Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Diferencial do Curso

O Curso de Licenciatura em Filosofia da UFRB situado, por excelência, no Centro de Formação de Professores (CFP)  busca a formação de um profissional que conheça os conteúdos de formação específicos de sua área de atuação bem como os conteúdos de formação pedagógica, necessários à  prática docente. O Curso tem 87,5% do seu Corpo Docente com doutorado na área e possue experiências pedagógica e acadêmica com ampla publicação que permite criar condições propícias para essa formação.

Reunindo outras Licenciaturas, a saber, Pedagogia, Física, Matemática, Química, Educação Física, Letras e Educação do Campo, o CFP, com vocação à interdisciplinaridade, articula saberes das áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas. Desse modo, o Curso de Filosofia mantém com os outros cursos uma relação privilegiada de diálogo inter, multi e transdisciplinar.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) institui meios capazes de desenvolver no aluno o gosto pelo espírito investigativo, reflexivo e o domínio das respectivas metodologias, que lhe permitem, como futuro professor, conceber, construir e administrar situações de aprendizagem. Dentre tais mecanismos, destacam-se a integração do Ensino com a Pesquisa e a Extensão, os programas de Iniciação Científica, os programas de prática profissional e os programas específicos de aprimoramento discente.

Os programas de prática profissional e os programas específicos de aprimoramento discente são realizados através uma ação conjunta entre o Colegiado (Colef), que é um órgão da adminitração setorial de deliberação coletiva, supervisão e coordenação didático-pedagógica de cada curso, e o Núcleo Docente Estruturante (NDE), responsável pelo acompanhamento atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.

Dentre os programas de prática profissional, destacam-se Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que tem por objetivo valorizar a docência nas universidades de todo país e, sobretudo incentivar os estudantes das licenciaturas para atuação do ensino básico, e o Programa de Residência Pedagógica, que tem por objetivo selecionar Instituições de Ensino Superior (IES) para implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. 

As Atividades Pesquisa e Extensão são realizadas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF) reúne, promove e fornece apoio técnico e acadêmico para as atividades de pesquisa e extensão do Curso de do Curso de Filosofia da UFRB, tais como seminários, colóquios, mesas redondas, palestras, cursos de extensão, grupos de estudo e pesquisa, publicação conjunta e individual, entre outros, no âmbito do Centro de Formação de Professores (CFP) e da comunidade externa. Conheça nossaatividades e o histórico de atividades de pesquisa e extensão do Núcleo. 

Destaca-se, também, a Revista Griot, que divulga pesquisas na área de filosofia e promove o  debate filosófico de forma ampla, independentemente da linha e filiação filosóficas dos autores; a Revista conta com um corpo de pareceristas constituído por pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais especializados em diferentes temas, filósofos  e correntes filosóficos. A Griot está presente nos principais Indexadores, Diretórios, Portais, Repositórios, Bases de Dados e Catálogos de Bibliotecas do mundo. 

Na Pós-Graduação, o Curso oferece Especialização, condicionada a edital de abertura, cujo objetivo central é desenvolver metodologias de pesquisa em nível de pós-graduação, estimulando capacidades cognitivas indispensáveis para a atuação profissional nas áreas de filosofia, conhecimento e educação, bem de acordo com a missão do CFP que valoriza a formação continuada em proveito da prática docente. E tem também o Mestrado Profissional em Filosofia Núcleo CFP/UFRB que é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”.

O Curso está localizado na cidade Amargosa - BA, uma cidade pacata que abriga, longe da vida corrida dos grandes centros, um contexto propício para o estudo da Filosofia. A cidade, conhecida por "cidade jardim", é marcada por sua beleza natural e por suas belas praças e jardins, cuja praça central tem um estilo arquitetônico de influência européia, e com traços significativos da cultura nordestina.

 

 

Fim do conteúdo da página