Fechar
Notícias Enade 2024: MEC e Inep ajustam cronograma da avaliação prática
Enade

Enade 2024: MEC e Inep ajustam cronograma da avaliação prática

Datas referentes à avaliação dos estudantes das licenciaturas foram alteradas. Novos prazos começam na próxima segunda-feira (23/9)
Publicado: Terça, 17 Setembro 2024 22:10 , Última Atualização: Quarta, 18 Setembro 2024 01:20 | Acessos: 199
imagem sem descrição.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ajustaram o cronograma do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. As mudanças contemplam, basicamente, alguns dos prazos para realização de procedimentos relativos à Avaliação da Prática, uma das principais novidades trazidas com o Enade das Licenciaturas. A retificação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 16 de setembro. 

Além das alterações no cronograma, foi incluída, no edital, uma especificação referente à supervisão da aula a ser ministrada pelo estudante durante o estágio, que poderá ser acompanhada pelo(a) coordenador(a) pedagógico(a) ou pelo(a) diretor(a) pedagógico(a) da escola. 

Confira as mudanças do cronograma: 

  • Preenchimento de declaração de existência de estudantes habilitados para a avaliação prática: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Cadastro de orientadores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Cadastro de supervisores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Preenchimento dos dados pessoais dos supervisores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Inscrição de estudantes habilitados para a avaliação prática: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024. 
  • Preenchimento do Questionário do Estudante: 23 de setembro a 23 de novembro de 2024. 
  • Preenchimento do Questionário de avaliação prática pelo estudante: 23 de setembro a 3 de dezembro de 2024. 
  • Capacitação para supervisores de estágio sobre a avaliação prática: 23 de setembro e 29 de novembro de 2024. 
  • Capacitação para orientadores de estágio sobre a avaliação prática: 23 de setembro e 29 de novembro de 2024. 

Enade Licenciaturas – A partir desta edição, o exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. O Inep aplicará as provas teóricas, já comumente realizadas, e acrescentará uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. Com isso, o exame passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. 

  • O Inep aplicará as provas teóricas do Enade 2024 no dia 24 de novembro. 

Cursos avaliados – O exame será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química. 

Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital. 

Acesse a retificação no DOU
Acesse o edital do Enade 2024
Acesse a Portaria (nº 610/2024)
Acesse a Portaria (nº 611/2024)
Acesse as Matrizes de Prova do Enade das Licenciaturas 


Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP