20:02 | Acessos: 1696
Descrição da imagem: A imagem mostra sete pessoas, seis sentadas atrás de uma mesa e uma em pé discursando no púlpito. Abaixo e a frente da mesa, um arranjo de flores horizontal e mais abaixo, diversos cartazes na cor amarela e bandeiras de movimentos sociais. Na parte inferior da imagem, com fundo amarelo e letras na cor preta, a seguinte legenda: "Rede Escola Quilombo inicia suas atividades na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Descrição da imagem: A imagem mostra sete pessoas, seis sentadas atrás de uma mesa e uma em pé discursando no púlpito. Abaixo e a frente da mesa, um arranjo de flores horizontal e mais abaixo, diversos cartazes na cor amarela e bandeiras de movimentos sociais. Na parte inferior da imagem, com fundo amarelo e letras na cor preta, a seguinte legenda: "Rede Escola Quilombo inicia suas atividades na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Entre os dias 14 e 16 de dezembro, ocorreu o IV Seminário Educação e Escolas Quilombolas. Este ano tem como tema  “Nossos passos vem de longe e vão além: 10 anos da Diretriz da Educação Escolar Quilombola na Bahia”. Buscou apresentar e refletir as ações de implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola nos Sistemas Estadual e municipais da Bahia.

 A atividade foi realizada no CFP e no Plenário da Câmara de Vereadores de Amargosa e contou com a participação de lideranças quilombolas da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e de professores(as) das escolas quilombolas dos municípios de Feira de Santana, Antônio Cardoso, Irará, Cachoeira, Santo Amaro, Muritiba, Bonito, Ituberá, Nilo Peçanha, Camamu, Valença e Campo Formoso. No total, 180 pessoas participaram do Seminário.

No dia 14/12/2023, a abertura na sala 6 do CFP foi feita a Mística pelos estudantes da Educação do Campo, organizada pelos estudantes e pela Professora Selidalva Queiroz. A mesa de abertura do evento contou com a presença de Simplício Arcanjo Rodrigues (CQR), Shirley Pimentel, Esdras Souza (NTE 09), Izabel Santos (Mestranda em Educação do Campo), João Batista (Conselho das Comunidades Quilombolas de Bonito), Rejane Rodrigues (liderança de Quingoma) e Tiago Rodrigues (Coordenador do evento). Na sequência, professoras/es das Escolas Quilombolas de Bonito apresentaram às atividades desenvolvidas no Curso Boletim Panorama Quilombola, curso de formação apoiado pelo LaPPAA/CERES/UNICAMP, CPT e Prefeitura de Bonito. Ainda neste dia, a Mesa 1 “Clube de Leitura – A Terra dar, a Terra quer – Revivendo Nego Bispo”, com Tiago Rodrigues e Shirley Pimentel e mediação Profa. Dra. Maira Lopes dos Reis. Esta foi uma atividade integrada com o Clube de Leitura: Experiências de Vida, Leitura e Escritas Negras, coordenado pela Professora Maira Lopes.

No dia 15/12/2023, ocorreu a Abertura do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, curso articulado com a Coordenação Geral Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola, vinculada à Diretoria de Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação. O Prof. Tiago Rodrigues, CFP/UFRB, foi indicado pelo Coletivo de Educação Quilombola da CONAQ ao MEC, tendo em vista a experiência na Educação Escolar Quilombola.

A mesa de abertura contou com a presença de Simplício Arcanjo Rodrigues, um dos fundadores da CONAQ, do Terreiro Pai Alício, do Ilê axé iba Foriloya, da Coordenadora do Programa De Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEUCAMPO) Profa. Ana Cristina Nascimento Givigi que também representou a vice-Reitoria a UFRB, do Prof. Dr. Leandro Diniz, representando a Direção do CFP; Prof. Dr. Carlos Adriano de Oliveira, representando o Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola;  de Cássia Margarete Amaro dos Santos representando a Diretoria de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), de Esdras Souza, representando o NTE 09; de José Ramos, de Alaine Gama, representando os estudantes da LEDOC e Prof. Tiago Rodrigues, Coordenador do Programa Escola Quilombo na UFRB.

O Programa Escola Quilombo é uma ação vinculada à Coordenação Geral de Educação das Relações Étnico Raciais, da Diretora de Políticas de Educação Étnico Raciais e Quilombola, no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). O movimento de articulação e proposição de políticas de Educação Escolar Quilombola. O Curso de Aperfeiçoamento promovido pelo MEC é projeto piloto para a formação continuada de professoras/es de Escolas Quilombolas.

Na UFRB, o Programa Escola Quilombo, constitui-se a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola – Escola Quilombo UFRB edição 2023 que pretende realizar formação continuada de professores(as) que atuam nas escolas quilombolas no estado da Bahia tendo por foco em nível Aperfeiçoamento, organizado em regime de alternância com carga horária total de 180 horas. Os cursos ocorrerão nos polos de Cachoeira (50 vagas) e Feira de Santana (50 vagas), articulado com o Fórum Permanente de Educação Escolar Quilombola da Bahia. A equipe conta com o Prof. Dr. Tiago Rodrigues (CFP/UFRB), Profa. Dra. Yérsia Assis (CFP/UFRB) e Profa. Dra. Kássia Rios (CETENS/UFRB).

Para Givânia Silva, Coordenadora do Coletivo de Educação Quilombola da CONAQ, que enviou vídeo para a abertura do evento, “o Curso foi mobilizado pelo movimento quilombola para melhorar a qualidade da formação continuada dos professores quilombolas, tendo em vista a deficiência da formação inicial das escolas quilombolas”. E fez um convite aos professoras/es quilombolas a se integrar ao Coletivo de Educação da CONAQ.

Para o Presidente do Fórum Permanente de Educação Escolar Quilombola da Bahia, José Ramos, “Este curso vem trazer um fortalecimento para a Educação Escolar Quilombola no estado. O Fórum se coloca à disposição para continuar com outras ações com a UFRB”.

Para o Prof. Tiago Rodrigues, Coordenador Geral do Escola Quilombo UFRB, “o curso de suma importância para reconhecer a dívida histórica do Estado Brasileiro com o povo quilombola. Demonstra a força do movimento quilombola que tem pautado uma educação diferenciada, contextualizada e de qualidade”.

Com informações de Tiago Rodrigues

Confira as imagens

Acessibilidade

Este artigo possui narração, clique no play abaixo para ouvir.