Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2008/09//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2008/09/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo//tmp/httra52A9n3xHTb Ű:OKtext/htmlUTF-8gzipȪl:Thu, 23 Oct 2014 12:41:30 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *zHTJG: Link Recôncavo | Arquivo | setembro

Arquivo | setembro, 2008

Tags: , ,

Karatêcas de Santo Antonio de Jesus ganham medalhas em Brasília

Postado em 30 setembro 2008 por Hamurabi Dias

Nos dias 20 e 21 de setembro, foi realizado em Brasília o 9º Campeonato Brasileiro de Karatê, categoria Shotokan. Os atletas da Associação Providência de Karatê Clube trouxeram para o município sete medalhas, três de ouro, uma de prata e três de bronze.

Em entrevista a um portal de noticias da cidade (www.infosaj.com.br), o professor Edberto dos Santos fala da importância da conquista para a esporte local, ele ainda ressalta o apoio dado pelo comércio da cidade, mas se queixa  da falta apoio ao esporte amador.  

Entre os medalhistas destaca-se o garoto Vitor Kauã, 11, que ganhou duas medalhas de ouro nas categorias Kata e Kumite. Ele diz se sentir muito bem em poder conquistar os titulos para seu município, e agora pensa na conquista do Sul americano.

Por Rosivaldo Mercês

Comentários (0)

Tags: , ,

Estudantes ocupam reitoria da UFRB

Postado em 26 setembro 2008 por Sayonara Moreno

Os estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras, após algumas tentativas de negociações com a administração da UFRB, ocuparam a reitoria da Universidade, em Cruz das Almas, com apoio de estudantes de outros centros. Sem previsões para se retirar do local, os ocupantes reivindicam assistência estudantil, restaurante universitário, residência, livros, laboratórios e infra-estrutura em geral.

A ocupação ocorreu após uma manifestação, com faixas e cartazes, durante uma palestra realizada pela PROPAAE (Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil), na sede da UFRB em Cruz das Almas. Os alunos da Federal do Recôncavo solicitaram a retirada dos funcionários e do Vice-reitor, Silvio Soglia, e ocuparam a reitoria. A desocupação foi pacífica. Não houve nenhuma resistência por parte da administração. Durante a ocupação, os estudantes redigiram uma pauta de reivindicações a ser entregue ao Reitor em exercício e  divulgaram o fato para os veículos de comunicação local e estadual.

A Administração Central da UFRB divulgou nota pedindo a entrega da pauta de reivindicações e a colaboração dos estudantes para manutenção de serviços essenciais.

Por Sayonara Moreno

Comentários (15)

Tags: , ,

Lei em vigor é descumprida por agências bancárias

Postado em 26 setembro 2008 por Vanhise Ribeiro

Em vigor desde 2002 no Município de Muritiba, a “lei das filas” ainda é desconhecida pela grande maioria da população que visita diariamente as agências bancárias da cidade para atendimento no setor de caixas.  

A Lei Municipal nº 644/2002, de autoria do vereador Clementino Pereira Fraga Filho (atual PMDB), sancionada e publicada em 22 de abril, limita o tempo de espera nas filas em dias normais para 20 minutos.

O limite aumenta para 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados ou ainda em dias de pagamento de funcionários públicos, não podendo ultrapassar tais prazos.

As agências bancárias são por lei obrigadas a atenderem seus clientes num tempo hábil, contado a partir da entrada do cliente nas filas dos caixas. Contudo, o que se vê em Muritiba são, por vezes, agências cheias, filas intermináveis, tempo de espera digno de muita paciência.

Maria Rocha, cliente do Bradesco, confessa que ir ao banco é uma das obrigações que mais a aborrece. “Pensar em ir ao banco já me deixa exausta! Fico impaciente com o tamanho das filas e com dor de cabeça todas as vezes que demoro de ser atendida” afirma Rocha.

Marcos Vinícius Silva, subgerente da agência do Bradesco em Muritiba, conta que o maior movimento na agência tem a duração de 10 dias. “Nos cinco primeiros dias do mês para pagamento de aposentados e nos últimos dias do mês para funcionários públicos” diz Silva.

A agência do Bradesco conta em Muritiba com quatro funcionários para o atendimento no setor de caixas. Desses, um encontra-se em licença médica e outro acaba de ser exonerado do cargo.

FILAS – Ciente da legislação, Antônio Carlos Cerqueira, gerente do Bradesco, relata que o Banco tem buscado formas de diminuir o fluxo de pessoas, apostando na oferta de serviços alternativos. “Em termos de atendimento, o banco tem buscado alternativas para minimizar o tempo em fila” relata Cerqueira. Segundo ele, a cidade conta com quatro terminais de atendimento, os chamados Bradesco Expresso, entre outros serviços que visam diminuir as filas na agência.

Contudo, as filas persistem. Nelson Carvalho, cliente dessa agência, declara estar há mais de 20 minutos na fila, esperando não só a sua vez, como também a retomada do sistema bancário, que por vezes ‘sai do ar’. “O atendimento nos bancos sempre demora principalmente nos caixas”, fala Carvalho.

  Edivaldo Dayube, escriturário da agência do Banco do Brasil em Muritiba, relata que a maior parte das pessoas ainda prefere o atendimento nos caixas, pela falta de prática com os terminais eletrônicos e pela segurança, motivos pelos quais as filas crescem. “Todos acreditam ser mais seguro as transações no caixa”, diz ele.

Nessa agência, o setor de caixas conta apenas com um funcionário. A gerente do Banco, Mirtes Santana, alega que a lotação da agência não permite um efetivo maior de funcionários, por isso o Banco disponibiliza pontos com correspondentes bancários, visando facilitar o atendimento em outros locais da cidade.

PARECER - Os Bancos foram alertados do não cumprimento da lei, que em vigor, daria às agências um prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua publicação, para adequarem-se às tais disposições. O não cumprimento sujeitaria o infrator a punições, que variam de advertências a multas entre R$ 200 e R$ 400 reais, podendo até haver suspensão de licença, caso haja mais de 10 reincidências.

Por lei, a Secretaria de Administração Municipal, seria o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dessa legislação. Ao município, caberia a elaboração de um meio de defesa e fiscalização da prestação de tais serviços, que ofereça atendimento ao público, já que esta fiscalização deve ser realizada pelos próprios usuários. Para efeito de controle, deveriam receber bilhetes ou senhas com os horários de quando entraram na fila.   

João Paulo Souza, técnico administrativo do Ministério Público, alerta para a necessidade de implantação de uma PROCON (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão que segundo ele, seria o mais apropriado para receber queixas e punir as agências que desrespeitam o tempo de espera.

“Já houve algumas reuniões nesse sentido, e Muritiba que, entre as cidades próximas tem uma localização mais central, sediaria a PROCON, mas até agora ainda estamos à espera de sua implantação”, declara João Paulo.

AMPLIANDO A DISCUSSÃO – Há um ano na gerência do Banco do Brasil, Mirtes acredita que a lei das filas é injusta e questiona o porquê, de só os bancos serem obrigados a cumprirem tais requisitos, já que o problema das filas é algo generalizado.

“Pegamos filas em quase todas as instituições, mas por que só os bancos foram punidos? Por que ao invés de imputar uma multa, não se imputa uma multa empregatícia, obrigando os bancos a contratarem mais empregados? O que existe é uma finalidade financeira. E quem garante que as multas arrecadadas serão empregadas em melhorias para a sociedade”, questiona Mirtes, expondo sua posição pessoal.

Conforme ela, estas demandas acabam tendo uma dimensão política e não social. “Com relação às políticas públicas é necessário haver a participação da sociedade. Na formulação de leis como essa, seria necessário ouvir as reais demandas da população”.   

Situações assim nos fazem refletir efetivamente sobre o que de fato tem sido considerado como utilidade pública. A ‘lei da fila’, embora se faça presente no papel, ainda não ultrapassou as exigências mínimas da linguagem, ser socializada. Desconhecer direitos talvez seja a sina de muitos cidadãos, isentados da construção de sua própria cidadania.   

 

Por: Vanhise Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (1)

Tags: , ,

CineCaos apresenta Pro Dia Nascer Feliz

Postado em 26 setembro 2008 por Elton Vitor

Local: espaço Café com Arte Sebo Ana Néri (ao lado da Fundação Hansen Bahia) – Cachoeira-Ba

Sinopse do filme: As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.

Pro Dia Nascer Feliz é o segundo longa-metragem dirigido por João Jardim. Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Edição – Documentário. Ganhou os Kikitos de Ouro de Melhor Filme – Júri Popular, Melhor Trilha Sonora, o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio da Crítica, no Festival de Gramado. Ganhou o prêmio de Melhor Documentário – Júri Oficial, o Prêmio da Juventude e o Prêmio Bombril de Melhor Documentário Brasileiro, na Mostra de Cinema de São Paulo.

Ficha Técnica:  Gênero – Documentário

                           Ano de lançamento (Brasil) – 2006

                           Direção/roteiro – João Jardim                         

Entrada: franca

Realização: CineCaos – Cineclube

Apoio: Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB

            Sebo Ana Néri

Informações: zinecaos@gmail.com

                       (71) 81909547

Elton Vitor Coutinho

      
 

Comentários (2)

Tags: , ,

Caruru dos sete poetas chega a sua 5ª edição

Postado em 26 setembro 2008 por Elton Vitor

Local: Igreja do Rosarinho – Cachoeira-Ba

Assunto: encontro de sete poetas selecionados anualmente para recitar seus poemas. O nome do evento cria uma relação com os sete meninos das manifestações religiosas. É a união da literatura a um momento da cultura baiana de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião.

Neste ano em que o poeta Solano Trindade faz cem anos, o tema escolhido para a programação é o título do seu poema, “Tem gente com fome“. Dentre os 7 poetas convidados para a 5ª edição estão: Aninha Franco, Ele Semog, Hélio de Assis, Herculano Neto, Jocélia Fonseca, Jurandir Rita e Raimundo Cerqueira.

Além dos sete poetas terá a apresentação do grupo Bando de Madeira e Corda, da Confraria dos Tios e de Mateus Aleluia com o musical “Afro-barroco”.

Entrada: franca

Informações: casadebarro@gmail.com

(75) 9931-2424 / 3414-6049 / (71) 9915-3478

Elton Vitor Coutinho

Comentários (1)

Tags: ,

Prefeituráveis de Cruz das Almas se encontram no Debate da CDL

Postado em 26 setembro 2008 por Gustavo Medeiros

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Cruz das Almas recebeu no dia 24 de Setembro os candidatos que disputam a sucessão municipal da cidade planalto (Orlandinho, Dr. Jean, Edson Ribeiro e Margarida Carvalho). Estiveram presentes no evento representantes do setor empresarial, lojistas e profissionais liberais. Foram discutidos temas variados como saúde, educação, segurança pública, comércio e infra-estrutura.

A modernização da região central da cidade, onde fica localizada boa parte da estrutura comercial, esteve na pauta de discussões. Além disso, os prefeituráveis falaram sobre a infra-estrutura que pretendem montar para os festejos de São João, quando a cidade tem seu maior movimento de turistas e mostraram idéias para incentivar a agricultura, geração de empregos e atração de novas empresas. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal, um dia após o debate da UFRB, onde somente a candidata do PDT, Margarida Carvalho, compareceu. Foi transmitido também pela Rádio Alvorada AM.

Gustavo Medeiros

Comentários (0)

Tags: , , ,

TPM: muitas mulheres ainda sofrem com a vilã

Postado em 26 setembro 2008 por Tamires Peixoto

Choro, desconforto abdominal, tensão, irritabilidade. Esses são alguns dos 150 sintomas classificados pela medicina, da desordem disfórica pré-menstrual, mais conhecida como TPM.
Segundo dados, encontrados no site www.gineco.com.br, 75% das mulheres, em idade fértil, são afetadas por essa tensão. Os sintomas agem sobre as mulheres na fase pré-menstrual, esse é um fato que deve ser observado pelas mesmas. Se o desconforto permanecer durante todo o ciclo menstrual, a mulher deve procurar o especialista da área: o ginecologista.
Não existe um tratamento específico para a TPM devido problema variar de mulher para mulher. O uso de pílulas contraceptivas e de métodos intra-uterinos, que bloqueiam a menstruação, são indicados pelos médicos. Além disso, foi cientificamente comprovado que a vitamina B6 (Peridoxina), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser utilizados para a melhoria dos sintomas. Essas vitaminas podem ser encontradas nos alimentos (saiba mais).
Ângela dos Santos, 31 anos, doméstica, moradora da cidade de São Félix, sofre intensamente com os sintomas da TPM. “Fico muito nervosa, principalmente com os meus filhos”, comenta. Ao contrário de Ângela, Ana Lívia Oliveira, 33 anos, atendente, não tem a inconveniente tensão pré-menstrual. “Meu humor é sempre o mesmo, nunca tive problema com TPM. Seria até ruim se o meu humor neste período mudasse, principalmente porque eu trabalho com atendimento ao público. Graças a Deus não sinto nada”, explica.
A cólica menstrual também atinge um grande número de mulheres. Mas este não é um sintoma que advém da TPM. As cólicas estão associadas com outros problemas como a endomentriose (crescimento de células que revestem, internamente, o útero).
“A TPM me atrapalha muito, porque meu ciclo menstrual é intenso. Começo a sentir dores nas pernas, cólicas, o peito começa a doer. Eu já desisti de sair por causa dela”, relata Cleide Silva Cardoso, 27 anos, recepcionista geral, moradora de São Félix. Ainda acrescenta: “Quando a minha menstruação está perto de chegar eu fico estressada. Meu rosto enche de espinhas. A TPM é ainda maior quando sinto dores. É o momento que não quero falar com ninguém”.
As mulheres também podem prevenir o desconforto da TPM modificando seus hábitos alimentares e comportamentais. A diminuição de gorduras, café, sal, açúcar, praticar exercícios aeróbicos, ajudam a amenizar o estresse e equilibrar os níveis hormonais.

Por Maiane Matos

Links relacionados: http://www.gineco.com.br/colica1.htm

Comentários (1)

Tags: , ,

Consumo de bebida alcoólica por jovens preocupa a sociedade

Postado em 26 setembro 2008 por Maísa

Uma realidade que se observa atualmente é o consumo abusivo de bebidas alcoólicas por adolescentes, seja em praças, em bares ou na casa dos pais. O contato dos jovens com esse tipo de bebida tem se tornado cada vez mais cedo, e isso pode ser observado também em Cachoeira.

Vários motivos são apontados como causa dessa estimativa, como a atração do mundo fantástico de belas garotas e azaração das propagandas de cervejas, a facilidade do acesso às bebidas alcoólicas, a interferência dos amigos e os próprios hábitos da família, pois, em muitos casos o primeiro contato com o álcool ocorre em festas familiares.

Hoje, no Brasil, segundo estatísticas o primeiro gole de bebida alcoólica está entre 10 a 11 anos de idade, o que se torna perigoso porque o organismo ainda está em fase de formação e aumenta a vulnerabilidade para a utilização de outros tipos de drogas. Daniel Soares, 24 anos, jovem cachoeirano, afirma que seu primeiro contato com a bebida foi aos 12 anos, em uma festa em casa. “Eu acho que comecei muito cedo, mas conheço muitos amigos e primos que não foram diferentes de mim”, relata.

Beber em excesso causa muitos prejuízos à saúde como hipertensão, danos ao fígado, pâncreas, sistema nervoso e pode facilitar o desenvolvimento de cânceres. Além do aumento de ocorrências de acidentes no trânsito, brigas e discussões que acabam em tragédia, e a iniciação precoce aumenta as chances do jovem se tornar dependente do álcool.

O grande problema está na banalização do uso do álcool pela sociedade, os pais acabam se preocupando mais com as drogas ilícitas e se esqueçam da prevenção em relação às drogas legalizadas, como a bebida alcoólica e o fumo. É importante a criação de políticas públicas para educar e orientar os jovens e os pais sobre os riscos do consumo exagerado de dessas bebidas durante a adolescência.

Em Cachoeira existe um grupo dos Alcoólicos Anônimos denominado Grupo Nova Esperança, situado na Praça Marechal Deodoro, n°16, o ponto de referência é o Centro espírita.

Andréia Costa

Sites Relacionados:

http://www.alcoolismo.com.br/alcoolismo.htm

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4078&ReturnCatID=1796

www.alcoolicosanonimos.org.br

Comentários (2)

Tags: , ,

Moda também é comunicação

Postado em 26 setembro 2008 por Maiane Matos

Para quem diz que moda é algo fútil, desnecessário, frescura de “patricinhas” que não tem o que fazer, há teóricos que discordam. Moda também é comunicação. A moda é um fenômeno sociocultural que expressa os valores de uma geração em um determinado contexto social, não tem nada de frívolo. É através da moda que o indivíduo se identifica socialmente, ao passo que se diferencia do todo.

“Com a moda começa o poder social dos signos ínfimos, o espantoso dispositivo de distinção social conferido ao porte das novidades sutis” (Gilles Lipovetsky, O Império do Efêmero). A moda domina em todos os meios de comunicação da sociedade e é importante ressaltar também que ela abrange diversos outros campos como: a arquitetura, a linguagem, as maneiras, os gostos e idéias e obras culturais. A partir do momento que estamos fazendo uso de certa indumentária, adquirindo hábitos e seguindo padrões para nos ajustarmos a realidade que nos rodeia, estamos também produzindo e respondendo, mesmo sem perceber, aos estímulos da moda.

Segundo Michel Maffesoli (2005) “é preciso reter o fato de que as roupas são máquinas de comunicar. O que é certo é que essas estruturas antropológicas, que é a aparência, é causa e efeito de uma intensificação da atividade comunicacional.”

A geração dos anos 70 é um exemplo claro de como o modo de se vestir reflete as condições socioculturais, a chamada época dos hippies, transmitiam paz e amor por meio de roupas alegres e coloridas, demonstrando sensibilidade, ao mesmo tempo em que expressavam seu repúdio perante os regimes ditatoriais em países como o Brasil, Chile e França.

O jornalismo tem uma função social e um compromisso com os seus leitores, que é o dever de informar-los. Moda é comportamento e acaba influenciando todos os âmbitos da nossa sociedade. O tema moda, apesar de parecer banal para aqueles desinformados e que se julgam mais “intelectualizados”, é de interesse para uma grande maioria de pessoas que buscam informações em sites.

Se você não gosta de moda e acha que tem mais o que fazer, vai uma dica: existe uma infinidade de outros temas que você poderá ler no site. Mas há quem goste de ler e escrever como eu, afinal moda também é comunicação.

Por Nirane Lopes

Comentários (1)

Tags: , ,

Lei seca não pega em Cachoeira

Postado em 26 setembro 2008 por Hamurabi Dias

A lei 11.705 (Lei Seca) sancionada no dia 19 de junho de 2008 altera o Código Brasileiro de Trânsito tornando infração o ato de dirigir com uma concentração de álcool no sangue acima de 2 dg.

Na cidade de Cachoeira, entretanto, a população apesar de conhecer a lei, não tem medo da fiscalização, que prevê multa de R$ 955,00 até a perda da habilitação por um ano, chegando à detenção de seis meses até três anos.

Judélia dos Santos, funcionária da lanchonete e restaurante Doces e Delícias, afirma que não percebeu uma conscientização na população de Cachoeira. Segundo ela, o movimento nos estabelecimentos continua o mesmo, como confirma Edna Mascarenhas proprietária do Bar Catuá Lanches, que diz que em seu bar o movimento também não diminui em decorrência da Lei Seca. Para os motoristas, Júlio César Sampaio e João Damasceno Brito, que não consomem bebida alcoólica, a pouca fiscalização é o que motiva a não diminuição do consumo. “As pessoas se preocupam mais com a sua segurança do que com a fiscalização”, diz Sampaio.

Para o policial militar Fábio Bonfim, o baixo efetivo policial e poucos bafômetros disponíveis prejudicam a fiscalização. Em cidades que não possuem esses equipamentos, segundo a lei, pode-se solicitar um exame de sangue ou a presença de um médico para ajudar no diagnóstico no momento da fiscalização. Na cidade de Cachoeira a fiscalização é realizada em ação conjunta da Polícia Militar, Ministério Público e DETRAN.

Por Hamurabi Dias e Daniela Oliveira

Comentários (0)