Fechar
Notícias UFRB define orientações para visitas técnicas no âmbito dos cursos de graduação

UFRB define orientações para visitas técnicas no âmbito dos cursos de graduação

Publicado: Quinta, 18 Janeiro 2024 15:01 , Última Atualização: Terça, 23 Janeiro 2024 15:29 | Acessos: 534
Descrição da imagem: Em close, uma mão feminina realizando anotações com uma caneta preta em uma prancheta com folhas em branco. A mulher está trajando um macacão de segurança na cor laranja. Na parte inferior, a legenda na cor preta e fundo amarelo: UFRB define orientações para visitas técnicas no âmbito dos cursos de graduação.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia estabeleceu no dia 03 de janeiro de 2024, o regulamento para as visitas técnicas no âmbito dos cursos de graduação.

A Visita Técnica consiste em contemplar o desenvolvimento de habilidades práticas, restringindo-se à observação da técnica e do campo de trabalho, consulta documental e/ou realização de diálogos e reflexões com os profissionais do local visitado e caracteriza-se coma atividade didático-pedagógica supervisionada, destinada a discentes regularmente matriculados, realizada em ambiente externo à instituição, caracterizando-se pelo contato dos visitantes com o ambiente profissional, estruturas sociais ou processos, de modo a contribuir com o processo formativo do(a) discente e fortalecer a relação entre a Instituição de Ensino e a sociedade. A Visita Técnica poderá ser de natureza acadêmica, científica, extensionista, tecnológica, desportiva, artística e/ou cultural.

A Visita Técnica deverá ser proposta por um(a) docente observando as seguintes condições: disponibilidade de transporte; disponibilidade orçamentária e financeira institucional; ter início e término previsto em período letivo; e atividades programas preferencialmente entre segunda-feira e sexta-feira. As atividades que, por qualquer motivo, necessitarem de programação ao sábado e/ou domingo, deverão ser justificadas no formulário de Solicitação de Visita Técnica.

A Visita Técnica deverá ser planejada em conformidade com os objetivos e o perfil profissional presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e possui os seguintes objetivos:

1. Promover integração entre a teoria e a prática, contextualizando saberes;
  2. Proporcionar a interação dos(as) discentes com o mundo do trabalho, processos e serviços in loco;
  3. Proporcionar ao(à) discente o aprimoramento da sua formação profissional e pessoal;
  4. Oportunizar o contato dos(as) discentes com outros espaços de aprendizagem.

A visita técnica abrange as seguintes modalidades, desde que vinculadas às atividades de ensino:

1. participação como visitante em feiras, congressos, seminários, exposições e eventos similares, com fins pedagógicos;
  2. visitas às instituições públicas e privadas, com fins pedagógicos;
  3. visitas às empresas e/ou institutos de pesquisa, de serviços e/ou produção, com fins pedagógicos;
  4. visitas às propriedades rurais ou locais públicos, com fins pedagógicos;
  5. participação como visitante em atividades artísticas, culturais e desportivas, com fins pedagógicos; e
  6. Visitas a unidades de conservação, com fins pedagógicos.

Caberá ao docente proponente realizar o acompanhamento da visita técnica e deverá indicar um(a) professor(a) ou servidor(a) técnico(a)suplente para substituí-lo(a), em casos de impossibilidade, o(a) qual deverá assumir as atribuições e responsabilidades do(a) titular da proposta de visita.

Confira a íntegra do Regulamento das Visitas Técnicas no âmbito dos cursos de graduação da UFRB.

Este artigo possui narração, clique no play abaixo para ouvir.