Fechar
Processos seletivos Notícias UFRB realiza chamada pública para seleção de associações produtivas da agricultura familiar e quilombola.
Seleção

UFRB realiza chamada pública para seleção de associações produtivas da agricultura familiar e quilombola.

Publicado: Terça, 26 Março 2024 14:01 , Última Atualização: Terça, 23 Abril 2024 23:53 | Acessos: 74
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e da Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA), divulga edital para seleção de associações produtivas da agricultura familiar e quilombola, interessadas em participar do projeto “Raízes da Transformação: tecendo rede de associações produtivas da agricultura familiar e quilombola no Recôncavo da Bahia”.

O projeto tem como objetivo promover atividades de extensão no âmbito da pós-graduação da UFRB, por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e assistência técnica de modo interdisciplinar com a participação de diferentes programas de pós-graduação, em diálogo com instâncias da gestão pública estadual e local, organizações e movimentos sociais do campo, para contribuir para fomentar e fortalecer o associativismo produtivo entre agricultores e agricultoras familiares e quilombolas no Território do Recôncavo da Bahia, lócus de atuação da UFRB.

A inscrição da associação produtiva acontece por meio do formulário eletrônico próprio. O formulário de inscrição deve ser preenchido por um de seus membros, podendo ser o representante legal ou não da associação produtiva. O período de inscrições vai até o dia 10 de abril.

O edital prevê o registro de manifestação de interesse em integrar o projeto; e a seleção inicial de dez associações produtivas da agricultura familiar e quilombola localizadas no território do Recôncavo da Bahia ou nos municípios com Centros de ensino da UFRB, que serão acompanhadas pelo projeto.

O coordenador do CINOVA e do projeto, professor Nilson Weisheimer, destaca que as atividades do projeto visam contribuir para formação e o fortalecimento de associações produtivas da agricultura familiar e quilombola no Recôncavo, como meio de promover a segurança alimentar, a diversificação produtiva, a transição agroecológica e a inclusão em políticas públicas. Por sua importância para a reprodução social desses comunidades daremos ênfase na mobilização de mulheres e jovens.

Raízes da Transformação 

O projeto é vinculado ao Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como ações a serem desenvolvidas, a realização de pesquisa empírica com métodos mistos e interdisciplinar para o mapeamento do associativismo produtivo no Recôncavo, diagnóstico da situação socioeconômica das comunidades, dos processos de trabalho e dinâmicas produtivas, do acesso a políticas públicas e aos mercados.

O projeto pretende também trabalhar com a identificação de plantas nativas com potencial medicinal, ornamental e frutíferas e culturas agrícolas; condições de produção, do solo e de recursos hídricos das comunidades participantes.

Os beneficiários vinculados as associações terão acesso a cursos de capacitação e de formação de proficiências para o associativismo produtivo, para o acesso às políticas públicas, o beneficiamento de produtos, manejo sustentável de recursos, à transição agroecológica, à segurança alimentar. As ações desenvolvidas terão como objetivo estratégico, para assegurar a sustentabilidade e continuidade das associações, promover uma participação de mulheres e jovens nas associações, além de promover o intercâmbio entre agricultores e agricultoras para atuação em rede de associações produtivas.

Confira o Edital de Chamamento Público 002/2024.

Inscrição neste link até 10/04/24.

As dúvidas referentes ao processo seletivo e a participação das associações podem ser resolvidas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..