Nos dias 28 e 29 de maio, a Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) esteve presente no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, por meio da ação Ouvidoria Itinerante. A iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica da ouvidoria, promovendo a participação ativa na construção de uma universidade mais transparente, dialógica e comprometida com a melhoria contínua dos seus serviços.
Na tarde do dia 28 de maio, a Ouvidora-Geral da UFRB, Cristiane Pereira dos Santos, realizou uma palestra educativa sobre a ouvidoria, apresentando desde a sua estrutura física até os tipos de manifestações que podem ser realizadas (Denúncia, Reclamação, Solicitação, Sugestão e Elogio). Também, esclareceu diferenças entre assédio moral e sexual aos presentes.
A palestra também destacou o papel estratégico das ouvidorias públicas, conforme a Lei nº 13.460/2017. Entre suas atribuições estão: receber, analisar e encaminhar manifestações; garantir a qualidade e os prazos das respostas; promover a escuta ativa e a mediação de conflitos; proteger a identidade de denunciantes (Decreto nº 10.153/2019); atuar como canal de acesso à informação (Lei nº 12.527/2011) e aos direitos de dados pessoais (Lei nº 13.709/2018); e propor melhorias contínuas nos serviços públicos.
Já na noite do dia 28 e na manhã do dia 29, foram realizados atendimentos presenciais voltados à escuta da comunidade acadêmica, com orientações e esclarecimentos sobre procedimentos de manifestação, fortalecendo o diálogo institucional e a cidadania participativa.
Tem uma manifestação a fazer?
Para encaminhar uma manifestação o usuário precisa acessar o Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, disponível em: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2fPainelServidor%2fPrincipal.aspx, enviar a manifestação para ouvidoria@reitoria.ufrb.edu.br ou comparecer presencialmente à Ouvidoria da UFRB (Rua Ruy Barbosa, n° 710, Centro, Cruz das Almas, Prédio da Reitoria) ou ligue (75) 99983-2253.
O prazo para o usuário receber a resposta administrativa da sua manifestação é de 30 (trinta) dias, prorrogáveis por mais 30 (trinta), mediante justificativa (Art. 16 da Lei nº 13.460/2017).
Confira as imagens: