Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Sobre a cidade de Amargosa

O Curso de Filosofia da UFRB está localizado na cidade de Amargosa - BA. A cidade é marcante por sua beleza natural e por suas belas praças e jardins, cuja praça central tem um estilo arquitetônico de influência europeia, e com traços significativos da cultura nordestina.

amargosa carousel 1

 *Crédito da foto: Prefeitura de Amargosa

Com clima ameno, temperatura média anual de 22ºC, conhecida por "Cidade Jardim", Amargosa está situada entre montanhas no Vale do Jiquiriça, região limítrofe do Recôncavo da Bahia. Dentre suas paisagens, destaca-se a Serra do Timbó, um bioma de mata atlântica preservado, com cachoeiras e trilhas. A cidade preserva, também, uma das festas de São João mais tradicionais e famosas do Brasil: o São João de Amargosa

amargosa carousel 2

  *Crédito da foto: Prefeitura de Amargosa

Amargosa está próxima de belíssimos roteiros turísticos. Ao norte de Amargosa, a cerca de 70 km, há a comunidade de Santa Teresinha, com condições propícias para voos de asa delta; nessa mesma região, há a Serra da Jibóia, região de mata atlântica preservada com condições para o ecoturismo.

No sentido oeste, a cerca de 60 km, existem destacadas formações rochosas, em plena paisagem da caatinga, muito procurada para escalada esportiva, onde se localiza a cidade Itatim, que ficou conhecida por importantes cenas do filme "Central do Brasil". Mais para o interior, ainda sentido oeste, a cerca de 250 Km, no centro do Estado, está o famoso Parque Nacional da Chapada Diamantina.  

Por outro lado, à leste de Amargosa, sentido litoral, a cerca de 100 km, há a Ilha de Itaparica. Percorrendo um pouco mais, a cerca de 150 Km, encontra-se a bela Costa do Dendê, que é caminho de acesso à praias paradisíacas, como a Ilha de Tinharé (onde se localiza as famosas praias de Morro de São Paulo), a Ilha de Boipeba; mais ao sul da Costa, está localizada a Península de Maraú, uma das área mais preservadas do Estado graças ao difícil acesso à região. Percorrendo um pouco mais, sentido litoral sul, a cerca de 229 km, há lindas praias de Itacaré, região chamada de "portal da Costa do Cacau". 

Bahia Municip Amargosa.svg 

A cidade é, portanto, pacata, com clima agradável e natureza exuberante, abrigando, longe da vida corrida dos grandes centros, um contexto propício para o estudo da Filosofia, com diversas possiblidades de passeios e viagens por se localizar em um lugar estratégico entre o interior e o litoral. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página