Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2008/10//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2008/10/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo//tmp/httrad8HHiyx{HT Ű+OKtext/htmlUTF-8gzip4l+Thu, 23 Oct 2014 12:41:30 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *zHT=+ Link Recôncavo | Arquivo | outubro

Arquivo | outubro, 2008

Tags: , , ,

Três meninos e um concerto

Postado em 31 outubro 2008 por Elton Vitor

Três meninos passavam curiosos pela entrada do Centro Cultural Dannemann, em São Félix, no dia 29 de outubro. Ao serem convidados, entraram para ouvir ao concerto que já ia começar. Marcado para as 20h, começou com 30 minutos de atraso. O homem, na portaria, disse: “Não pode fazer barulho”. E os meninos, com os ouvidos atentos, assistiram a Orquestra do Estado de Mato Grosso (veja vídeo). Estavam de pé, pois não tinham cadeiras suficientes para o público. Pedro Arcanjo, diretor do Centro, afirma que não esperava tanta gente.

Ainda na entrada, a mulher de saia curta e camiseta básica branca sentiu-se acanhada. Achou que estava vestida de maneira inadequada para ouvir a um concerto e voltou para casa. “Vou trocar de roupa”. O homem na portaria disse que era bobagem, mas a música deve ser muito importante para ela.

A Orquestra participa da série Concertos pelo Brasil do Programa de Democratização Cultural Votorantim, do Instituto Votorantim. A série oferece apresentações gratuitas de música erudita e instrumental. “O povo deve ter acesso à cultura de portas abertas”, alerta Roberaldo Galiza, assessor de comunicação da Usina Pedra do Cavalo.

Sob a regência de Leandro Carvalho, a Orquestra do Estado de Mato Grosso aproxima o erudito e o popular. A música que embala a menina de vestido colorido, que ensaia pequenos passos, é do paraguaio Hermínio Gimenez. Antes de ser executada, Leandro Carvalho diz que maior parte dos presentes já deve conhecer a música, que ganhou a versão brasileira “Meu Primeiro Amor”, na voz de Roberta Miranda, e atualmente toca na novela das oito, A Favorita.

Durante a apresentação, todos fizeram silêncio, com exceção dos saltos altos que de vez em quando tocavam na madeira de uma maneira que não acompanhava o ritmo das peças nem o som das violas de cocho vindas do Brasil central. Os três meninos curiosos não incomodaram com as sandálias de borracha.

Por Astrude Modesto

Orquestra do Estado de Mato Grosso

Comentários (1)

Tags: ,

Crianças “invadem” Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET

Postado em 29 outubro 2008 por Coordenador

A presença maciça deste público com energia que parece infindável, contagiou a Semana tecnológica do Cefet, que aconteceu de 20 a 26 de outubro. Nos corredores, jardins e em cada laboratório, podia se vê a criançada envolvida. Na sala Ciberchase, crianças de todas as idades e tamanhos assistiam filmes e se divertiam com o mundo das tecnologias.
Como membros de uma grande empresa, as crianças compenetraram-se na sala “aprendendo a usar o computador”, por vezes, surgia sorrisos no rosto, porém os olhares jamais se desviavam da telinha. Dúvidas  muitas, curiosidades das mais variadas, a cada nova descoberta se ouvia um aplauso satisfatório.    Porém, o que chamou mais a atenção dos pequeninos foi sem dúvidas a sala ‘jogando no computador’.
A fila para entrar nesta sala era tão grande que congestionava os corredores, foi preciso colocar de dois a três alunos em cada computador. Aconteciam seis sessões a cada turno, como a sala possuía 15 computadores, a média desta sala era de 90 visitantes por turno, mas mesmo assim  ainda ficava criança de fora pedindo para entrar.
De dez crianças entrevistadas nesta sala somente uma possuía computador em casa, as outras disseram usar em casa de parentes ou em Lan House, a exemplo de Klismam de 9 anos que diz: “gosto de computador, mas uso só na Lan House”.

Por Anderson  Silva

Comentários (0)

Tags: , ,

Moradores de Cruz das Almas falam sobre as pendências do governo atual

Postado em 29 outubro 2008 por Patrícia Neves

Eleitores que votaram contra o prefeito Orlandinho dizem que a administração atual não está trabalhando bem, e relatam os principais pontos que eles acreditam que precisa ser resolvidos.
A saúde é um fator unânime nas reclamações. Para Everaldo Barbosa, que trabalha no comércio local, a mudança para atendimento de crianças apenas no Iper, é ruim, pois a maioria das pessoas que precisam do atendimento público não tem transporte para ir até o local, caso haja uma emergência.
Cléa Rosa Almeida, funcionária de um supermercado da cidade, diz que vê muitas pessoas reclamarem da saúde, sua colega de trabalho Marizane Cardoso concorda “A saúde deixa muito a desejar” diz.
Políticas voltadas para a segurança e a vinda de empresas para a cidade também são bastante citadas. O barbeiro Silvano Souza diz que não votou no prefeito atual porque acha a administração ruim, “ele enganou muito o povo fazendo calçamento, isso é obrigação”, completa. Segundo Silvano o número de assaltos e tráfico de drogas aumentou, fazendo com que a violência crescesse na cidade.
Para Jane Silva, a falta de emprego na cidade sempre foi muito grande, mas com a administração atual nada mudou.
Marcos José e Crispim Batista comentam sobre a falta de lazer na cidade e a melhora da feira livre. Segundo eles o prefeito prometeu melhorar a feira e até então, não viram nada. Para Marcos, a educação também deve ser colocada como prioridade. Crispim diz que mais praças poderiam ser reformadas para trazer lazer para a população.

Por Patrícia Neves

Comentários (1)

Tags: , ,

I Bienal Estudantil estimula crianças a produzirem arte

Postado em 28 outubro 2008 por Hamurabi Dias

Alunos do infantil a 8ª série, auxiliados por seus professores, produziram quadros e objetos artísticos para expor na Bienal.

A Bienal Estudantil, segundo a sua colaboradora Ana Fraga, licenciada em Arte pela UFBA, deu continuidade ao Projeto Arte e Educação, que resultou, sobretudo, na melhora da interação entre alunos e professores. Através de colagens, texturas, desenhos em papel cartão e réplicas de obras de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, alunos e professores buscaram homenagear os estilos artísticos.

A comunidade sanfelista compareceu para prestigiar o evento. “Achei legal. O pessoal veio vê. Ano que vem quero participar de novo”, disse Crisla Vitória Anunciação, 13 anos, aluna da Escola Balão Mágico.

A coordenação do projeto avaliou os melhores trabalhos e premiou com um Kit de arte a Escola Duque de Caxias, que apresentou um trabalho sobre Arte Conceitual e assumiu o terceiro lugar. O Núcleo III, segundo lugar, trabalhou com o Expressionismo e ganhou uma viagem a um museu. O primeiro lugar ficou com a Escola Deiró Lefundes, que apresentou um trabalho sobre Fovismo e ganhou como prêmio uma máquina fotográfica digital.

Por Kelma Costa

Veja o vídeo dos quadros produzido por Palloma Braga.

 

i-bienal-estudantil

Comentários (0)

Tags: , ,

Cachoeira, São Félix e Maragogipe receberão Orquestra do Mato Grosso

Postado em 28 outubro 2008 por Coordenador

O concerto em Cachoeira acontecerá no dia 30/10 às 20h no Museu de Arte Sacra do Recôncavo-Conjunto do Carmo. A entrada será franca. A vinda da orquestra foi uma iniciativa do Grupo Votorantin, que em comemoração aos seus 90 anos, criou uma parceria com este grupo e estão realizando uma série de apresentações pelo Brasil. A proposta é facilitar, em grande escala, o acesso da população do interior do país à música erudita e instrumental de qualidade.
O projeto, que levará 90 concertos a 43 municípios de 12 Estados do País, é realizado por algumas das mais importantes e destacadas orquestras nacionais e internacionais. A Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência do Maestro Leandro Carvalho, é uma delas e fará 15 concertos nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.

São Félix e Maragogipe são as outras cidades da Bahia em que ocorrerão as apresentações, nos dias 29 e 31/10 respectivamente, sendo que Salvador será local do encerramento dessa turnê, no dia 01/11 no Teatro Castro Alves.

Repertório
Gustav Holst (1874-1934)
Suite Saint Paul Op. 29
Jig
Ostinato
Intermezzo
Finale

Astor Piazzolla (1921-1992)
La muerte del ángel
Lo que vendrá

Hermínio Gimenez (1905-1991)
Lejania
Mi oración azul

José Asunción Flores (1904-1972)
Choli

Pedro Elías Gutiérrez (1870-1954)
Alma Llanera

Tote Garcia (1907-1987)
Cadê Totinho e Rabello no Coxipó

José Agnello Ribeiro (1881-1936)
Quilombinho

Roberto Corrêa (1957)
Mazurca Pantaneira
Araponga Isprivitada

Italo Peron (1955)
Cuiabá 2005

Por Deyvson Oliveira

Comentários (1)

Tags: , ,

I JIREC propõe interação entre os estudantes

Postado em 28 outubro 2008 por Hamurabi Dias

Aconteceu hoje (28/10), durante o dia, no Clube Balneário, as finais do I JIREC (Jogos Intercolegiais da Rede Estadual de Cachoeira). Os jogos foram organizados pelos diretores e professores de Educação Física das oito escolas estaduais da cidade. Em seu primeiro ano teve a participação de aproximadamente trezentos alunos que disputaram às seletivas realizadas em suas respectivas instituições, que são: CEC (Colégio Estadual da Cachoeira), Nivaldo Brandão Correia, Pe. Alexandre Gusmão, Augusto Púbio, Pe. Dom Antônio Monteiro, Antônio Joaquim Correia, Heraldo Tinoco e Luis Rabelo.
Segundo o diretor do CEC, Cândido Augusto, o evento tem a finalidade de promover a prática esportiva e a interação entre os alunos. “A proposta é exatamente criar um espaço de interação e convivência, de construção de relações e principalmente reafirmar o direito ao esporte, não como privilégio, e sim, como garantia constitucional no processo de inclusão social”, diz.

ORGANIZAÇÃO – A idéia inicial dos jogos partiu de uma comemoração para o Dia do Estudante. As primeiras competições foram realizadas em 08 de agosto desse ano, que coincidiu com a abertura das Olimpíadas de Pequim. A seletiva aconteceu no Colégio Antônio Joaquim Correia, no distrito de Capoeiruçu, que é dirigido pelo professor Claudionor Mendes.

Segundo o mesmo, as despesas com os jogos ficaram a cargo de alguns patrocinadores, dos alunos e da própria organização. “Vale ressaltar que não tivemos apoio financeiro de nenhum político, da Secretaria de Educação e nem da DIREC”, reclama Mendes.
Para o diretor Márcio Barbosa, professor de Ed. Física, o esporte propicia vários benefícios para os alunos. “O maior benefício é justamente o vínculo que ele cria na escola, estimulando prazer pelo seu espaço físico, não depedrando-a e combatendo a evasão escolar”, complementa. Os organizadores afirmaram que o JIREC nasceu com a proposta de ser um evento anual. Nesta edição contou com as seguintes modalidades: basquete, futebol, futsal, vôlei, futevôlei, handebol e natação (em nível de apresentação), para ambos os sexos.

Escute na íntegra a entrevista com os diretores Candido Augusto, Claudionor Mendes e Marcio Barbosa (Colegio Estadual Pe. Alexandre Gusmão, no distrito de Belem), produzida por Hamurabi Dias e Deyvson Oliveira.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Por Hamurabi Dias e Deyvson Oliveira

Comentários (0)

Tags: , ,

O controle das doenças em Muritiba

Postado em 28 outubro 2008 por Coordenador

A divulgação do controle das doenças é feita pelos agentes comunitários, pelos postos de saúde, enfermeiras, agentes de endemias e os próprios funcionários da Vigilância Epidemiológica.

A vigilância atua nas áreas de imunização, controle de endemias e no controle de doenças. Há também um trabalho educativo intensivo, coleta de dados, coleta de sangue e fezes, palestras em escolas, nas unidades dos postos e em entidades religiosas.

A maior dificuldade para ser resolvida é a questão da Dengue, pois é um caso que não depende só do aparelho público, mas de toda a população.

Outro problema este ano foi a campanha da rubéola que não atingiu a meta estipulada pelo ministério da saúde, devido à falta de divulgação, principalmente o uso de carro de som, o meio de comunicação mais conhecido na cidade. “Agora por causa da transição política, a solução desse problema se torna mais difícil”, diz Tânia Maria Rocha da Silva, responsável pelo serviço de Vigilância Epidemiológica (na foto).

Há deficiências de material e de infra-estrutura, mas a equipe está empenhada e já há reflexos de que o trabalho da vigilância tem atingido os objetivos. Tânia ressalta o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde do município, “Os agentes comunitários são o elo de ligação com a comunidade, o resultado do trabelho realizado por eles está ótimo”, avalia.  Segundo ela só houve um caso de meningite na cidade.

Por Carine Costa

Comentários (0)

Tags: , ,

Delegacia não colabora com a imprensa

Postado em 28 outubro 2008 por Coordenador

A comunidade de Cruz das Almas não tem como saber se o índice de violência na cidade cresce ou não, quais os últimos golpes aplicados aos comerciantes e moradores, que tipo de assaltos são praticados ou ainda qual o número de homicídios 2008 já acumula. O motivo?

O delegado titular não acha importante divulgar esses dados.

A equipe do site link recôncavo já foi ao Complexo Policial de Cruz das Almas várias vezes, para colher dados para reportagens que alertem a população sobre como se prevenir, como se resguardar, como agem os bandidos e ficarem alertas, ou ainda para matérias que dêem um balanço da violência, mas diante de recepção sempre ríspida do delegado titular, que não fornece informações, as tentativas tem sido frustradas.

Ele apenas responde que  ‘as ocorrências são as mesmas, tráfico de drogas, furtos e roubos’. Além disso o delegado declarou que não pode divulgar nada para a imprensa, pois existem casos que estão sob investigação e outros sob sigilo. Até aí, tudo bem, a imprensa, longe de querer atrapalhar, não quer ajudar bandido. Mas atitudes como essa mostram a falta de compromisso de autoridades ligadas à segurança pública, que não colaboram com o trabalho da imprensa na veiculação de informações que podem ajudar o cidadão a se proteger.

Por Orlando Oliveira e Gustavo Medeiros

Comentários (2)

Tags: , ,

Crime passional que chocou São Félix deve ser julgado em novembro

Postado em 27 outubro 2008 por Hamurabi Dias

Há um ano e oito meses preso, Evilásio Feliciano dos Santos, 58, espera julgamento por ter cometido um homicídio no município de São Félix. Evilásio Santos matou a mulher, Marlene Santana Conceição, com golpes de facão. Na época o crime foi muito comentado na cidade de São Félix, com cerca de 15 mil habitantes.

Ele se mostra arrependido por ter cometido o crime. “Eu bebia muito, a mulher me traiu e aí eu cometi o crime. Matei ela à facão. O pessoal não quer que eu volte pra roça”, explica.

A previsão é que o julgamento do homicídio cometido em fevereiro de 2007 aconteça em novembro. A demora se explica devido aos trâmites judiciais e ao cumprimento do período de licença da juíza Carla Carneiro Teixeira Ceará, que já dura um ano.

O inquérito policial envolvendo Evilásio é um dos que esperam há mais tempo por um julgamento. O poder judiciário municipal realiza um levantamento dos processos em andamento.

Crimes contra a mulher estão sendo chamados de feminicídio. O caso Eloá chocou o país.

Por Toniel Costa

Matérias relacionadas:

Veja um texto sobre os feminicídios.

Ouça a entrevista com Evilásio sobre como ocorreu o assassinato, produzida por Rosivaldo Mercês.

01-policia

Comentários (0)

Tags: , ,

Mais um espaço de capacitação de jovens e adultos em Cruz das Almas

Postado em 26 outubro 2008 por Coordenador

O Comitê Gestor do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia, promoveu no dia 22 de outubro, a plenária de implantação do Centro Vocacional Tecnológico Territorial – CVTT, em Cruz das Almas, na Embrapa Mandioca e Fruticultura.

O CVTT é um espaço de formação e capacitação profissionalizante para jovens e adultos tendo o objetivo de trabalhar com o processo produtivo local, no caso específico de Cruz das Almas, a mandiocultura e fruticultura. A intenção do governo é implantar esses centros em todo o estado, considerando o espaço  territorial. No território do Recôncavo os recursos que serão aplicados no projeto serão de 600 mil reais, pelo governo do estado e 70 mil reais pela prefeitura municipal.

A Embrapa cederá o espaço físico através de laboratórios, auditório, salas e ainda pessoal especializado em técnicas de produção de alimentos a partir da mandioca e fruticultura.

Os Territórios são importantes para atender a todas as demandas sociais e o estado da Bahia está dividido em 26 territórios de identidade.  A finalidade da Secretaria de C&T é tornar a ciência acessível a todas as comunidades com projetos como o do Centro.

Por Orlando Oliveira Silva

Comentários (0)