Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tutoria

 O Projeto de Tutoria

O Projeto de Tutoria Acadêmica do Colegiado do Curso de Licenciatura em Filosofia visa a manutenção do bom desempenho acadêmico de seu corpo discente, através do acompanhamento pedagógico pelo corpo docente.

Tal acompanhamento diz respeito especificamente às seguintes esferas da vida acadêmica: matrícula em disciplinas, desempenho acadêmico, publicações, participação em eventos filosóficos, científicos e culturais e outras atividades que possam assegurar ao estudante a plena vivência universitária e o bom desempenho em sua formação.

De modo geral, o objetivo é contribuir para a construção da autonomia acadêmica e profissional do estudante do Curso de Licenciatura em Filosofia, de modo a indicar-lhe os melhores caminhos para sua formação durante o período de graduação.

Em específico, o objetivo é: 1) Contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva acerca do papel do estudante na Universidade e na sociedade da qual faz parte; 2) Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na graduação; 3) Contribuir para a formação de recursos humanos para o ensino, a extensão e a pesquisa.

 


Estratégia de implantação

Para a consecução dos propósito da Tutoria foi elaborado o Projeto Pessoal de Formação Acadêmica Integrada: Instrumento de Tutoria Acadêmica. Neste Projeto consta a ficha de acompanhamento do aluno, intitulada "Meu Projeto"; a partir deste Projeto o tutor acompanhará de perto a vida acadêmica de seu tutorando. Foi criado também as Orientações para alunos, que é um conjunto de orientações para auxiliá-lo na organização e condução da sua vida acadêmica no Curso de Filosofia; sugere-se que essas orientações sejam apresentadas ao aluno na tutoria, principalmente ao aluno ingressante. 

 


Inscrições

Acesse a Ficha de Inscrição para escolhar seu tutor. O prazo para as inscrições é até 15 de Julho. A escolha inicial do tutor pela Ficha de Inscrição não é definitiva; o Núcleo Docente Estruturante (NDE) poderá reorganizar os grupos de tutoria de modo a equilibrar o número de participantes por grupo. Terão prioridade para a Tutoria alunos ingressantes no ano de 2020, mas os demais alunos também podem se inscrever.


Cartaz Tutoria Comprimido

 

<Voltar ao menu inicial>

 

Fim do conteúdo da página